SóProvas


ID
2785198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Um funcionário de determinada empresa têxtil, por equívoco, provocou o lançamento de rejeitos do processo de tintura em um rio que fica próximo à sede da empresa. Vários peixes morreram e o abastecimento de água da cidade ficou prejudicado.

Tendo como referência essa situação hipotética e à luz da legislação pertinente, julgue o item subsecutivo.

A atividade da empresa não poderá ser limitada por ato do poder público, sob pena de violação de direito associado ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Poder de Polícia...


  • Gabarito: Errado


    "A atividade da empresa não poderá ser limitada por ato do poder público, sob pena de violação de direito associado ao conceito de desenvolvimento sustentável."


    A questão equivoca-se ao atribuir limitação ao poder de polícia do estado, principalmente no caso em que versa sobre matéria ambiental, haja vista que a atividade da empresa causa dano ao meio ambiente, assim ferindo o direito difuso ao meio ambiente sustentável e isso por se só já justifica a intervenção do poder público na referida atividade causadora de dano ambiental.


    Por favor, informe erros no comentário.

  • Errado


    Princípio do desenvolvimento sustentável:

    O conceito de desenvolvimento sustentável engloba três elementos essenciais e indissociáveis, quais sejam: crescimento econômico, igualdade social e proteção do meio ambiente.

    “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras e satisfazerem as suas próprias necessidades”.

    As sociedades que buscam o desenvolvimento sustentável têm que conciliar o aumento de riquezas com a sua justa distribuição, sem perder de vista a preservação do meio ambiente.

    Essa é a essência do desenvolvimento sustentável. A maximização dos lucros, tão perseguida no capitalismo, tem que se adequar à necessidade premente de preservação do meio ambiente.

    A Carta Magna, em seu artigo 170, exige referida compatibilização ao informar que a ordem econômica tem por fim assegurar a todos uma existência digna, conforme os ditames da justiça social e observado, entre outros, o princípio da defesa do meio ambiente.

    Qualquer atividade que desborde desta diretriz está em desacordo com a Constituição Federal e deverá ser considerada, portanto, contrária ao ordenamento jurídico.


    Fonte: Estratégia Concursos.

  • A atividade da empresa pode sim ser limitada pelo poder público.

    A suspensão parcial ou total das atividades, bem como a interdição temporária do estabelecimento, obra ou atividade, constitui sanção penal e administrativa prevista na lei dos crimes ambientais (9.605/98, art. 22, I e II, art. 72, IX).

  • Art. 225.CF (...)

    § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

  • GABARITO: ERRADO.