SóProvas


ID
2785507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A utilização de tecnologias da informação nos processos técnicos e serviços ofertados pela biblioteca com vistas a sua automação permite ampliar a disponibilização da informação. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.


A importação de dados e a gestão da lista de novas aquisições em meio digital constituem processos de automação da representação descritiva dos registros da biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • O erro acredito que esteja quando o texto se refere a: "representação descritiva". Pois, a representação descritiva permite a individualização do documento. Já a representação temática da informação torna mais fácil a recuperação de materiais. Possivelmente a questão ficaria mais correta se substitui-se pela representação temática da informação.

  • Requisitos relacionados à tecnologia constituem-se nos itens que identificam a capacidade do sistema trabalhar com modernos recursos tecnológicos, possibilitando a segurança e intercâmbio de dados [...]:

    e) capacidade atualização dos dados em tempo real;

    Requisitos relacionados ao processo gerencial[...]:

    a) gerenciamento integrados dos dados e funções da biblioteca;

    Requisitos ao processo de seleção e aquisição[...]:

    b) controle de listas de sugestão, seleção, aquisição, reclamação e recebimento.

    Sendo assim, acredito que a gestão de listas de sugestão refere-se ao processo de automação de seleção e aquisição e a importação de dados poderia se enquadrar tanto no processo tecnológico quanto no gerencial da automação.

    Fonte: CORTE, Adelaide Ramos e. et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ci. Inf., Brasília, v.28, n. 3, p. 241-256, set./dez. 1999.

  • A automação de bibliotecas e o intercâmbio de dados são os assuntos que o candidato precisa conhecer para resolver esta questão.

    Um método para verificar a exatidão do que é apresentado na assertiva é abordá-la de forma particionada, “quebrando" a assertiva em pedaços menores, principalmente quando a assertiva falar de mais de um assunto.

    Na assertiva são identificados dois tipos de processos de automação:

    1 – A importação de dados.

    2 – A gestão da lista de novas aquisições.

    Segundo a assertiva, ambas constituem a “representação descritiva dos registros da biblioteca".

    A importação de dados pode ser relacionada à representação descritiva dos registros da biblioteca por meio do uso de formatos de intercâmbio de dados como o formato MARC21, o que verificaria a exatidão da assertiva. Porém, a gestão da lista de novas aquisições constitui processo de automação de processos de seleção, aquisição e desenvolvimento de acervo, não estando relacionada a representação descritiva dos registros.

    Logo, ainda que a primeira parte – a importação de dados – concorde com a assertiva, a segunda parte – gestão da lista de novas aquisições – não faz parte do campo da representação descritiva, o que indica erro na assertiva.

    Gabarito do Professor: Errado.
  • Gestão de lista de novas aquisições está ligada ao processo de desenvolvimento de coleções e não de representação descritiva.