SóProvas


ID
2785237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de turismo cultural, patrimônio cultural e desenvolvimento econômico sustentável, julgue o item seguinte.


A Agenda 21 e o Relatório Brundtland contemplam o conceito de desenvolvimento sustentável adotado pelos governos nacionais e por organizações internacionais, aplicando-se seu conteúdo ao patrimônio cultural.

Alternativas
Comentários
  • Relatório Brundtland é o documento intitulado Nosso Futuro Comum (Our Common Future), publicado em 1987. Neste documento o desenvolvimento sustentável é concebido como:

    “ O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. ”

    O Relatório, elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, faz parte de uma série de iniciativas, anteriores à Agenda 21, as quais reafirmam uma visão crítica do modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento, e que ressaltam os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas. O relatório aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes.

    No início da década de 1980, a ONU retomou o debate das questões ambientais. Indicada pela entidade, a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, chefiou a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, para estudar o assunto. O documento final desses estudos chamou-se Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland. Apresentado em 1987, propõe o desenvolvimento sustentável, que é “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.

    Fica muito claro, nessa nova visão das relações homem-meio ambiente, que não existe apenas um limite mínimo para o bem-estar da sociedade; há também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais, de modo que sejam preservados.[1]

  • muitos leigos acham que desenvolvimento sustentável é cuidar da natureza, não está errado, mas está bem incompleto essa raciocínio

     

    por definição, Meio ambiente é um espaço onde existe troca de matéria (química) e/ou energia (interação física) seja entre seres vivos ou não. Isso significa que um patrimônio histótrico também faz parte do MA e, como parte, exerce sua influência

     

    edificações antigas são comos carros velhos: têm um baixo desempenho e a manutenção é cara e intensiva; como quase tudo, para manter precisamos de certas atividades que possam usar recursos naturais, recursos sociais, recursos financeiros, recursos humanos, recursos físicos. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É MAIS QUE CUIDAR DA NATUREZA: É UMA FORMA DE GESTÃO HARMONIOSA ENTRE AS PARTES EVITANDO MAIORES IMPACTOS (CONFLITOS), É A ARTE DE PREVINIR E PRECAVER, É VER ALÉM DO QUE VAI ACONTECER, PENSAR FORA DA CAIXINHA

     

    quanto à questão, ela tá certa, porque, como escrevi, desenvolvimento sustentável é um gerenciamento aplicado a quase tudo, não um sonho (como muitos acham)

  • Ver questão

    Ela tbm fala sobre a relação sustentabilidade e patrimônio

     ......reforma de bem tombado constitui uma forma de concretização do desenvolvimento sustentável, visto que, atualmente, o conceito de patrimônio cultural reconhece uma inter-relação entre aspectos naturais e culturais.