SóProvas


ID
2784316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    O advento da comunicação de massa e a midiatização da cultura fazem parte do desenvolvimento industrial e são responsáveis por moldar a conduta e a cultura das pessoas. Com isso, a indústria de comunicação atingiu tanta importância nas sociedades modernas que tudo o que se sabe sobre a sociedade e sobre o mundo foi apreendido por intermédio dos meios de comunicação.

Considerando esse texto como motivador inicial, julgue o seguinte item.


Por constituírem no seu conjunto uma indústria cultural e dependerem fortemente de anunciantes, os meios de comunicação de massa não são considerados pelas várias escolas do pensamento comunicacional como lugar de debate no contexto de uma esfera pública, mas sim como uma atividade meramente mercantil.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada em afirmar que os meios de comunicação não considerar as várias escolas de pensamento, onde deve ser considerado os pensamentos comunicacionais na esfera pública.

    Bons estudos futuros servidores Públicos _/\_

  • Meirivaldo, meu anjo, não foi isso que a questão afirmou. Ela disse que "os meios de comunicação não são considerados pelas várias escolas do pensamento comunicacional como lugar de debate no contexto de uma esfera pública"

  • Inicialmente, a esfera pública era constituída de indivíduos privados – na maioria, burgueses – que se reuniam publicamente para debater entre si as normas da sociedade civil e da condução do Estado. Com a passar do tempo, passou a ser caracterizada como o lugar de livre acesso para o debate racional entre pessoas. O que antes era algo restrito a um público mais instruído e limitado passou a conter também a massa.

    Habermas (2003) afirma que os meios de comunicação de massa têm um papel fundamental na esfera pública, pois influenciam diretamente a formação da opinião pública e o comportamento das pessoas em sociedade.

    A mídia contemporânea (jornais, revistas, rádios, TVs e internet), com base em critérios, filtros, operações e instrumentos, definem, de certa forma, o que é considerada informação pública. Mas não pode ser caracterizada somente como um instrumento de transmissão das notícias; é um cenário de criação da opinião e do debate, isto é, de troca de pontos de vista entre os indivíduos.

    Os meios de comunicação de massa possuem interesses mercantis, satisfeitos pela venda de exemplares e de assinaturas, e pela veiculação de anúncios. Mas as articulações midiáticas vão além desses objetivos: abrangem, também, fins políticos e a formação (e em muitos casos, domínio) da opinião pública.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. Os meios de comunicação de massa são considerados pelas várias escolas do pensamento comunicacional como lugar de debate no contexto de uma esfera pública.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Rieffel, Rémy. Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, 2003.

    - Habermas, Jürgen. (2003b). Mudança Estrutural da Esfera Pública: Investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. 2.ed. Trad.: Flávio Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 42ss. [Strukturwandel der Öffentlichkeit. Darmistadt: Herman Luchterhand Verlag, 1961].

  • São considerados sim. Habermas fez exatamente isso.