SóProvas


ID
2784439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

    A arte do planejamento gráfico de jornais e revistas sempre foi um tema amplamente admirado entre os profissionais da área. Apesar de alguns incautos ainda a considerarem uma atividade secundária, a reforma ou criação da estrutura que comportará o noticiário é tão importante quanto a própria notícia. Sem desmerecer o papel da notícia, que é elemento-chave de qualquer veículo de imprensa, de nada adianta um corpo editorial reluzente se o trabalho desses profissionais tiver sido prejudicado pela maneira como é apresentado e organizado.

André Abreu. O planejamento gráfico em tempos digitais. Internet: <http://webcache.googleusercontent.com> (com adaptações).

Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.


Com relação à análise do manuseio, o jornal e a revista possuem o mesmo estilo.

Alternativas
Comentários
  • não sei se foi a referência usada pela banca, mas talvez ajude a entender o erro da afirmativa:

     

    "Outro aspecto a se considerar quando se está esboçando o estilo da publicação é o que acontecerá com o produto depois que ele for comprado; deve-se prever a forma como o leitor irá manusear o jornal e o que ele fará depois de lê-lo. Diferente de uma revista, que pode ser comprada e lida um tempo depois, o jornal usualmente é lido logo que é comprado ou tão logo chegue às residências, sendo muitas vezes lido por mais de uma pessoa, e depois é descartado. "

     

    artigo muito interessante, vale a leitura: http://www.bocc.ubi.pt/pag/damasceno-patricia-2013-design-jornais.pdf

  • Acredito que também há a questão do formato físico, o manuseio, a dinâmica da leitura são diferentes.