SóProvas



Questões de Conceito e Tipo de Fontes de Informação


ID
187834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente a fonte principal de informação para recursos eletrônicos, segundo o AACR2.

Alternativas
Comentários
  •  A fonte principal de informação para recursos eletrônicos é o PRÓPRIO RECURSO. 


    Título(s) da tela, menus principais, indicações de programas, o(s) primeiro(s) leiaute(s) da informação, “homepages”, o(s) cabeçalho(s) do arquivo que inclua(m) linhas de “Assunto:”, metadados codificados (p. ex., cabeçalhos TEI, metamarcas HTML/XML), e o suporte físico ou seus rótulos’…


    Se não encontrar a informação no próprio recurso, pesquise nas seguintes fontes, na ordem abaixo:


    Documentação impressa ou “on line” ou outro material adicional (p.ex., carta do editor, arquivo “a respeito”, página da Web de um editor sobre um recurso eletrônico);
    Informação impressa no contêiner fornecida pelo editor, distribuidor etc.



    Disponível em http://bibliotecno.com.br/?p=2933

  • O que é contêiner?

  • R. 90B1 A fonte principal de informação para recursos eletrônicos é o próprio recurso. Retire a informação de uma evidência apresentada formalmente (p. ex., títulos da tela, menus principais, indicações de programas, os primeiros leiautes da informação, “home pages”, os cabeçalhos do arquivo que incluam linhas de Assunto, metadados codificados (p. e., cabeçalhos, TEI, metadados HTML/XML, e o suporte físico ou seus rótulos), inclusive informações que foram descompactadas, impressas ou processadas de outra maneira para o uso. Se as informações obtidas dessas fontes variarem quanto a serem mais ou menos completas, prefira a fonte que fornece a informação mais completa.

    Resposta: A

  • 9.0B. Fontes de informação

    9.0B1. Fonte principal de informação.

    A fonte principal de informação para recursos eletrônicos é o próprio recurso. Retire a informação de uma evidência apresentada formalmente (p. ex., título(s) da tela, menus principais, indicações de programas, o(s) primeiro(s) leiaute(s) da informação, "home pages", o(s) cabeçalho(s) do arquivo que inclua(m) linhas de "Assunto:", metadados codifícados (p. ex., cabeçalhos TEI, metamarcas HTML/XML), e o suporte fisico ou seus rótulos'), inclusive informações que foram descompactadas, impressas ou processadas de outra maneira para uso.

    Se as informações obtidas dessas fontes variarem quanto a serem mais ou menos completas, prefira a fonte que fornecer a informação mais completa. Se a informação requerida não estiver disponível no próprio recurso, retire-a das seguintes fontes (nesta ordem de preferência):

    documentação impressa ou "on Zine" ou outro material adicional (p.ex., carta do editor, arquivo "a respeito", página da Web de um editor sobre um recurso eletrônico) informação impressa no contêiner fornecida pelo editor, distribuidor etc.

    Se o item que está sendo descrito for constituído de duas ou mais unidades físicas separadas, trate o contêiner ou seu rótulo afixado permanentemente, que é o elemento unificador, como fonte principal de informação, se ele fornecer um título coletivo e a informação apresentada fonnalmente nas partes, ou nos seus rótulos, não o fornecerem.

    Se a informação requerida não estiver disponível na fonte principal ou nas fontes relacionadas acima, retire-a das seguintes fontes (nesta ordem de preferência): outras descrições publicadas do recurso outras fontes (p.ex., registros de metadados)

    (Fonte: AACR2)


ID
439609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos seguintes aspectos relacionados ao serviço de referência em bibliotecas: educação do usuário, funções do bibliotecário de referência e fontes de informação.

O hipertexto é um recurso empregado em enciclopédias eletrônicas para formar estruturas associadas entre si mediante relações semânticas.

Alternativas
Comentários
  • A não-linearidade insere-se e ganha importância no hipertexto através de duas estruturas básicas, o nó e a conexão. O nó representa uma porção de informação (que pode ser textual, mas também sonora, gráfica etc.) armazenada no documento, e dois ou mais nós podem ser conectados em função de características diversas, como uma afinidade temática ou semântica.

     

    Fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp

  • Citações sobre o assunto:

    . "Os hipertextos são informações textuais, geralmente combinadas com gráficos e ilustrações, organizadas e gerenciadas com programas informáticos, de modo que seja possível recorrer ao texto de modo linear. Para isso, os programas que gerenciam os hipertextos proporcionam diversos sistemas de buscas (por exemplo, por palavra-chave) que situam o leitor diretamente na parte do texto que lhe interessa, assim como sistemas de representação da informação como classificações hierárquicas. O conjunto das técnicas de representação e busca permite ao leitor efetuar essa procura não linear, característica dos hipertextos, baseado em associações de idéias e relações conceituais (RECORDER, 1995, p. 180)"; 

    . "Documento que contém hiper-links (links = elos) para outros documentos. Quando um link é ativado, o browser recupera uma cópia daquele item e mostra na tela (...). Tecnologia que permite marcar palavras ou imagens para que elas sirvam de conexão direta para outros documentos (SANTOS, 2000, p. 72)".

    ---

    Gab.: Errado


ID
439612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos seguintes aspectos relacionados ao serviço de referência em bibliotecas: educação do usuário, funções do bibliotecário de referência e fontes de informação.

Distribuidores de bases de dados, como o Dialog e o STN Internacional, adaptam os dados dos fornecedores de bases de dados a seus padrões e fornecem acesso a essas bases de dados por meio de software interativos.

Alternativas

ID
587731
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O maior problema relativo ao controle da informação jurídica normativa reside na profusão de normas jurídicas, sendo as coletâneas de jurisprudência oriunda de determinado tribunal uma das principais formas para controlar esse tipo de informação.

A afirmativa acima está

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    O texto da questão refere-se a informação jurídica interpretativa que se relaciona a jurisprudência (ácordãos, pareceres, recursos e decisões).


ID
606385
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao comparar o modo de busca apresentado por um consulente na entrevista de referência com a maneira como as informações são organizadas nas fontes de informação específicas, disponíveis na biblioteca, o bibliotecário releva a terminologia e a estrutura das fontes a serem consultadas.
Esse procedimento constitui o quarto dos oito passos, descritos por Grogan (2001), para o processo de referência denominado

Alternativas
Comentários
  • 1- o problema

    2- a necessidade de informação

    3- a questão inicial

    4- a questão negociada

    5- estratégia de busca

    6 - processo busca

    7 - resposta

    8 - solução

  • Conforme Grogan (2001, p. 52):

    A questão negociada

    Embora os bibliotecários de referência não possam ingressar no processo de referência senão depois de receberem as questões apresentadas pelos consulentes, eles se interessam inexoravelmente tanto por suas fases quanto por todas suas etapas. O sucesso final depende de que cada um dos passos que constituem a primeira fase seja executado corretamente, e muitas vezes é necessário que os bibliotecários refaçam com os consulentes os primeiros passos que estes deram por sua própria conta. A questão inicial formulada pelo consulente pode às vezes exigir maiores esclarecimentos ou ajustes, para se ter certeza de que corresponde de forma mais precisa à necessidade de informação subjacente. A questão, em seguida, é comparada com a maneira como as informações são geralmente organizadas na biblioteca e, mais particularmente, nas fontes de informação específicas existentes em seu acervo ou em outros lugares. Tal comparação revela com freqüência que a questão exige uma certa redefinição ou reformulação de modo a permitir um cotejo mais adequado com a terminologia e a estrutura das fontes de informação a serem consultadas.

    Gab. E


ID
1251667
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as seguintes frases.

I. “[...] é o conjunto de princípios expostos nos  livros de direito, em que se firmam teorias ou se fazem interpretações sobre ciência jurídica”;

II. “ a forma pela qual os tribunais expressam suas decisões e aplicações da legislação vigente”;

III. “o conjunto de normas e atos jurídicos que ditam as regras de conduta dentro de um Estado”.

Elas representam, correta e respectivamente, os seguintes conceitos da informação jurídica:

Alternativas
Comentários
  • Eu não vou dar definições, porque a questão mesma já faz isso. Só deixo a referência: Documentação Júrida da Atienza. Primeiro Capítulo oferece estas definições.

  • Complementando: Alternativa A.

  • A documentação jurídica é entendida por Atienza (1979, p. 19) como sendo:

    "reunião, análise e indexação da doutrina, da legislação (leis, decretos, decretos-leis, atos, resoluções, portarias, projetos de leis ou de decretos legislativos ou de resoluções legislativas, ordens internas, circulares, reposições de motivos, etc.) da jurisprudência (acórdãos, pareceres, recursos, decisões, etc.) e de todos os documentos oficiais relativos a atos normativos ou administrativos".

    ATIENZA, C. A. Documentação jurídica: introdução à análise e indexação de atos legais. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.

  • A documentação jurídica é entendida por Atienza (1979, p. 19) como sendo:

    "reunião, análise e indexação da doutrina, da legislação (leis, decretos, decretos-leis, atos, resoluções, portarias, projetos de leis ou de decretos legislativos ou de resoluções legislativas, ordens internas, circulares, reposições de motivos, etc.) da jurisprudência (acórdãos, pareceres, recursos, decisões, etc.) e de todos os documentos oficiais relativos a atos normativos ou administrativos".

    ATIENZA, C. A. Documentação jurídica: introdução à análise e indexação de atos legais. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.


ID
1630735
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A doutrina é uma forma da informação jurídica que

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    "doutrina doctrine DIR conjunto de documentos teóricos sobre um assunto e que reúne conceitos, ideiais e opiniões que os autores expõem e defendem no estudo e no ensino do direito. <=> documentação jurídica." (CUNHA; CAVALCANTI, p. 2008, p. 137)

  • A) exerce poder de coerção sobre os indivíduos na sociedade.

    COERÇÃO: força exercida pelo Estado para fazer valer o direito - quem possui esse poder são as LEIS que nos regem.

    B) serve de embasamento teórico para a atuação jurídico-legislativa. GABARITO

    C) se expressa por meio de acórdãos, ações, sentenças e recursos.

    O acordão faz parte do conjunto de fontes jurídicas jurisprudenciais, sabendo disso já eliminaríamos essa alternativa.

    D) emana de determinado tribunal ou instância de julgamento.

    A jurisprudência que emana de determinado tribunal (...)

    E) compreende o processo de elaboração das normas jurídicas.

    Legislação


ID
1630786
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O controle da informação jurídica interpretativa pode ser feito com o auxílio de catálogos, coletâneas ou bases de dados.

A afirmativa acima está

Alternativas
Comentários
  • São três formas em que a documentação jurídica pode aparecer:

     

    Analítica = Doutrina

     

    Normativa = Legislação

     

    Interpretativa = Jurisprudência

  • "O controle da informação jurídica interpretativa, da mesma forma que a descritiva e a normativa, pode ser feito com auxílio de catálogos, coletâneas ou bases de dados"

     

    Passos, Edilenice Jovelina Lima.O controle da informação jurídica no Brasil: a contribuição do Senado Federal


ID
1643968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne às fontes de informação, julgue o item a seguir.

As bases de dados multidisciplinares gratuitas mais importantes para acesso irrestrito a publicações científicas são a Scopus, a Web of Science e o Google Acadêmico.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A Scopus é propriedade da Elsevier e é disponibilizado na Web para assinantes (paga); A web of science também é paga; Google acadêmico é gratuito


ID
1643971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne às fontes de informação, julgue o item a seguir.

A base de dados gratuita Google Acadêmico permite localizar vários tipos de documentos e determinar a frequência de citação desses em outras publicações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    As Citações do Google Acadêmico oferece aos autores uma forma simples de acompanhar as citações de seus artigos. Você pode verificar quem cita suas publicações, visualizar gráficos de citações ao longo do tempo e avaliar diversas métricas de citação. 



ID
1662478
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A recuperação de informação jurisprudencial é uma forma específica de recuperação de informação jurídica, potencializada com a capacidade do bibliotecário de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Para auxiliar os usuários que trabalham no âmbito jurídico, é de mais valia, já que a jurisprudência serve para embasar suas respectivas decisões, extrair os elementos argumentativos e orientações, compreendendo os fundamentos que as alicerçam.


ID
1778896
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo referentes às formas da informação jurídica:


I. Doutrina.
II. Legislação.
III. Jurisprudência.


a. Confere ao direito uma dinâmica na interpretação da norma jurídica ao caso concreto, amoldando-o às necessidades do momento.
b. Gera modelos dogmáticos ou hermenêuticos, pois desempenha   frequentemente uma posição de vanguarda, esclarecendo o significado dos modelos jurídicos correspondentes a fatos e valores, sendo utilizada como meio de auxílio e orientação.
c. Emana de autoridade competente, é difundida pelos meios oficiais de publicação, sendo dotada de generalidade, abstração, permanência, sanção, obrigatoriedade.

