Sistema para Construção de Repositórios Institucionais Digitais (DSpace)
O DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema foi criado de forma a ser facilmente adaptado. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital: documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros.
Fonte: IBICT
Gab. Errado
A questão requer do candidato conhecimentos específicos sobre as funcionalidades do (DSpace) - Sistema para Construção de Repositórios Institucionais Digitais, fornecido pelo IBICT.
As bibliotecas digitais criadas com o software DSpace podem agregar uma grande diversidade de material digital em seu gerenciamento, a saber:
"documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros". (IBICT, 2018)
Logo, os arquivos de texto são apenas uma das muitas opções de armazenamento e disponibilização do software.
Gabarito do Professor: Errado
Fonte: IBICT. Sistema para Construção de Repositórios Institucionais Digitais (DSpace). Apresentação. 25 out 2018. Disponível em <site IBICT>. Acesso em 15 de maio de 2020.