SóProvas


ID
2784448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.


Destacam-se em uma página impressa os elementos e princípios básicos da Gestalt: suas leis de percepção das formas, da constância dos objetos, do princípio do isomorfismo e da teoria da dinâmica de campos.

Alternativas
Comentários
  • As Seis Regras da Gestalt

    Os Princípios da Gestalt são uma forma de organizar a percepção visual. Gestaltistas descobriram como os elementos diferentes podem reorganizar-se em um sistema de solidariedade, seguindo certas regras.

    Aqui, seguindo a lista dos seis regras que eles encontraram:

     

    Proximidade

    A distância desempenha um papel-chave na determinação da percepção de elementos. Coisas que são próximas entre si são percebidos como mais relacionadas do que coisas que estão espalhadas distante. O conceito subjacente ao conceito de proximidade é o grupo .

     

    Similaridade

    Há uma tendência natural em colocar em relação elementos similares mais do que os diferentes. Eles podem ser, por exemplo, semelhante à cor, forma ou dimensão.

    Percebendo semelhanças não só nos ajuda a assumir que elementos são relacionados um ao outro, implica também uma estrutura baseada em um padrão emergente. Esses tipos de objetos que compartilham algumas características criam coesão no projeto porque o nosso cérebro automaticamente busca por padrões.

     

    Fechamento

    Olhando para um arranjo complexo de elementos individuais, os seres humanos tendem a olhar primeiro para uma única forma obtida a partir de contornos reconhecíveis. Formas fechadas podem ser obtidas por linhas de mesma cor ou o contraste ou até mesmo a falta deles.

    A Lei de fechamento ocorre quando um objeto é incompleto ou um espaço não está completamente fechado e o cérebro ativa alguns mecanismos para completar a figura, preenchendo as informações que faltam.

     

    Lei de Prägnanz - Relacionamento de grupos de figuras

    O cérebro humano tende a interpretar imagens ambíguas ou complexo como simples e completa. Em uma imagem os elementos que compõem são percebidos como valores único. Conhecimentos novos e preexistentes podem ser trocados e em ambos os caso, eles assumem um significado preciso.

     

    Continuidade

    Todos os elementos são percebidos como parte de um objeto coerente assim, por exemplo, se eles estão dispostos em uma linha que são considerados mais relacionados do que os elementos destacados. Na imagem a “linha” criado a partir do círculos de esquerda “continua”, vice-versa o outro é interrompido.

     

     

    Fonte: https://miltondesign.com.br/gestalt-os-principios-aplicados-no-design/

  • Continuidade: Quando os objetos estão dispostos em uma sequencia logica para o observador, ele tende a associar esses pontos e assim conseguir formar uma imagem conhecida pelo cérebro ou linhas orgânicas, um bom exemplo são os caligramas que não são vistos como palavras dispersas, e sim como um objeto maior formado por um jogo de palavras.

    Proximidade: figuras muito próximas entre si tendem a ser vistas como uma única figura ou objeto, por exemplo, as impressões à jato de tinta são formadas por milhares de micropontos de tinta que juntos formam uma imagem.

    Semelhança: elementos semelhantes entre si tendem a formar grupos mais coesos de unidades, por exemplo, é mais fácil agrupar dois times de futebol pela cor da camisa do que apenas pela feição de cada jogador.

    Preenchimento: nosso cérebro tende a completar figuras que possuam certo sentido em nossa memória, porém estão aparentemente incompletos visualmente, um bom exemplo desse fundamento é o logotipo da rede de supermercados Carrefour, que forma um “C” na junção dos seus elementos.

    Simplicidade: figuras mais simples são mais facilmente compreendidas, figuras complexas tendem a levar mais tempo para serem assimiladas.

    Figura/fundo: nosso cérebro tende a organizar os elementos em perspectivas, figuras de duplo sentido, por exemplo, só possuem essa característica, devido à capacidade do cérebro em ver a figura em diferentes perspectivas.

  • Vamos analisar a questão:

    O termo Gestalt significa forma global e pode ser compreendido como o produto da organização. Seu conceito está associado à criação de formas mentais na percepção de uma composição visual, com base em algumas leis. De acordo com essa doutrina, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.

    Uma página impressa como produto elaborado por nossa percepção é uma organização, e portanto, um fenômeno gestáltico. Nesta página podemos encontrar os elementos e princípios básicos dessa corrente: suas leis de percepção das formas, da constância dos objetos, do princípio do isomorfismo e da teoria da dinâmica de campos.

    Há autores que classificam as leis da Gestalt com base no Fechamento, na Continuidade, na Proximidade, na Similaridade e na Simplicidade.


    RESPOSTA: CERTO

    Fonte:

    - Mesquita, Francisco. Comunicação visual, design e publicidade. Mediaxxi – Formalpress. 2014.

    - Silva, Rafael Souza. Discursos simbólicos da mídia. Edições Loyola. 2005.