A correlação correta entre eles é:

Alternativas
Comentários
  • A LEGISLAÇÃO

    A lei é um processo de formação do Direito que se traduz numa declaração solene e directa da norma juridica, efectuada por uma autoridade competente. É a mais importante fonte de direito.


    JURISPRUDÊNCIA

    Define-se como a orientação geral seguida pelos tribunais no julgamento dos diversos casos que lhe são submetidos; mas também pode ser definida como o conjunto de decisões dos tribunais sobre os litigios que lhe são submetidos.


    DOUTRINA

    A doutrina compreende as opiniões e pareceres dos jurisconsultos sobre a regulamentação adequada das diversas situações sociais. Consiste em artigos, monografias, escritos cientificos, os quais se debruçam sobre problemas juridicos, quer referentes à criação do direito, quer à sua aplicação.




ID
1807738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das características dos recursos informacionais e das fontes de informação, julgue o item que  segue.

Bibliotecas digitais são consideradas bibliotecas tradicionais em formato digital, uma vez que apoiam o processo de disseminação da informação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Alvarenga (2001) cita o conceito atribuído a biblioteca digital por diversos autores e a define “como um conjunto de objetos digitais construídos a partir do uso de instrumentos eletrônicos, concebidos com o objetivo de registrar e comunicar pensamentos, idéias, imagens e sons disponíveis a um contingente ilimitado de pessoas, dispersas onde quer que a plataforma www alcance” e acrescenta que independente do uso dos catálogos “os objetos digitais na biblioteca digital se posicionam em sua completude diretamente no ciberespaço”. 

  • Acredito que o erro da questão consiste em afirmar que bibliotecas tradicionais tinham como escopo apoiar a disseminação seletiva da informação. Sendo que na verdade, o objetivo precípuo delas era a da conservação da informação.


ID
1807744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das características dos recursos informacionais e das fontes de informação, julgue o item que  segue.

Catálogos em linha, diretórios impressos ou digitais e bases de dados são instrumentos que viabilizam a disseminação da informação.

Alternativas
Comentários
  •  Questão sobre as funções das fontes de informação. 

    A disseminação da informação depende de serviços e fontes de informação organizados e confiáveis para auxiliar a recuperação da informação. 

    As três fontes de informação citadas viabilizam a disseminação da informação de maneiras diferentes. 

    Os catálogos online permitem a consulta bibliográfica em acervos e coleções, indicando onde e como obter os materiais catalogados. 

    Os diretórios impressos ou eletrônicos elencam informações sobre pesquisadores, instituições e órgãos de fomento, grupos de pesquisa, entre outros, que auxiliam o pesquisador no contato com os produtores do conhecimento. 

    As bases de dados podem conter uma combinação dos dois além de proporcionar, em alguns casos, acesso a documentos e outros materiais, muitas vezes na íntegra. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

     



ID
1856872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das fontes de informação jurídica, julgue o item que se segue.

As fontes de informação legislativa e jurídica incluem as seguintes bases de dados: Arca, ArXiv, Prodasen e Lexml.

Alternativas
Comentários
  • Arca :  Repositório Institucional desenvolvido para disseminar e preservar a produção intelectual da Fiocruz. A Arca tem por objetivo principal reunir e dar visibilidade à produção técnico-científica da instituição e representa parte significativa do esforço da pesquisa pública em saúde no Brasil.

    ArXiv : A ArXiv é um repositório temático da Universidade de Cornell. Especializado nas áreas de física, matemática, computação, estatística e biologia.

    Lexml - Rede de Informação Legislativa e Jurídica : portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

  • As fontes de informação legislativa e jurídica incluem as seguintes bases de dados: Arca, ArXiv, Prodasen e Lexml.

     

    SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PRODASEN

    Atribuições

    À Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen) compete prover, por meio de recursos próprios ou de terceiros, serviços, soluções, suporte e infraestrutura de tecnologia da informação; gerir a tecnologia da informação do Senado Federal; implementar a estratégia de tecnologia da informação; propor inovações nos processos finalísticos e de apoio do Senado, com uso de tecnologia da informação; propor padrões, normas, métodos e processos para uso da tecnologia da informação e monitorar sua aplicação; integrar iniciativas de adoção de novas soluções de tecnologia da informação por outras unidades da Casa; gerir a segurança da informação do Senado no âmbito da tecnologia da informação; gerenciar os riscos operacionais do Senado com origem em tecnologia da informação; e executar outras atividades correlatas.


ID
1856875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das fontes de informação jurídica, julgue o item que se segue.

O BDJur — consórcio de bibliotecas digitais que integra repositórios na área do direito — permite o autoarquivamento de documentos digitais em um sistema central mantido pela BDJur do Superior Tribunal de Justiça.

Alternativas
Comentários
  • A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório Institucional.

  • "Quanto ao processo de arquivamento, é importante ressaltar que não há, até o momento, o auto-arquivamento na BDJur do STJ. As unidades administrativas, responsáveis pela SubComunidade, são responsáveis por todos os depósitos no sistema, preenchimento dos metadados e validação dos itens."

    Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1602-1.pdf

    Texto antigo, mas, pelo visto, continua não tendo auto-arquivamento na BDJUR

    Gabarito: ERRADO

  • 1.      O que é a BDJur?

    A Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) é um repositório gerenciado pela Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que armazena, preserva, dissemina e permite acesso a documentos jurídicos em formato digital. Disponibiliza atos administrativos do STJ, textos doutrinários e documentos produzidos pelas unidades do Tribunal. A BDJur tem por objetivo atender às necessidades de informação de seus usuários por meio da disponibilização de conteúdos digitais em formatos de texto e multimídia. A BDJur utiliza o DSpace, versão 4.2, software livre amplamente utilizado para gestão de repositórios digitais.

    2.      Quais os conteúdos da BDJur?

    Os conteúdos disponibilizados na BDJur estão estruturados em três grupos:

    § Atos Administrativos: atos normativos do STJ, da ENFAM e do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR), publicados no Diário Oficial da União, Diário da Justiça Eletrônico e Boletim de Serviço do STJ.

    § Doutrina: livros, artigos, palestras, trabalhos acadêmicos, incluindo textos de autoria de Ministros e servidores do STJ.

    § Repositório Institucional: documentos produzidos pelo Tribunal, incluindo publicações (livros, folhetos, relatórios, manuais e guias); palestras e seminários; fotos, vídeos e publicações históricas do STJ. Os conteúdos estão distribuídos em várias coleções.

    3.      Quem pode acessar os documentos?

    A BDJur disponibiliza documentos de acesso aberto, que podem ser visualizados pelo público em geral, sem necessidade de efetuar login no sistema, e documentos que possuem acesso restrito. Se um documento solicita login para ser acessado, significa que o item é restrito e somente poderá ser acessado por Ministros, magistrados convocados e servidores do STJ, mediante o uso de login e senha de rede.

    https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/93860/FAQ_BDJur_2015.pdf

  • Questão desatualizada

  • Por fim, a BDJur dispõe de dois tipos de licenças que são assinadas diretamente no sistema no momento da submissão dos documentos:  

    a) Licença de Publicação Não-Exclusiva: aplica-se aos casos de autoarquivamento, em que o próprio autor submete o documento para publicação na BDJur. Essa licença estabelece que o autor concede à BDJur “[...] o direito não-exclusivo de reproduzir, converter, comunicar e/ou distribuir o documento entregue (incluindo o resumo/abstract) em formato digital ou impresso e em qualquer meio.” A licença também isenta a BDJur de responsabilidades sobre violações a direitos de terceiros por aquele que se declara autor da obra. Do mesmo modo, a BDJur se compromete a reconhecer de forma clara a autoria dos documentos e a não realizar alterações que estejam fora do escopo da licença. 

    b) Licença para Publicação no Boletim de Serviço do STJ: concedida no caso dos atos administrativos publicados no Boletim de Serviço do STJ, nos termos da Instrução Normativa STJ/GP n. 12 de 12 de agosto de 2015.  

     


ID
1856878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das fontes de informação jurídica, julgue o item que se segue.

Um sistema especialista jurídico é um conjunto de programas de computador associado a uma base de conhecimento que permite o diagnóstico, a extração de conclusões ou a apresentação de planos de ação no âmbito da área jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    "sistema [...] s. especialista expert system 1. INF em inteligência artificial, o conjunto de programas de computador associado a uma base de conhecimento para efetuar dignóstico, extrair conclusões ou apresentar planos de ação dentro de uma área específica." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 345)


ID
1856881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das fontes de informação jurídica, julgue o item que se segue.

A doutrina, base para a formação de leis e da jurisprudência, é a fonte principal da informação jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    A questão inverteu os conceitos. As leis e a jurisprudência são bases para a formação da doutrina e não ao contrário.

  • A fonte principal é a legislação. 

  • Segundo Passos e Bastos (2009), doutrina é o conjunto de princípios expostos nos livros de direito,

    em que se firmam teorias ou se fazem interpretações sobre ciência jurídica. (PLÁCIDO ; SILVA,1999, apud PASSOS, 2004). (...) além de constituir espaço para análise, reflexão, e discussão da legislação e da jurisprudência, apontando suas virtudes e imperfeições, tem também por objetivo facilitar a compreensão dos textos e documentos legais, servindo como embasamento teórico para a própria atuação jurídico-legislativa. Se revela por meio de documentos como livros, artigos de pesquisas, teses, etc.

  • ERRADO.

    A LEI, é base para a formação de doutrina e jurisprudência, sendo essas últimas fontes secundárias de informação jurídica, enquanto que a primeira, trata-se de uma fonte primária de informação jurídica.

  • Na lição de Barros (2004, p.203), as fontes formais do direito subdividem-se em:

    Fonte principal: representada pela lei, proveniente do processo legislativo;

    Fontes secundárias: representadas pela Jurisprudência e Doutrina.


ID
1889722
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Interessada em informação jurídica descritiva sobre direitos indígenas, uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região solicita ajuda a uma bibliotecária que realizará uma busca

Alternativas
Comentários
  • Informação jurídica descritiva = doutrina (produção teórica).


ID
1889725
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao avaliar a qualidade de uma fonte de informação jurídica na internet, uma bibliotecária do Tribunal Regional Federal da 3ª Região observa, entre outros, os seguintes aspectos:

I. A informação oferecida é preponderantemente opinativa.

II. O mantenedor não goza de reconhecimento na área.

III. A recuperação da informação original se dá por meio de links.

IV. Seus objetivos e o público a que se destina não são claros.

V. A cobertura é seletiva.

VI. A linguagem utilizada é coerente com a estrutura da fonte.

Considerando os critérios de avaliação consagrados pela literatura, verifica-se que os aspectos constantes em

Alternativas
Comentários
  • 10- Consistência e relevância: considere a coerência na abordagem do conteúdo, se há referências a fontes pesquisadas, se a cobertura (temporal e temática) está de acordo com a que se propôs a fonte;

    I. A informação oferecida é preponderantemente opinativa.

    III. A recuperação da informação original se dá por meio de links.

    V. A cobertura é seletiva.

    Alternativa A.

    http://www.dbd.puc-rio.br/wordpress/?p=2730

  • Coerência na Indexação

    "A coerência da indexação refere-se à extensão com que há concordância quanto aos termos a serem usados para indexar o documento. (LANCASTER, 2004, p. 68)

    A consistência na indexação foi definida por Zunde e Dexter (1969, p. 259), dois pioneiros nesse assunto, como “[...] o grau de concordância na representação da informação essencial de um documento por meio de um conjunto de termos de indexação selecionados por cada um dos indexadores de um grupo”. A consistência na indexação pode ser estudada como uma referência a um ou vários indexadores


ID
1907458
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a classificação de Gorgan para as fontes de informação existentes, os trabalhos apresentados em eventos são:

Alternativas

ID
1997047
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência tem por finalidade, entre outras, orientar, informar e disponibilizar ao usuário, no menor tempo possível, todos os serviços da biblioteca. Um dos instrumentos de recuperação da informação desse serviço é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Accart, p.58:

    As obras de referência 

    Na maioria das consultas formuladas pelo usuário, as obras de referência são os primeiros instrumentos a serem consultados.

