SóProvas


ID
2784805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a projetos, conceitos básicos de conservação e restauração, procedimentos para realização de intervenções em bens tombados e adaptação de edifícios para novos usos, julgue o item seguinte.


As análises do estado de conservação do bem imóvel devem preceder ao levantamento das patologias da edificação e considerar as informações coligidas na etapa de identificação e conhecimento do bem.

Alternativas
Comentários
  • 4.2.2. Análises do Estado de Conservação

    Feito o levantamento das patologias da edificação, procedem-se às análises do estado de conservação, considerando as informações coligidas na etapa de Identificação e Conhecimento do Bem: pesquisa histórica, levantamento físico, análise tipológica e identificação de materiais e do sistema construtivo e nas prospecções.

    Manual de elaboração de projetos, Programa Monumenta, 2005

    GAB E

  • Para projeto de intervenção no patrimônio edificado, algumas etapas são necessárias para a correta execução das ações que visam prolongar o tempo de vida da edificação, que englobam os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação, dentre outros. Tal projeto, para ser elaborado, necessita seguir as etapas de Identificação e conhecimento do bem; Diagnóstico e Proposta de intervenção.

    Portanto, há a necessidade de identificação e conhecimento do bem e análise da edificação sob aspectos históricos, estéticos, artísticos, formais e técnicos. Na etapa de diagnóstico, uma análise componente desta atividade é a análise do estado de conservação do bem imóvel, que é feita após o levantamento das patologias da edificação, juntamente com o mapeamento de danos através da representação gráfica dos danos existentes na edificação, como fissuras, corrosão, deformações, dentre outros, relacionando-os com seus agentes e causas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.