    RESPOSTA CORRETA: LETRA C

  • Conforme Silva e Araújo (2003, p. 101): cópia e cola

    O serviço de referência - tem por finalidade, entre outras, orientar, informar e disponibilizar ao usuário, no menor tempo possível, todos os serviços da biblioteca. É o serviço fim da biblioteca.

    Um dos instrumentos de recuperação da informação, desse serviço, é a coleção de obras de referência ou de consulta.

    Gab. C

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
2085979
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Weitzel (2006), “[...] o bibliotecário selecionador deve investir em um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca. [...] Para que este trabalho de prospecção alcance seu objetivo, é necessário definir quais são as fontes de informação que servirão de instrumentos auxiliares”. Nesse trecho, o termo trabalho de prospecção refere-se a uma atividade da etapa do processo de desenvolvimento de coleções denominada

Alternativas

ID
2085994
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, o órgão considerado a maior autoridade na produção de fontes de informação geográfica do país é o

Alternativas

ID
2113573
Banca
IMAM
Órgão
Prefeitura de Lavras - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O bibliotecário precisa conhecer as fontes de informação e promover o acesso dos usuários a elas.

Sobre as fontes de informação apresentadas abaixo, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

1. Obras de referência ( ) Lista de referências bibliográficas que acompanha o documento científico e que indica outras publicações relacionadas ao tema.

2. Revisões de literatura ( ) Obras de uso pontual e recorrente.

3. Guias de literatura ( ) Ferramentas utilizadas para identificar, conhecer e acompanhar o desenvolvimento de pesquisas em uma área do conhecimento.

4. Índices de citação ( ) Relacionam fontes de informação relativas a um assunto, fornecendo uma visão geral da área abrangida.

A sequência numérica CORRETA é:

Alternativas

ID
2130061
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação jurídica interpretativa

Alternativas
Comentários
  • Norma jurídica é legislação! Informação jurídica normativa!

  • Normativa: Legislação

    Interpretativa: Jurisprudencia 

    Análitica/ descritiva: Doutrina

  • A) tem, em geral, uma vida curta, pois a norma jurídica obsoleta-se facilmente.

    A Informação jurídica analítica é a que possui uma vida curta, além de que a norma jurídica NÃO obsoleta-se facilmente, o que pode acontecer (com mais facilidade) é uma alteração nessa norma, o que ocasionará a produção de novas interpretações.

    B) distingue-se pelo caráter privado e pela emissão de uma opinião particular.

    Caráter público, a jurisprudência é o modelo pelo qual os TRIBUNAIS interpretam e aplicam leis, logo, não será emitida por uma opinião particular.

    C) inclui as normas jurídicas e a documentação relativa à sua elaboração.

    Norma jurídica é legislação!

    D) aparece na forma de sentenças originadas de uma instância de julgamento.(GABARITO)

    E) oferece fundamentação teórica para a atividade de juristas e magistrados.

    Essa função é da informação jurídica DOUTRINÁRIA


ID
2174446
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São exemplos de fontes de informação primária:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    "fonte [...] f. primária information source, original source, primary documentation, primary source, source material ARQ BIB HIST 1. Documento primário "que contém principalmente novas informações ou novas interpretações de ideias ou fatos acontecidos. Alguns podem ter o aspecto de registro de observações (p.ex.: os relatórios de expedições científicas) ou os descritivos (como a literatura comercial)" (CUNM, p. 30); fontes de informação primária, fonte original. <=> documentação primária, documento primário, fonte secundária, fonte terciária. 2. Documentos e textos originais, manuscritos ou impressos, que servem à elaboração de um trabalho intelectual." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 172)

  • Complementando...

    Fonte secundária é um documento ou gravação que relaciona ou discute informações originalmente apresentadas em outros lugares. O conceito de fonte secundária se contrasta com o de fonte primária, que é uma fonte original da informação a ser discutida. Fontes secundárias envolvem generalizações, análises, sínteses, interpretações, ou avaliações da informação original.

    Fonte terciária é uma seleção e compilação de fontes primárias (material original sobre alguma informação) e secundárias (comentários, análises e crítica baseados nas fontes primárias).

  • É sempre complicado responder essas questões que nos pedem para diferenciar as fontes de informação. Autores como Murilo Bastos da Cunha, por exemplo, considera livros como fonte secundária de informação.


ID
2177908
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A NBR 6023:2002 estabelece os elementos a serem incluídos nas referências e fixa a ordem dos mesmos, bem como estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. As normas relacionadas a seguir são complementares a esta Norma, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • 2 Referências normativas

    NBR 6032:1989 - Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas - Procedimento

    NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação

    NBR 10522:1988 - Abreviação na descrição bibliográfica - Procedimento

    CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 1983-1985. 

  • Mas no caso de uma referência completa de uma publicação seriada, pode-se usar o ISSN.


ID
2193703
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as fontes de informação da biblioteca, são exemplos de fontes secundárias:

Alternativas
Comentários
  • No gabarito definitivo essa resposta foi mudada pra alternativa C

    mas eu achor q deveria ser anulada pois possui mais de uma fonte secundaria

     Segundo JCU (PRIMARY, 2006), as fontes secundárias são “interpretações e
    avaliações de fontes primárias”; e as terciárias são uma espécie de “destilação e
    coleção de fontes primárias e secundárias”. 
    Exemplos de fontes secundárias:
    • Bases de dados e bancos de dados
    • Bibliografias e índices (também podem ser terciárias)
    • Biografias
    • Catálogos de bibliotecas
    • Centros de pesquisa e laboratórios • Dicionários e enciclopédias (também podem ser terciárias)
    • Dissertações ou teses (geralmente primárias)
    • Dicionários bilíngües e multilingües
    • Feiras e exposições
    • Filmes e vídeos
    • Fontes históricas
    Livros
    • Manuais

  • Essa questão mereceu ser anulada. 


ID
2197012
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação jurídica pode ser gerada, registrada e recuperada de formas distintas. Qual é a que se caracteriza por meio da doutrina?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

    Normativa = legislação

    Interpretativa = jurisprudência

    Analítica = doutrina


ID
2203837
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os tipos de fontes de informação que compõem a referência de uma biblioteca, uma lista de instituições brasileiras que oferecem cursos à distância, em ordem alfabética, com endereços, meios de acesso e índices de assuntos dos cursos oferecidos é designada como

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

     

    diretório adress file, directory, register of members 1. lista de pessoas ou organizações, arranjada em ordem alfabética ou classificada, contendo informações tais como endereço, afiliação, formação profissional, entre outras, das pessoas, bem como endereço, funções e dados semelhantes das organizações. [...]

  • Diretórios

    " O diretório apresenta uma lista de nomes de pessoas ou instituições organizados numa ordem que pode ser alfabética, geográfica, profissional, etc. Pode ser internacional, nacional, regional, local, telefônico, agrícola, etc. Uma das dificuldades na identificação dos diretórios está em que se apresentam com diferentes nomes, como, por exemplo, catálogo, guia, cadastro, inventário, lista, repertório, etc. Sua periodicidade é irregular. Permitem, porém, a localização rápida de informações." (ACCART, 2012,p.62)

    Gab. B


ID
2231614
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), o ponto de acesso principal para filmes cinematográficos e gravações de vídeo será o: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


ID
2242924
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo ACCART (2012), constitui um dos elementos do ambiente digital em virtude da relação privilegiada que pode desenvolver com o usuário. A intensificação do intercâmbio de informações, a crescente interconectividade dos usuários e sua apropriação da internet são sinais importantes de uma mudança radical na forma de utilização da rede e das unidades de informação. Assim este tipo de serviço é: acessível em todos os lugares e a todo instante; geralmente é gratuito; garante a proteção dos dados e das informações; orienta para fontes de informação confiá- veis; oferece um serviço personalizado e de qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta o nome deste serviço.

Alternativas
Comentários
  •  Acessível em todos os lugares e a todo instante = Serviço de referência virtual

  • Conforme Accart (2012, p. 196):

    O serviço de referência virtual constitui um dos elementos do ambiente digital em virtude da relação privilegiada que pode desenvolver com o usuário. A intensificação do intercâmbio de informação, a crescente interconectividade dos usuários e sua apropriação da internet são sinais importantes de uma mudança radical na forma de utilização da Rede. Nesse contexto, o serviço de referência virtual apresenta alguns trunfos:

    • é acessível em todos os lugares e a todo instante;
    • geralmente oferece um serviço gratuito;
    • garante a proteção dos dados e das informações;
    • orienta para fontes de informação confiáveis;
    • oferece um serviço personalizado e de qualidade.

    Gab. A

    ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2012. 


ID
2242963
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as fontes de informação.
( ) Dicionário é uma obra de referência que dá informações sobre palavras e sua grafia, pronúncia, significado, etimologia, sinonímia e antonímia.
( ) Enciclopédia é uma fonte de excelência para encontrar artigos curtos e condensados sobre os mais diversos assuntos. Fornece respostas factuais ou imediatas.
( ) Fonte secundária: apresenta-se tal como foi produzida, ou seja, é a fonte original da informação (Periódico, Teses e Dissertações, Congressos e Conferências, Patentes).
( ) Biografia é o tipo de documento ou fonte de informação que relata a vida de alguém.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha (2010, p. 2,19):

    As enciclopédias podem incluir todos os ramos do conhecimento, ou apenas um e se denominam, respectivamente, gerais ou especializadas.

    As principais funções de uma enciclopédia são:

    *dar resposta factuais ou imediatas (quem, como, qual, quando, onde?);

    *dar informação sobre antecedentes ou retrospectivas;

    *sugerir leituras complementares.

    Dicionário é uma obra de referência que dá informações sobre as palavras e sua grafia, pronúncia, significado, etimologia, sinonímia e antonímia.

    Fonte primária: apresenta-se tal como foi produzida, ou seja, é a fonte original da informação (Periódico, Teses e Dissertações, Congressos e Conferências, Patentes).

    Gab. B

    CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.


ID
2303116
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o AACR2, a fonte principal de informação para manuscritos é o próprio manuscrito. Considerando-se as fontes das quais são retiradas as informações dos manuscritos, corresponde à ordem de preferência do uso:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o AACR2:

    4.0B1. Fonte principal de informação. A fonte principal de informação para manuscritos é o próprio manuscrito. Para manuscritos, use (nesta ordem de preferência) a informação retirada das seguintes fontes:

    • página de rosto
    • colofão
    • legenda, cabeçalho etc.
    • conteúdo do manuscrito

    Gab. C


ID
2303206
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fonte principal de informação, para monografias impressas, de acordo com o AACR2, deve ser

Alternativas
Comentários
  • 2.0B. Fontes de informação

    2.0Bl. Fonte principal de informação.

    A fonte principal de informação para monografias impressas é a página de rosto ou, se não houver página de rosto, a fonte que, na publicação, for usada para substituí-la. Para monografias impressas publicadas sem página de rosto, ou sem uma página de rosto que se aplique à obra como um todo (como no caso de algumas edições da Bíblia e alguns dicionários bilíngües), use a parte do item que fornecer a informação mais completa, quer seja a capa (excluindo-se a sobrecapa do livro), o título de partida, o colofão, o título corrente ou outra parte qualquer. Especifique em nota a parte usada para substituir a página de rosto (veja 2.7B3).

    Se nenhuma parte do item fornecer dados que possam ser usados como base da descrição, tire as informações necessárias de qualquer outra fonte disponível. Se a informação dada tradicionalmente na página de rosto aparecer em duas páginas que se defrontam ou em folhas sucessivas, com ou sem repetição, trate essas páginas como a página de rosto.

    Use o colofão como fonte principal de informação para uma publicação em alfabeto oriental não latino, se o colofão contiver informação bibliográfica completa e no caso de se aplicarem as seguintes condições:

    a) a página que ocupa a posição de uma página de rosto traz somente o título principal ou

    b) a página de rosto traz somente uma versão manuscrita do título principal ou

    c) a página de rosto traz somente uma versão do título em língua ocidental e outras informações bibliográficas

    (Fonte: AACR2)


ID
2307850
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação às fontes de informação jurídica, considere:
I. Para recuperar a doutrina sobre a legislação federal relativa ao meio ambiente, um deputado deverá consultar o Repositório de Documentos Legislativos do Senado Federal.
II. Órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal
de Justiça e o Ministério do Trabalho são considerados fontes de informação jurídica.
III. O Sistema de Legislação Informatizada gerencia e recupera normas federais e internas da Câmara dos Deputados produzidas desde o período do Império.
IV. O Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor e o Código Penal são exemplos de conjuntos de disposições legais relativas a um ramo do direito.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - Para pesquisar DOUTRINAS, o usuário pode muito bem fazer sua pesquisa no acervo corrente da biblioteca.

    II - Não achei algo que afirmasse isso, mas se você parar para pensar que Bibliotecas e Centros de Informação também são considerados fontes de informação, até que faz sentido.

    III - Criado em 2001, o Sistema de Legislação Informatizada (LEGIN), foi criado com a finalidade de ser a aplicação responsável pelo gerenciamento e recuperação das normas federais e internas da Câmara dos Deputados produzidas desde o perí­odo do Império. Desenvolvido em parceria com o Centro de Informática da Câmara dos Deputados, a implementação e alimentação dos dados foi realizada por uma equipe multidisciplinar responsável pela padronização e adequação das informações legislativas. Com mais de dez anos de existência, o sistema possui 223.900 normas federais e 4.484 normas internas cadastradas e disponibilizadas a qualquer cidadão. Além disso, o LEGIN tem atuado para auxiliar a democratização e o acesso à informação produzida pelo Poder Legislativo Federal, tornando-a acessí­vel para todos os cidadãos.

    IV - Códigoé o conjunto de disposições legais, afins a determinado ramo do Direito.


ID
2346106
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bases de dados de referências remetem o usuário a outra fonte, como um documento ou uma entidade, para que obtenha informações adicionais ou o texto completo de um documento. São exemplos:
I. Bases de dados bibliográficos, que incluem referências bibliográficas e informam o que foi publicado e onde se publicou.
II. Bases de dados textuais e numéricos, que contêm informações típicas de cadastros, como nomes e endereços de instituições.
III. Bases de dados referenciais, que mostram o acervo de determinada biblioteca ou rede de bibliotecas.
É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Base de dados de referência: encaminham ou orientam o usuário para uma fonte que pode ser um documento, uma instituição ou um indivíduo.

    Base de dados bibliográfico: incluem citações ou referências bibliográficas, e às vezes resumos de trabalhos publicados. Apresentam uma síntese do conteúdo do documento original.

    Base de dados catalográficos: mostram o acervo de uma determinada biblioteca ou rede de bibliotecas.

    Base de dados referenciais: refereciam informações ou dados, como nomes e endereços de instituições e outros dados caracteríticos de guias, cadastros etc.

    Base de dados de fontes: dados originais e constituiem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as que informaçoes que precisa, sem ter que ir buscar na fonte original.

    Base de dados numéricos: contem dados numéricos de vários tipos, inclusive dados estatíticos e resultados de pesquisa.


ID
2347084
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação jurídica normativa caracteriza-se por:
I. ter poder coercitivo sobre determinada matéria.
II. ser produzida apenas pelo poder estatal competente.
III. teorizar o conhecimento jurídico;
IV. publicar-se em diários oficiais dos três níveis de governo.
V. interpretar e aplicar as leis a todos os casos submetidos à justiça.
Considerando-se as afirmativas acima, os itens

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    III. Teorizar o conhecimento jurídico - DOUTRINA

     V. interpretar e aplicar as leis a todos os casos submetidos à justiça - JURISPRUDÊNCIA


ID
2347090
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre informação legislativa.
I. É na informação legislativa que, em última análise, encontra-se a preocupação com o caráter científico da informação jurídica.
II. A informação legislativa é constituída pelos atos legais e pela documentação referente à sua elaboração, como os projetos de lei.
III. Em relação ao controle da informação legislativa, o maior desafio está na dificuldade de identificação de toda a legislação publicada.
IV. Os atos legais possuem estrutura e regras de apresentação definidas em lei.
V. A informação legislativa compreende documentos como constituição, lei complementar, recurso, medida provisória, portaria e parecer jurídico.
Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Os atos legais possuem estrutura e regras de apresentação definidas na Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro - DECRETO-LEI Nº 4.657/1942

  • Alternativa A.

    I. É na informação legislativa que, em última análise, encontra-se a preocupação com o caráter científico da informação jurídica. ERRADO.

    O embasamento de caráter científico da informação jurídica encontra-se na DOUTRINA.

    II. A informação legislativa é constituída pelos atos legais e pela documentação referente à sua elaboração, como os projetos de lei. CORRETO.

    III. Em relação ao controle da informação legislativa, o maior desafio está na dificuldade de identificação de toda a legislação publicada. ERRADO.

    IV. Os atos legais possuem estrutura e regras de apresentação definidas em lei. CORRETO.

    V. A informação legislativa compreende documentos como constituição, lei complementar, recurso, medida provisória, portaria e parecer jurídico.

    Parecer jurídico não é informação legislativa, afinal, um parecer não legisla sobre nada, é tão somente uma opinião fundamentada, não possui força de lei.

  • Adriana Barilon..complementando....recurso também não é legislação é jurisprudência.

    Recurso: provocação a um novo exame dos autos para emenda ou modificação da primeira sentença por meio de encaminhamento da questão ao próprio juiz, a outro juiz ou ao tribunal, podendo assumir, de acordo com a decisão, diferentes formas, tais como: apelação, embargo, agravo, revista, recurso extraordinário etc.; (MARQUES JUNIOR, 1997, p. 16).


ID
2357125
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o portal especializado em informação jurídica e legislativa denominado LEXML, analise as afirmativas a seguir.

I. Constitui-se em um formato uniforme que utiliza a linguagem XML e proporciona, além do intercâmbio e acessibilidade, a construção de um endereço não ambíguo e duradouro, construído de forma lógica.

II. É um software gratuito, que gerencia as descrições catalográficas de acordo com as normas bibliotecárias disponíveis no Brasil e também possibilita o intercâmbio dos dados catalográficos.

III. Tem como objetivo identificar e estruturar as informações legislativas e jurídicas por meio da integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados, nas três esferas administrativas e entre os órgãos dos três poderes da República, por meio de hiperlinks persistentes, sistemas on-line e tratamento padronizado da estrutura textual.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • ficou fácil encontrar o erro, na alternativa II fala em software gratuito, não é gratuito LEXML.

  • → Uma das características do LexML é o formato uniforme utilizando a linguagem XML (eXtensible Markup Language) e a URN (Uniform Resource Names), proporcionando, além do intercâmbio e acessibilidade, a construção de um endereço “não ambíguo e duradouro [...] construído de forma lógica, a partir de um conjunto de regras sintáticas e semânticas bem definidas” (CICILIATI JÚNIOR; LIMA, 2005).

    [...] identificar e estruturar as informações legislativas e jurídicas através da integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados utilizando padrões abertos, nas três esferas administrativas (federal, estadual e municipal) e entre os órgãos dos três poderes da República (Executivo, Judiciário e Legislativo), por meio de hiperlinks persistentes, sistemas online e tratamento padronizado da estrutura textual” (LIMA; LIMA; KRAUSS).


ID
2362375
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O portal da BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, Brasil, possibilita acesso a vários tipos de fontes de informação especializada. Entre tais tipos NÃO se incluem:

Alternativas
Comentários
  • http://guiabvs2011.bvsalud.org/operacao-da-bvs/redes-de-conteudos/metodologias-das-fontes-de-informacao-da-bvs/


ID
2380060
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Pesquisadores, cientistas, professores, alunos e usuários em geral sabem da importância das fontes de informação. Entre as fontes de informação destacam-se:
1. Fontes biográficas.
2. Fontes jurídicas.
3. Fontes estatísticas.
4. Enciclopédias e dicionários.
5. Compêndios e manuais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi...

  • Acho que a questão quis perguntar se todos os itens citados na questão são fontes de informação ou não, aí ficamos com a alternativa E, porque todos são fontes de informação sim.


ID
2380063
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Especificamente, consideram-se como fontes de informação jurídica:
1. Bibliografia da Justiça Federal, que trata de uma bibliografia sinalética que indexa livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, pareceres, teses, dissertações e vídeos.
2. Vade-mécum é um código que reúne várias normas legais, podendo ser compilado para áreas específicas, como por exemplo, direito ambiental.
3. INFOJUS é o glossário de termos jurídicos, apresenta uma seleção de termos e procedimentos jurídicos explicados para quem não é especialista em direito, privilegiando a aplicação do regimento do Supremo Tribunal Federal.
4. Jurisprudência do Superior Tribunal Militar, que possibilita a pesquisa em jurisprudência e ao inteiro teor dos acórdãos do Superior Tribunal Federal.
5. LEX Coletânea de Legislação Federal e Marginália, apresenta texto completo da Legislação Federal desde 1937. Disponibilizada também em formato digital, publica edições especiais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Comentários
  •  1. Bibliografia da Justiça Federal, que trata de uma bibliografia sinalética que indexa livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, pareceres, teses, dissertações e vídeos. V.

    2. Vade-mécum é um código que reúne várias normas legais, podendo ser compilado para áreas específicas, como por exemplo, direito ambiental. V.

    3. INFOJUS é o glossário de termos jurídicos, apresenta uma seleção de termos e procedimentos jurídicos explicados para quem não é especialista em direito, privilegiando a aplicação do regimento do Supremo Tribunal Federal. V.

    4. Jurisprudência do Superior Tribunal Militar, que possibilita a pesquisa em jurisprudência e ao inteiro teor dos acórdãos do Superior Tribunal Federal. F.

    A Jurisprudência do Superior Tribunal Militar reúne jurisprudência do Superior Tribunal Militar.

    5. LEX Coletânea de Legislação Federal e Marginália, apresenta texto completo da Legislação Federal desde 1937. Disponibilizada também em formato digital, publica edições especiais. V.

    Alternativa C.

  •  1. Bibliografia da Justiça Federal, que trata de uma bibliografia sinalética que indexa livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, pareceres, teses, dissertações e vídeos. V.

    2. Vade-mécum é um código que reúne várias normas legais, podendo ser compilado para áreas específicas, como por exemplo, direito ambiental. V.

    3. INFOJUS é o glossário de termos jurídicos, apresenta uma seleção de termos e procedimentos jurídicos explicados para quem não é especialista em direito, privilegiando a aplicação do regimento do Supremo Tribunal Federal. V.

    4. Jurisprudência do Superior Tribunal Militar, que possibilita a pesquisa em jurisprudência e ao inteiro teor dos acórdãos do Superior Tribunal Federal. F.

    A Jurisprudência do Superior Tribunal Militar reúne jurisprudência do Superior Tribunal Militar.

    5. LEX Coletânea de Legislação Federal e Marginália, apresenta texto completo da Legislação Federal desde 1937. Disponibilizada também em formato digital, publica edições especiais. V.

    Alternativa C.


ID
2417407
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à documentação jurídica, considere:

I. A informação jurídica pode ser gerada, registrada e recuperada em três formas básicas: descritiva (doutrina), normativa (legislação) e interpretativa (jurisprudência).

II. A legislação é representada pelo conjunto das normas jurídicas propriamente ditas e pela documentação referente ao processo de sua elaboração.

III. O acórdão, documento típico da documentação normativa, é a resolução ou decisão tomada coletivamente pelos tribunais de justiça.

IV. Um dos principais instrumentos de controle da informação jurídica interpretativa é a Bibliografia Brasileira de Direito.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    I. C

    II. C

    III. E. Acórdão é a decisão relativa a julgamento feito por tribunais superiores.

    IV. E. A Bibliografia Brasileira de Direito é um instrumento de controle que age sobre a informação jurídica descritiva (doutrina).

  • Só pra complementar a resposta da colega, o Acórdão seria documento típico da documentação Interpretativa (Jurisprudência). 


ID
2422174
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os principais objetivos das NBR’s (normas da ABNT), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I

1. NBR 6023

2. NBR 10520

3. NBR 12676

COLUNA II

( ) Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.

( ) Estabelece os elementos a serem incluídos em referências bibliográficas.

( ) Fixa as condições exigíveis para a prática normalizada do exame de documentos, e da determinação de seus assuntos.

( ) Fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e / ou outras fontes de informação.

( ) Determina assuntos e termos de indexação de documentos.

( ) Orienta a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas e recensões.

Assinale a sequência CORRETA.


Alternativas
Comentários
  • 1 - Informação e documentação - Referências - Elaboração.

    2 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.

    3 - Métodos para análise de documentos - Determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação.

    Gab. B

  • Aquela questão pra elevar nossa autoestima de concurseiro!


ID
2422207
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conhecimento científico, além de ser obtido de forma específica, ou seja, a partir de uma metodologia científica, possui canais próprios para disseminar seus resultados. Em relação ao conhecimento científico, analise as afirmativas a seguir.

I. As organizações não são consideradas fontes de informação, pois produzem documentos para outros fins.

II. Pesquisas em andamento somente serão consideradas fontes de informação após a publicação em canais formais de comunicação.

III. Os periódicos científicos surgiram para possibilitar uma comunicação mais rápida e precisa das pesquisas, possibilitando uma troca também rápida de ideias e críticas.

IV. Considera-se literatura cinzenta os relatórios técnicos, pré-prints, dissertações e teses, entre outros.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I - Falso;

    Correto: As organizações são importantes fontes de informação, tanto pelos documentos produzidos, quanto por seus colaboradores. Muitas organizações sem fins lucrativos produzem grande variedade de documentos que podem ser obtidos com certa facilidade e, em muitos casos, gratuitamente. As organizações com fins lucrativos não costumam disponibilizar suas informações, no entanto, é costume divulgar documentos úteis. O acesso aos documentos de uma organização pode ser feito por meio de sua biblioteca, centro de informação e arquivo.

    (VIEIRA, 2014, p. 139-140).

    II - Falso;

    Correto: [...]. A comunicação informal utiliza os chamados canais informais e inclui normalmente comunicações de caráter mais pessoal o que que se referem à pesquisa ainda não concluída, como comunicação de pesquisa em andamento, certos trabalhos de congressos e outras com características semelhantes.

    (CAMPELLO; CENDÓN KREMER,2007, p.22).

     

    III - Correto;

    IV - Correto"Literatura cinzenta - designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria". (CAMPELLO; CENDÓN; KREMER, 2007, p.97).

     

    Gab. D


ID
2424718
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

 A respeito das fontes de informação, julgue os itens a seguir.


I. DSpace é um software livre utilizado para implementação de repositórios de acesso aberto.

II. Os repositórios digitais (RDs) são bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica somente de instituição de ensino e não podem ser temáticos.

III. Dentre os repositórios brasileiros podemos citar: ALICE e o INFOTECA-E.


Está correto o que afirma APENAS em:  

Alternativas
Comentários
  • o erro é na II- podem ser temáticos.

  • Gabarito: E

    "Rodrigues (2005, p. 2) afirma que os "repositórios digitais podem ser de dois tipos: disciplinares ou institucionais. Os repositórios disciplinares também são conhecidos como repositório temático."

    Repositório temático - constitui-se em um conjunto de trabalhos de pesquisa de uma determinada área;

    Características:

    processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares;

    versões de um mesmo documento;

    tipologia variada de documentos;

    tipologia variada de documentos;

    autoarquivamento;

    interoperabilidade entre todos os repositórios temáticos e seus serviços agregados;

    Repositório institucional - reunião de todos os repositórios temáticos hospedados em uma organização

    É como um conjunto de serviços que uma universidade oferece aos membros da comunidade para o gerenciamento e a disseminação de materiais digitais criados pela instituição e pelos membros da comunidade

    Fonte:

    VIDOTTI, S. A. B. G.; CAMARGO, L. S. A. Arquitetura da informação: uma Abordagem Prática para o Tratamento de Conteúdo e Interface em Ambientes Informacionais Digitais. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

    Outra divisão:

    Repositórios Digitais divididos em três categorias:

    1. Institucional
    2. Temático ou Disciplinar
    3. Teses e dissertações (o próprio nome já diz)

    Fonte: Prof. Ana Patrícia (Estratégia Concursos)


ID
2514292
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Código Civil Brasileiro é uma obra que pode ser realizada de diferentes maneiras: o texto original, uma edição anotada e uma versão em quadrinhos. Segundo os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, essas realizações são denominadas

Alternativas
Comentários
  • [...]. Uma obra pode ser realizada por meio de uma ou várias expressões. Mas uma expressão realiza apenas uma obra. Uma expressão pode se concretizar em muitas manifestações diferentes, e uma manifestação pode ser a concretização de uma ou várias expressões. Uma manifestação geralmente é exemplificada por muitos itens, embora também possa ser exemplificada por um único item. Um item pode ser somente o exemplar de uma manifestação.

    Gab. E

    (OLIVER, 2011, p. 24)


ID
2573770
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O tipo de documento produzido em papel ou meio eletrônico, publicado em intervalos de tempo regulares, que pode tratar de assuntos variados ou específicos é denominado:

Alternativas

ID
2578801
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Silva e Araújo (2014), publicações periódicas tratam de assuntos diversos, em fascículos, números ou partes, editadas a intervalos prefixados, por tempo indeterminado, em formato eletrônico ou impresso, e são identificados pelo International Standard Serial (ISSN). Sabendo disso, analise as proposições abaixo:


I – Diferentemente dos periódicos tradicionais, um periódico científico é definido como uma publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada por período pré-determinado.

II – O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), mantido pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis em bibliotecas brasileiras.

III – Os folhetos, as separatas, as revistas, os jornais e os boletins são importantes formatos de periódicos por conterem informações que não são facilmente encontrados em livros.

IV – O portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fonte de informação científica, oficialmente lançado no ano 2000, foi criado com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil.

V – O ISSN é utilizado para publicações que tenham periodicidade e sejam publicadas mais de uma vez, dentro de um período estabelecido.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2578810
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Complete as lacunas no trecho abaixo, retirado da obra Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais (CAMPELLO; CENDÓN; KREMER, 2000):


As dissertações e teses são documentos originados de cursos de pós-graduação stricto sensu. A publicação dessas obras em formato de ____________ é uma prática estimulada no Brasil pelo(a) ___________. Apesar de serem consideradas ___________, teses e dissertações não apresentam grandes problemas no que diz respeito a sua identificação e obtenção, pois sempre houve instituições interessadas na sua divulgação.

Alternativas
Comentários
  • A publicação da tese ou dissertação como artigo de periódico é uma prática que tem sido estimulada no Brasil pela CAPES; isso pode garantir melhor divulgação do documento.

  • Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 125):

     A publicação da tese ou dissertação como artigo de periódico é uma prática que tem sido estimulada no Brasil pela CAPES; isso pode garantir melhor divulgação do documento, mas exige um trabalho de compactação que, muitas vezes, o autor não está disposto a empreender.

    Embora consideradas como literatura cinzenta, teses e dissertações não apresentam grandes problemas no que diz respeito a sua identificação e obtenção, pois sempre houve instituições interessadas na sua divulgação.

    Gab. D

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.).  Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.


ID
2602798
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Accart (2012), o profissional de referência tem deveres (coluna II) em relação ao usuário e à informação (coluna I). Relacione, abaixo, aqueles referentes ao usuário ou à informação.


COLUNA I

1) Usuário

2) Informação


COLUNA II

( ) As informações que o profissional detém sobre os usuários e suas pesquisas são confidenciais e não podem ser divulgadas nem arquivadas por um longo período, o que caracteriza o respeito à confidencialidade.

( ) Sigilo profissional no que se refere a certas informações que lhe são confiadas.

( ) A informação fornecida deve ser fiel às fontes, as quais devem ser identificadas. O profissional é responsável pela informação fornecida, ou seja, pela conformidade com as fontes.

( ) Respeito aos direitos de autor no que se refere às fontes de informação citadas e utilizadas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Accart (2012, p.89-90):

    Deontologia do profissional de referência

    Em relação ao usuário:

    • acesso à informação: o profissional facilita o acesso a qualquer documento de que o usuário precise para sua própria informação; aqui se aplica a Declaração de Princípios da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação;
    • respeito aos usuários: não se deve adotar qualquer restrição baseada na etnia, condição social, nacionalidade, origem social, opção política ou religiosa;
    • confidencialidade: as informações que o profissional detém sobre os usuários e suas pesquisas são confidenciais e não podem ser divulgadas nem arquivadas por um longo período;
    • conformidade com as fontes: a informação fornecida deve ser fiel às fontes, as quais devem ser identificadas. Toda falha ou erro deve ser corrigido. O profissional é responsável pela informação fornecida.

    Em relação à informação:

    • responsabilidade no que toca ao acervo de documentos do qual é depositário;
    • respeito aos direitos de autor no que se refere às fontes de informação citadas e utilizadas;
    • validação e reconhecimento da importância do trabalho bibliográfico, principalmente os produtos de informação;
    • sigilo profissional no que se refere a certas informações que lhe são confiadas.

    Gab. D

    ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.

  • No caso da segunda afirmação "Sigilo profissional no que se refere a certas informações que lhe são confiadas", isso não é um compromisso com o usuário?

  • Tive o mesmo raciocínio, Louise. Essas questões copia e cola de livro são fodas porque permitem dupla interpretação, mesmo lendo o livro fica difícil lembrar de algum trecho em específico que eles cobram....

  • Esta questão está relacionada aos deveres do profissional de referência. Foi retirada do capítulo Deontologia e responsabilidade jurídica do profissional de referência.

    Acesso à informação: o profissional facilita o acesso a qualquer documento de que o usuário precise para sua própria informação; aqui se aplica a Declaração de Princípios da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação;

    Respeito aos usuários: não se deve adotar qualquer restrição baseada na etnia, condição social, nacionalidade, origem social, opção política ou religiosa;

    Confidencialidade: as informações que o profissional detém sobre os usuários e suas pesquisas são confidenciais e não podem ser divulgadas nem arquivadas por um longo período;

    Conformidade com as fontes: a informação fornecida deve ser fiel às fontes, as quais devem ser identificadas. Toda falha ou erro deve ser corrigido. O profissional é responsável pela informação fornecida.

    SEM PRECONCEITOS, CONFIDENCIALIDADE, FACILITAR O ACESSO E SER FIEL AS FONTES.

    Responsabilidade no que toca ao acervo de documentos do qual é depositário;

    Respeito aos direitos de autor no que se refere às fontes de informação citadas e utilizadas;

    Validação e reconhecimento da importância do trabalho bibliográfico, principalmente os produtos de informação;

    Sigilo profissional no que se refere a certas informações que lhe são confiadas.

    BONS ESTUDOS!!!!!!!


ID
2610325
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo, relativos a fontes de informação:


I. Informações Jornalísticas sobre a Amazônia: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente − BDIJAm.

II. Bibliografia Brasileira de Direito.

III. SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática.

IV. Sistema Pergamum − Universidade Federal do Amazonas


a. Base de dados de texto completo. 

b. Base de dados bibliográficos

c. Base de dados catalográficos.

d. Base de dados numéricos.


A correta correlação entre os agrupamentos é 

 

Alternativas
Comentários
  • BDIJAm - http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1197/1374

    SIDRA - https://sidra.ibge.gov.br/home/ipca/brasil

     

  • Para resolver a questão era só saber que Sistema Pergamum é uma base de dados catalográficos


ID
2610328
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Importantes fontes de informação, as bases de dados disseminam-se cada vez mais graças às redes de telecomunicação, sendo classificadas em

I. Bases de dados referenciais: encaminham o usuário a fontes primárias. São exemplos as bases de dados catalográficas e de diretórios.

II. Bases de dados de fontes: constituem-se nas próprias fontes primárias. São exemplos as bases de dados numéricos e de texto integral.

Observa-se que

Alternativas
Comentários
  • Tipos de bases de dados

    Bases de dados de referências encaminham ou orientam o usuário para uma outra fonte, que pode ser um documento, uma instituição ou um indivíduo, afim de obter informações adicionais ou conseguir o texto integral de um documento. Esta categoria abrange alguns tipos muito diversos de bases de dados:

    Bases de dados bibliográficos: que incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados. Informam ao usuário sobre o que foi publicado e onde se publicou e, na hipótese de a base conter resumos, apresentarão uma síntese do conteúdo do documento original;

    Base de dados catalográficos: que mostram o acervo de uma determinada biblioteca ou rede de biblioteca. Comumente, essas bases relacionam quais as monografias, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui em seu acervo, porém não proporcionam informações adicionais sobre o conteúdo desses documentos. As bases de dados catalográficos são um tipo especial de base de dados bibliográficos, porém, em virtude de sua orientação ser bastante diferente da de outras bases de dados bibliográficos convém identificá-las como uma categoria à parte;

    Bases de dados referenciais: que referenciam informações ou dados, como nomes e endereços de instituições, e outros dados característicos de guias, cadastros, etc.

    Bases de dados de fontes: contém os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original. Os dados encontram-se disponíveis quer em formato legível por computador, quer em formato impresso. As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo, em:

    Base de dados numéricos, que contém dados numéricos de vários tipos, inclusive dados estatísticos e de resultados de pesquisas;

    Bases de dados de texto integral, que contém notícias de jornal, especificações técnicas, programas de computador, etc.;

    Bases de dados textuais e numéricos, que contém um mistura de dados textuais e numéricos.

    Fonte: Biblioteca Eletrônica (ROWLEY)


ID
2610340
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo, relativos à informação jurídica:

I. Informação normativa.

II. Informação analítica.

III. Informação interpretativa.


a. Está protegida pela Lei de Direitos Autorais

b. Auxilia os operadores do direito na argumentação de casos semelhantes

c. Possui regras próprias de redação

d. Auxilia os operadores do direito na fundamentação teórica de seus trabalhos

e. Apresenta caráter imperativo e geral

f. É a resolução do conflito social pelo Estado


A correta correlação entre os agrupamentos é

Alternativas
Comentários
  • "Passos e Barros (2009, p. 94) afirmam: ― A informação jurídica pode ser gerada, registrada e recuperada, basicamente, em três formas distintas: analítica (por meio da doutrina); normativa (pela legislação) e interpretativa (com o emprego da jurisprudência)"
    Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4200/3/TCCG%20-%20Biblioteconomia%20-%20Amanda%20Cavalcante%20Perillo.pdf

    a. Está protegida pela Lei de Direitos Autorais
    II. Informação analítica

    b. Auxilia os operadores do direito na argumentação de casos semelhantes
    III. Informação interpretativa.

    c. Possui regras próprias de redação
    I. Informação normativa. 

    d. Auxilia os operadores do direito na fundamentação teórica de seus trabalhos
    II. Informação analítica

    e. Apresenta caráter imperativo e geral
    I. Informação normativa.

    f. É a resolução do conflito social pelo Estado
    III. Informação interpretativa. 


    Gabarito: LETRA E


ID
2627485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sabendo que a ação de transferência da informação engloba representação, recuperação e comunicação, com ênfase maior à representação, julgue o item a seguir.


Define-se banco de dados como um conjunto de informações específicas em meio eletrônico, com enorme capacidade de armazenamento e complexidade determinada pelas características do mundo real nele modeladas.

Alternativas
Comentários
  • Um banco de dados apresenta enorme capacidade de armazenamento e tende a tornar-se mais complexo dependendo das características do mundo real nele modeladas. 

    DANTAS, Célia Medeiros; CORDULA, Flávio Ribeiro; ARAÙJO, Wagner Junqueira. Análise da representação da informação em modelos entidade relacionamento como base em metadados. Archeion Online, João Pessoa, v.4, n.1, p.40-63, jan./jun. 2016.

  • Questão mal elabora e passível de recurso:

    O único problema da questão é o trecho informações em meio eletrônico, uma vez que não menciona o meio físico...porém, isso não a torna errada.

    "(Banco de dados (ou bases de dados) é um dos conceitos mais importantes de Ciência da Computação. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim. O conceito de Banco de Dados é intimamente relacionado à computação, no sentido de que a computação estuda a estruturação de dados e as operações que possam ser realizadas sobre estes dados.

    O conceito de Banco de Dados esta ligado à Biblioteconomia que é a ciência que estuda e trata o planejamento, a implementação, a administração e a organização da informação em unidades de informação (das quais podem ser citadas as bibliotecas, centros de documentação e informação, sistemas de informação, entre outros, nas organizações".

    A parte final da questão reproduz o trecho "Um banco de dados apresenta enorme capacidade de armazenamento e tende a tornar-se mais complexo dependendo das características do mundo real nele modeladas" do artigo mencionado abaixo.


    DANTAS, Célia Medeiros; CORDULA, Flávio Ribeiro; ARAÙJO, Wagner Junqueira. Análise da representação da informação em modelos entidade relacionamento como base em metadados. Archeion Online, João Pessoa, v.4, n.1, p.40-63, jan./jun. 2016.

  • RIR PRA NÃO CHORAR!

    Em 24/02/21 às 20:52, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 08/07/20 às 19:51, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 04/09/19 às 16:24, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

  • A questão aborda conhecimentos conceituais sobre bancos de dados. 

    Um banco de dados é uma coleção de informações armazenadas para determinado fim e contexto, geralmente agrupadas em meio eletrônico.  

    A complexidade é variável e reflete o fim e o contexto da realidade que o banco de dados representa.   

    Não há erro na definição apresentada, apenas uma informação que limita os bancos de dados ao meio eletrônico. Ainda assim, acredito que esta limitação não é suficiente para tornar a definição incorreta e, sendo assim, discordo do gabarito da banca. 

    Gabarito da Banca: ERRADO.

    Gabarito do Professor: CERTO em discordância com a banca. 


ID
2687119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo em vista que o bibliotecário deve estar preparado para enfrentar as dificuldades referentes às necessidades de informação de um determinado público, julgue o item que se segue.


A informação jurídica fundamenta-se em um tripé informacional: legislação, doutrina e jurisprudência. A doutrina é o conjunto normativo que regula a convivência social.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O conjunto normativo que regula a convivência social é a legislação.
  • Segundo Passos e Bastos (2009), doutrina é o conjunto de princípios expostos nos livros de direito, em que se firmam teorias ou se fazem interpretações sobre ciência jurídica. (PLÁCIDO ; SILVA, 1999, apud PASSOS, 2004). (...) além de constituir espaço para análise, reflexão, e discussão da legislação e da jurisprudência, apontando suas virtudes e imperfeições, tem também por objetivo facilitar a compreensão dos textos e documentos legais, servindo como embasamento teórico para a própria atuação jurídico-legislativa. Se revela por meio de documentos como livros, artigos de pesquisas, teses, etc.

  • Segundo Cunha (2020, p. 157-161):

    1) Legislação - As leis exercem papel primordial, pois, segundo Mendes & Foster Júnior (p. 77-78), tornam possível o exercício da Constituição, criando os fundamentos de justiça e segurança que garantam um desenvolvimento social harmônico.

    2) Jurisprudência - Em sentido amplo, é o conjunto de decisões proferidas pelos tribunais nos casos concretos sob sua responsabilidade; em sentido restrito, refere-se à decisão dos tribunais sobre um determinado ponto de direito.

    3) Doutrina - São os trabalhos que visam à interpretação das leis e dos processos jurídicos. Segundo Bergel (p. 79, apud Lima, p. 104-105), a doutrina cumpre o papel de aclaramento e organização do direito, de apresentação sistemática do sistema jurídico e das soluções por ele consagradas e que lhe compete integrar progressivamente.

    Gab. Errado

    CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2020. e-book pdf ISBN 978-65-80125-02-9. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/36747/1/LIVRO_ManualFontesInformacao.pdf

  • São três formas em que a documentação jurídica pode aparecer: 

    Analítica = Doutrina

    Normativa = Legislação

    Interpretativa = Jurisprudência

    Ou seja, a legislação é um conjunto de normas.


ID
2687122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo em vista que o bibliotecário deve estar preparado para enfrentar as dificuldades referentes às necessidades de informação de um determinado público, julgue o item que se segue.


As fontes de informação impressas geralmente são mais fáceis de descrever com precisão em uma bibliografia, por serem mais estáveis e sistemáticas do que as fontes eletrônicas ou digitais.

Alternativas
Comentários
  • As fontes impressas geralmente são mais fáceis de descrever com precisão numa bibliografia. Elas são tradicionalmente mais estáveis e sistemáticas do que as fontes eletrônicas ou digitais. (CUNHA, 2020, p.15)

  • A questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre as fontes de informação impressas e eletrônicas.

    As fontes de informação em meio eletrônico, principalmente aquelas em ambiente virtual, sofrem alterações com maior frequência e velocidade, diferente do que acontece nas fontes impressas. Isso se dá pelos custos mais altos e todo o processo para publicação de uma fonte impressa que pode ser demorada. As fontes digitais e eletrônicas, por sua vez, podem ser publicadas e atualizadas com maior rapidez.

    Logo, em uma descrição de fontes em uma bibliografia, as fontes impressas por serem dotadas de conteúdo mais estático, têm uma abordagem mais fácil neste caso.

    Gabarito do Professor: CERTO

  • "As fontes impressas geralmente são mais fáceis de descrever  com precisão numa bibliografia. Elas são tradicionalmente mais  estáveis e sistemáticas do que as fontes eletrônicas ou digitais

    Os recursos impressos ainda constituem uma base fundamental  para o fornecimento de informações pelo serviço de referência  das bibliotecas. Além dos recursos impressos, a rápida migração  dos recursos informacionais convencionais e o desenvolvimento  da nova informação num ambiente digital estão gerando fontes complementares ou únicas extremamente críticas para as necessidades de informação da população de jovens e adultos." (CUNHA, 2020, p. 15)

    CUNHA, M. B. Manual de fontes de informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36747. Acesso em: 23 ago. 2021.

    Gabarito: CERTO


ID
2697712
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as fontes de informação listadas a seguir, uma delas não se enquadra como fonte primária. Identifique-a:

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Diretórios

  • Conforme Vieira (2014, p. 137-139):

    Fontes primárias: produzidas pelo autor da pesquisa, com informações novas ou interpretações de ideias já conhecidas.

    É composta por relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, monografias, teses e dissertações, artigos de periódicos e científicos, patentes, normas técnicas, artigo científico, etc.

    As fontes secundárias organizam e filtram a informação de forma definida de acordo com sua finalidade.

    São compostas por enciclopédias, dicionários, manuais, tabelas, revisões de literatura, tratados, certas monografias e livros-texto, bases de dados, diretórios, anuários, etc.

    Fontes terciárias: têm função didática, ou seja, guiar o usuário facilitando a localização das fontes primárias e secundárias.

    São compostas por bibliografias de bibliografias, serviços e periódicos de indexação, resumos, catálogos coletivos, guias de literatura, etc.

    Gab. C

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

    Segundo Vieira (2014, p. 138):

  • Um diretório apresenta uma lista de nome de pessoas ou instituições organizadas numa ordem a qual pode ser alfabética, geográfica, profissional. (ACCART, 2012, p.62). 


ID
2744188
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao conjunto de operações que envolvem a coleta, o tratamento e a difusão da informação de materiais impressos e não convencionais denomina-se cadeia documental ou

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    "cadeia [...] c. documentária [...] conjunto de operações necessárias à produção, reunião, tratamento/processamento, difusão e utilização de documentos; ciclo documentário. <=> cadeia informacional."

  • Conforme Dias & Naves (2007, p. 70):

    Análise documentária: tem como objetivo a representação condensada da informação, para consulta e

    DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007. 116 p.

    Conforme Gil Leiva (2012, p. 64, 155):

    Processo documentário: é o conjunto de operações realizadas para a seleção, a aquisição, o registro e o tratamento dos documentos a fim de possibilitar seu armazenamento e , posterior recuperação.

    Ciclo documentário é composto por três operações básicas:

    coleta de documentos; tratamento de documentos (tratamento intelectual); e difusão de documentos.

    Gab. B

    Fonte: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf


ID
2744194
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Movimento de Acesso Aberto está baseado em alguns princípios referendados pela comunidade científica, como o princípio da fidedignidade da informação.
Esse princípio enfatiza

Alternativas
Comentários
  • Três princípios clássicos referendados pela comunidade científica:

    1º - Princípio da disseminação: refere-se à visibilidade dos resultados de modo que possam ser usados pela comunidade científica;

    2º - Princípio da fidedignidade: refere-se à revisão pelos pares com o intuito de conferir validade e qualidade ao conteúdo;

    3º - Princípio da acessibilidade: refere-se à organização, à permanência e ao acesso ao conteúdo científico pela comunidade científica.



  • 2º Princípio - Fidedignidade = revisão por pares

  • qual reposta certa?


ID
2744224
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No universo tipológico das fontes de informação gerais, destacam-se

Alternativas
Comentários
  • Obras gerais = obras de referência

    ex: enciclopédias, dicionários, atlas, índices, bibliografias;

  • Esta questão aborda conhecimentos gerais sobre as fontes de informação gerais.

    As fontes de informação de referência podem ser gerais ou especializadas. As fontes gerais como dicionários, dicionários, enciclopédias, mapas e globos abrangem uma grande de quantidade de informação ainda que dentro de uma temática específica. As fontes especializadas disponibilizam informações dentro de um formato específico voltado para um campo ou temática.

    As fontes gerais em geral dão informação suficiente para conhecer um assunto em nível superficial, sendo indicadas para o usuário que busca o primeiro contato com o assunto.

    Com base nestas informações, identificamos as alternativas como:

    a) ERRADO. Ambas as fontes tem funções bastante específicas e são voltadas para um público específico.

    b) ERRADO. As dissertações são fontes específicas pois abordam uma temática em particular. Os dicionários podem ser gerais.

    c) CERTO. Ambas as fontes apresentam as primeiras informações sobre um tema que pode ser verificado mais profundamente em fontes específicas.

    d) ERRADO. Ambas as fontes tem funções bastante específicas e são voltadas para um público específico.

    e) ERRADO. Ambas as fontes tem funções bastante específicas e são voltadas para um público específico.

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2744251
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Como a informação digital é facilmente manipulada, um problema jurídico para as bibliotecas digitais se refere à garantia de que o recurso digital se mantenha inalterado em relação ao original, seja exatamente aquilo que afirma ser e sua representação seja fidedigna e respeite determinadas regras.
Esse problema diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • Segundo a National Library of New Zealand (2003), os metadados de preservação contêm informações sobre:

    • políticas e técnicas de preservação adotadas;

    • efeitos da estratégia adotada;

    • gerenciamento de coleções;

    • gestão de direitos autorais;

    autenticidade do recurso digital.

     

    Fonte: Ci. Inf. vol.33 no.2 Brasília May/Aug. 2004

  • Conforme Tammaro e Salarelli (2008, p. 289-290):

    Autenticidade - como a informação digital é facilmente manipulada, um outro problema jurídico para as bibliotecas digitais diz respeito à garantia de autenticidade do recurso. Entende-se de autenticidade:

    • que o recurso digital se mantenha em relação ao original;
    • que seja exatamente aquilo que afirma ser;
    • que sua representação seja fidedigna e respeitem determinadas regras.

    Gab. C

    TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.


ID
2744314
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A base de dados que reúne informações e dados acerca de mais de um milhão de advogados e escritórios de advocacia em 160 países é a

Alternativas

ID
2746774
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A explosão bibliográfica, fenômeno comum a todas as áreas do conhecimento e talvez a característica mais visível das literaturas científicas, pode ser definida como a quantidade crescente de documentos científicos produzidos e a rapidez com que esse número aumenta (CAMPELLO; CEDÓN; KREMER, 2007). Em relação aos tipos de fontes de informação é correto afirmar, EXCETO:  

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 97, 153, 168, 183-184, 190):

    A literatura cinzenta não é uma forma nova de divulgação científica.

    Patente de invenção é o instrumento legal destinado a proteger a invenção aplicável à indústria, durante um prazo de tempo definido, contra cópias e quaisquer outros usos não autorizados pelo seu possuidor, de modo a permitir-lhe a exploração rentável dessa nova ideia.

    O documento de patente é, em tese, a mais importante fonte primária de informação tecnológica, pois permite o conhecimento de inovações fundamentais para a indústria, imediatamente e a partir da descrição original do invento.

    Outra função da literatura comercial é a de servir como fonte histórica. A literatura comercial aparece, comumente, sob a forma de folhetos, folders ou brochuras, denominados de catálogos de fabricantes ou catálogos de produtos, onde são descritas as características de um ou mais produtos de determinada empresa.

    Os trabalhos de revisão são estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática, dentro de um recorte de tempo, formando uma visão geral ou um relatório do estado-da-arte sobre um tópico específico, evidenciando novas ideias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada.

    Gab. A

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais (Orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

  • Literatura cinzenta ou doc. NÃO convencionais: são publicações NÃO comerciais! Produzidas em âmbito governamental, acadêmico, comercial e industrial.

  • A literatura cinzenta é considerada uma nova forma de divulgação da ciência devido à força que o movimento de acesso aberto à comunicação científica ganhou, para a pesquisa acadêmica, na última década.

    Errado, pois não é a literatura cinzenta que divulga e sim locais como repositórios, bibliotecas digitais, etc.


ID
2746816
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Naves e Kuramoto (2006), a partir da constatação da mudança de paradigma da posse da informação para o acesso à informação, nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a organização da informação passou a ser amplamente discutida, pois a necessidade e a satisfação do usuário são fundamentais para o trabalho do profissional da informação. Associe a COLUNA II à COLUNA I.


COLUNA I – Termo

1. Folksonomia

2. Hipertexto

3. Tesauro

4. Metadado

5. Ontologia


COLUNA II - Contexto da organização da informação

( ) Dispositivo que consiste na abordagem de estruturação e manipulação de textos caracterizados pela não linearidade textual.

( ) Dispositivo que tem como finalidade a identificação descritiva de cada entidade informacional presente nos documentos, a qual permite que programas de computador tratem ou processem melhor a informação contida no documento eletrônico.

( ) Dispositivo que tem como propósito compreender um domínio e classificar termos.

( ) Dispositivo de navegação social em que são exploradas as próprias preferências do usuário para classificar a relevância dos conteúdos.

( ) Dispositivo que consiste em um esquema de classificação composto de palavras e frases cuja organização objetiva facilitar a expressão de ideias em um texto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1. Folksonomia - é uma forma relacional de categorizar e classificar informações disponíveis na Web, sejam elas representadas em qualquer formato. Sua principal característica é a criação de tags (descritores) a partir do linguajar das pessoas que a utiliza.

    2. Hipertexto - termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperligações.

    3. Tesauro - vocabulário controlado e dinâmico de termos relacionados semântica e genericamente, cobrindo um domínio específico do conhecimento.

    4. Metadado - dados que representam informações contidas em outros dados.

    5. Ontologia - define os termos básicos e as relações, compreendendo o vocabulário de uma área de tópico, bem como as regras para a combinação de termos e as relações para definir as extensões do vocabulário.


    Letra A: 2, 4, 5, 1, 3

  • Não entendi essa questão. Como tesauro pode corresponder a ultima questão como diz o gabarito?Um tesauro não é composto de frases, apenas termos. Esse gabarito não está errado?


  • Respondendo a questão da Suelen:

    O tesauro possui um campo denominado Nota explicativa (NE) que permite incluir uma definição do termo ou uma orientação sobre como utilizá-lo em uma indexação.  Por isso está correto quando a questão diz "palavras e frases"


ID
2747734
Banca
Instituto Acesso
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de obra de referência, definida como uma obra compacta, que trata concisamente da essência de um assunto, tendo como finalidade principal servir como fonte de informações correntes e que é muito utilizada por cientistas e tecnólogos, no curso do desempenho profissional:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    O Glossary of Library terms, da ALA, define MANUAL como uma obra compacta, que trata concisamente da essência de um assunto, tendo como finalidade principal servir como fonte de informações correntes.

    ...

    Segundo GROGAN (1982), os manuais são os livros de referência mais usados por cientistas e tecnólogos, quando surge necessidade de informações objetivas no curso do desempenho profissional e, por isso mesmo, têm sido considerados instrumentos de trabalho.

    Fonte: Fontes de Informação para Pesquisadores Profissionais de Bernadete Santos Campello


ID
2769682
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As principais obras de referência disponibilizadas pelos serviços de recuperação da informação das bibliotecas digitais são

Alternativas
Comentários
  • É um tipo de questão possível de resolver por eliminação

    Sabemos que uma biblioteca digital possui documentos digitais, excluindo-se material impresso. Portanto alternativas B (enciclopédias impressas)  e C (acervo impresso) estão incorretas .

    Já as alternativas D e E trazem opções que não correspondem à obras de referência, como email, formulário, chat e videoconferência.

    Portanto só nos resta a alternativa A.

    Obras de referência são aquelas destinadas à consulta de informação específica e são instrumentos de disseminação da informação que reúne conhecimento. Essa definição se enquadra perfeitamente com as ferramentas base de dados e repositório digital.

    Os motores de busca e metabuscadores tem uma função semelhante aos catálogos, sendo instrumentos e busca e recuperação da informação

    Portanto, gabarito A 

  • por exclusão vc chega na certa.

    o enunciado está dizendo sobre obras de referência em MEIO DIGITAL

    A bases de dados, repositórios digitais, motores de busca, metabuscadores.

    B dicionários, enciclopédias impressas.

    C bibliografias, acervo impresso e digital.

    D correios eletrônicos (e-mail), formulário na web. FORA

    E Chat, videoconferência. FORA


ID
2785399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das fontes de informação, do desenvolvimento de bibliografias e da disseminação seletiva da informação na confecção e na adoção de recursos informacionais pelas bibliotecas, julgue o seguinte item.

As fontes de informação primárias são compostas por materiais como anais de congressos, legislação, normas técnicas, patentes, teses e dissertações.

Alternativas
Comentários
  • Fontes primárias: produzidas pelo autor da pesquisa, com informações novas ou interpretações de ideias já conhecidas. É composta por relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, monografias, teses e dissertações, artigos de periódicos e científicos, patentes, legislação, normas técnicas, artigo científico, etc.

    (VIEIRA, 2014, p.137-139).

    Gab. Certo

  • De acordo com Vieira (2014, p. 137-138):

    Fontes primárias: produzidas pelo autor da pesquisa, com informações novas ou interpretações de ideias já conhecidas.

    É composta por relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, monografias, teses e dissertações, artigos de periódicos e científicos, patentesnormas técnicas, artigo científico, conferênciaslegislaçãonomes e marcas comerciais, etc.

  • Fontes primárias mais comuns: Congressos e conferências, Legislação, Nomes e marcas comerciais, Normas técnicas, Patentes, Periódicos, Projetos e pesquisa em andamento, Relatórios técnicos, Teses e dissertações, Traduções e Livros.

ID
2785402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das fontes de informação, do desenvolvimento de bibliografias e da disseminação seletiva da informação na confecção e na adoção de recursos informacionais pelas bibliotecas, julgue o seguinte item.


As bibliografias são organizadas por ordem alfabética ou cronológica de autores e, em termos de cobertura, classificam-se como exaustivas ou seletivas, podendo trazer apenas a referência bibliográfica ou incluir anotações sobre o item analisado.

Alternativas
Comentários
  • As bibliografias podem ser organizadas por:

    ▸ Ordem alfabética

    ▸ Sistemática (de acordo c/ plano de classificação)

    ▸ Cronológica (data de adição) 

  • GABARITO: CERTO

    Para Cunha (2001) a bibliografia é uma lista de referências bibliográficas relativas aos diversos tipos de fontes de informação sobre determinado assunto ou pessoa. Em geral, é organizado por ordem alfabética ou cronológica de autores. Em termos de cobertura, pode ser exaustiva ou seletiva, podendo trazer apenas a referência bibliográfica ou incluir anotações sobre o item analisado. Os índices, também denominados bibliografias correntes, em geral indexam novos livros e artigos de periódicos. Podem incluir Resumos (abstracts) e são publicados com frequência variada e de modo regular.

    Fonte: CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001


ID
2785405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das fontes de informação, do desenvolvimento de bibliografias e da disseminação seletiva da informação na confecção e na adoção de recursos informacionais pelas bibliotecas, julgue o seguinte item.


O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) é um sistema de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas exclusivamente nacionais e disponíveis apenas em bibliotecas brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT.

    Os objetivos do catálogo coletivo são difundir, identificar e localizar publicações seriadas existentes no país; estabelecer políticas de aquisição de coleções; padronizar a entrada dos títulos conforme critérios internacionais; promover o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do COMUT.

  • Fonte: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/catalogo-coletivo-nacional-de-publicacoes-seriadas%28ccn%29

  • Nacionais e Internacionais

  • O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT. Os objetivos do catálogo coletivo são difundir, identificar e localizar publicações seriadas existentes no país; estabelecer políticas de aquisição de coleções; padronizar a entrada dos títulos conforme critérios internacionais; promover o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do COMUT. Criado, em 1954, pelo então Instituto Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (IBBD) constituiu-se, até sua automação em 1968, em um catálogo convencional em fichas, prestando informações in loco, por telefone ou correspondência. De 1970 a 1978, o sistema automatizado possibilitou a divulgação impressa do CCN por grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Agrícolas e Veterinárias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas. Em 1978, devido ao crescimento constante de novos títulos e acrescido do inter-relacionamento entre as áreas do conhecimento, o IBICT optou pela divulgação do CCN em microfichas reunindo todas as áreas. Em 1983, o IBICT iniciou o desenvolvimento do Sistema Integrado de Publicações Seriadas (SIPS). Desenvolvido em formato compatível com o International Serials Data System (ISDS), permitiu a otimização do processamento e maior flexibilidade no tratamento, armazenamento e intercâmbio de dados sob a forma de fita magnética. Em 1989, foi elaborado um estudo comparativo entre a norma de transcrição de dados de coleções usada no CCN e a norma NISO Z39. 44, da National Information Standards Organization. A contribuição do estudo resultou na ampliação da norma existente, propiciando a incorporação de características relevantes para catálogos coletivos. http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/ccn

ID
2785408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das fontes de informação, do desenvolvimento de bibliografias e da disseminação seletiva da informação na confecção e na adoção de recursos informacionais pelas bibliotecas, julgue o seguinte item.


Foi o advento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como, por exemplo, o uso de computadores, que permitiu o surgimento da disseminação seletiva da informação (DSI), a qual consiste no oferecimento aos usuários inscritos em listas periódicas e personalizadas trabalhos recém-incluídos nos sistemas da biblioteca que possam lhes servir de referências bibliográficas relevantes.

Alternativas
Comentários
  • Antes do surgimento das TICs já tínhamos serviços de disseminação seletiva:

    "Os serviços de DSI eram elaborados manualmente com base no acervo local de periódicos, para a produção de listas selecionadas de títulos e artigos e a distribuição de resumos a poucos usuários. Segundo Almeida (2008, p. 36) com o surgimento de novas tecnologias o serviço de DSI foi gradativamente incorporado aos formatos eletrônicos e aos sistemas informatizados"

    Fonte: Thiago Gomes Eirão. Disseminação seletiva da informação: uma abordagem. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

  • Antes das TICs já existia a disseminação seletiva. A TICs que ajudou no serviço de disseminação seletiva da informação a ficar um sistema mais automatizado

  • Sobre as origens:

    ▪︎ Surge na dec. 50/60 

    ▪︎ Hans Petter Luhn 

      ↳ IMB corporation

      ↳ Precursor da DSI 

    ▪︎ Objetivo de minimizar os esforços dos cientistas na busca de info. relevantes

    ▪︎ Vista como extensão do serviço de alerta e notificações correntes 

    ▪︎ Inicialmente elaboradas manualmente como base no acervo local de periódicos 

    ▪︎ Gradativamente incorporou formatos eletr. e sistemas inform. 

    ▪︎ Atualmente ocorre por sistema automatizado de recuperação de informações  

  • Os primeiros serviços de DSI eram realizados manualmente.

    Gabarito: E


ID
2785540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o seguinte item, a respeito de softwares para gestão de bibliotecas digitais e agregadores de conteúdo.


Apenas arquivos de texto podem ser armazenados e disponibilizados em bibliotecas digitais criadas com o software DSpace.

Alternativas
Comentários
  • Sistema para Construção de Repositórios Institucionais Digitais (DSpace)

    DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema foi criado de forma a ser facilmente adaptado. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital: documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros.

    Fonte: IBICT

    Gab. Errado

  • A questão requer do candidato conhecimentos específicos sobre as funcionalidades do (DSpace) - Sistema para Construção de Repositórios Institucionais Digitais, fornecido pelo IBICT.

    As bibliotecas digitais criadas com o software DSpace podem agregar uma grande diversidade de  material digital em seu gerenciamento, a saber: "documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros". (IBICT, 2018)

    Logo, os arquivos de texto são apenas uma das muitas opções de armazenamento e disponibilização do software.

    Gabarito do Professor: Errado

    Fonte: IBICT. Sistema para Construção de Repositórios Institucionais Digitais (DSpace). Apresentação. 25 out 2018. Disponível em <site IBICT>. Acesso em 15 de maio de 2020. 





ID
2795053
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Constituem fontes de informação primária e secundária, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Então livros são fontes secundárias?

  • http://magisterandre.blogspot.com/2013/02/fontes-primarias-secundarias-e.html

    tradução é primária. N sabia!

  • Complicado esse tipo de questão, cada hora considera uma fonte em um classificação diferente. o gabarito da questão , por exemplo, considera livro como fonte primária.

    Ainda segundo Campello, as fontes primárias são geralmente produzidos com a interferência direta do autor da pesquisa. Considerando o contínuo do modelo de Garvey e Griffith, estariam principalmente no início do processo, incluindo, por exemplo, relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, teses e dissertações, patentes, normas técnicas e o artigo científico (CAMPELLO, 2000, p. 31).

    Anais de Congressos, livros, teses, projetos de pesquisa, jornais, legislação, projetos em andamento, patentes, normas tecnicas, relatorios tecnicos.

  • Livros, teses e dissertações também podem ser fontes secundárias.

  • Acho que seria possível anular a questão, sem saber especificamente o tipo de livro não tem como saber se é primário ou secundário....

  • Eu li em algum comentário anterior q a FGV considera livro fonte secundária. Então se alguma questão for dela e for de fontrs lembrar disso.

  • Já vi tanto livros quanto traduções serem considerados ora como fontes primárias, ora como secundárias, dependendo da banca. Acho que nesse caso vale se ligar na banca do concurso para o qual vamos prestar prova e ver o entendimento dela no que se refere a algumas fontes.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre fontes de informação.

    As fontes de informação podem ser primárias, secundárias ou terciárias.

    As fontes de informação primárias correspondem ao primeiro estágio da informação, em sua forma mais original, sem maiores edições como foram produzidas pelos autores. Ex: artigos científicos, periódicos, anais de congressos, teses, dissertações, legislação, relatórios de pesquisa, autobiografias, entre outros.

    As fontes de informação secundárias são o desenvolvimento ou apropriação das fontes primárias em novas interpretações ou formatos, geralmente destinadas a um público mais amplo. Ex: livros, manuais, bibliografias, biografias, artigos de revisão, dicionários, enciclopédias, etc.

    As fontes de informação terciárias geralmente são aquelas que referenciam o conteúdo das fontes primárias e secundárias. Bibliografias de bibliografias, catálogos coletivos, guias e revisões de literatura e índices são alguns dos exemplos desse tipo de fonte.

    Abaixo classificaremos cada uma das fontes apresentadas no enunciado.

    a) Artigos de periódicos (primárias) e Livros (secundárias)*. CORRETO.
    b) Dicionários (secundárias) e bibliografias (secundárias). ERRADO.
    c) Diretórios (terciárias) e Revisões de Literatura (terciárias). ERRADO.
    d) Patentes (primárias) e Legislações (primárias). ERRADO.
    e) teses (primárias) e traduções (primárias)**. ERRADO.

    *Os livros podem ser considerados fontes primárias em casos mais raros. Em um âmbito acadêmico/científico, os livros são uma versão expandida ou condensada de um assunto discutido em fontes primárias. As publicações ficcionais em forma de livro poderiam ser consideradas primárias, mas ainda estas passam por uma série de edições e alterações entre a ideia original e a ideia disponibilizada.

    ** As traduções são tradicionalmente consideradas fontes primárias, pois pouco ou nada alteram do sentido da informação original, sendo apenas uma mudança de língua. Alguns autores consideram as traduções como uma forma de edição, o que as caracterizariam como fontes secundárias.

    Esta questão é um caso de escolher a alternativa “mais correta". A letra A é alternativa correta mas a letra pode levantar questionamentos e possíveis recursos.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • livro não é fonte secundária; gabarito errado

    FGV completamente errada . Ela não tem autoridade para determinar a indicação de uma fonte. Se é primária , secundária , terciária.


ID
2815720
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As fontes de informação dividem-se em:


I. primárias: jornais, leis, projetos em andamento, teses.

II. secundárias: enciclopédias, decisões judiciais, índices, bases de dados.

III. terciárias: bibliotecas, centros de documentação, guias bibliográficos, diretórios.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Fontes primárias


    São geralmente produzidos com a interferência direta do autor da pesquisa. Considerando o contínuo do modelo de Garvey e Griffith, estariam principalmente no início do processo, incluindo, por exemplo, relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, teses e dissertações, patentes, normas técnicas e o artigo científico (CAMPELLO, 2000, p. 31).


    Anais de Congressos, livros, teses, projetos de pesquisa, jornais, legislação, projetos em andamento,

    Normas Técnicas: Simplificam a produção em massa e por meio do processo de normalização asseguram a uniformidade do produto.

    Relatórios técnicos: Documentos que descrevem andamento e/ou resultados de pesquisas.

    Patentes: Instrumentos legais destinados a preservação da invenção, no âmbito da indústria, contra cópias durante um prazo determinado.


    Fontes secundárias


    Têm a função de facilitar o uso do conhecimento disperso nas fontes primárias. As fontes secundárias apresentam a informação filtrada e organizada de acordo com um arranjo definido, dependendo de sua finalidade. São representadas, por exemplo, pelas enciclopédias, dicionários, manuais, tabelas, revisões da literatura, tratados, certas monografias e livros-texto, anuários e outras (CAMPELLO, 2000, p. 31).


    Decisões judiciais, bases de dados, índices, catálogos de bibliotecas, bibliografias, dicionários e enciclopédias.


    Fontes terciárias: (bibliografias: para a CESPE)


    Função de guiar o usuário para as fontes primárias e secundárias.

    São as  bibliotecas, centros de documentação, bibliografias, almanaques, os serviços de indexação e resumos, os catálogos coletivos, os guias de literatura, guias bibliográficos, os diretórios.


    Após a publicação do artigo relatando a pesquisa em periódico científico, são principalmente as fontes secundárias e terciárias que ocorrem no contínuo do fluxo (CAMPELLO, 2000, p. 31).



  • Única chance se acertar é quando for fazer a provar, observar o que a banca considera como primária, secundária e terciaria, pois nunca vi um assunto para ter tantas respostas diferentes... afff


ID
2832589
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As fontes de informação são constituídas por diversos tipos de itens informacionais, classificados como fontes primárias, secundárias e terciárias. São exemplos de fontes primárias:

Alternativas
Comentários
  • Fontes primárias: produzidas pelo autor da pesquisa, com informações novas ou interpretações de ideias já conhecidas. É composta por relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, monografias, teses e dissertações, artigos de periódicos e científicos, patentes, normas técnicas, artigos científico, etc.

    (VIEIRA, 2014, p.138).

    Gab. C

  • livro?

  • Ah que ótimo! Agora livro é fonte primária também ¬¬


ID
2832601
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As fontes de informação acadêmica têm se democratizado muito nos últimos anos, principalmente com o movimento de acesso aberto, alcançado por duas vias: a via dourada e a via verde. A via dourada se refere

Alternativas
Comentários
  • Segundo Baptista, Ana Alice. et al. (2007, p.5):

    Via Verde - é o auto-arquivamento, pelos autores ou seus representantes, dos artigos publicados nas revistas científicas em repositórios, disciplinares ou institucionais.

    Via Dourada - [...] é por meio de revistas de acesso livre, que não restringem o acesso e o uso do material que publicam e não cobram assinatura nem taxas de acesso, e usam outros métodos (por exemplo, taxas de publicação, publicidade, etc.) para cobrir as suas despesas.

    BAPTISTA, A. A. et. al. Comunicação científica: o papel da Open Archives Initiative no contexto do acesso livre. Enci. Bibli.: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Forianópolis, n. esp., 1° sem. 2007.

    Gab. B

  •  A via verde representa o uso de repositórios institucionais de Acesso Aberto a ser gerido pelas instituições produtoras de conhecimento científico, para o armazenamento e disseminação da produção científica de seus pesquisadores.


    Já a via dourada passa pela criação de revistas científicas de Acesso Aberto.

  • Via verde - repositórios institucionais - acesso aberto (auto arquivamento)

    Via dourada - revistas científicas - acesso aberto


ID
2855671
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, relacionadas com a NBR 6021, que estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem a publicação periódica técnica e/ou científica, impressa e/ou eletrônica.


I. O Conselho Editorial é o grupo de pessoas encarregadas de elaborar as diretrizes, estabelecendo o perfil políticofilosófico editorial de uma editora.

II. A Comissão Editorial é o grupo de pessoas responsáveis pela seleção de textos a serem publicados, que se enquadrem na política editorial estabelecida pelo Conselho Editorial.

III. O Editor é responsável pela direção de uma publicação.


Ocorre que:

Alternativas
Comentários
  • 3.3 comissão editorial comissão técnica comissão cientifica grupo de pessoas responsáveis pela seleção de textos a serem publicados, que se enquadrem na política editorial estabelecida pelo conselho editorial 

    3.4 conselho editorial grupo de pessoas encarregadas de elaborar as diretrizes, estabelecendo o perfil político-filosóficoeditorial de uma editora

    3.9 editor responsável pela direção de uma publicação

    Questão errada

  • conforme NBR 6021, as três alternativas estão corretas. A questão deveria ser anulada.

  • De acordo com a 6021: 3.8 editor: Responsável pela direção da publicação.

  • Letra C; As três estão corretas, então a I e II estão corretas, certo? Só não falam nada sobre a III.

    Confuso, mas... \o/

  • 3.9 editor responsável pela direção de uma publicação

  • I. Conselho editorial é o grupo de pessoas encarregadas de elaborar as diretrizes, estabelecendo o perfil político-filosófico-editorial de uma editora.

    II. Comissão editorial, comissão técnica ou comissão científica é o grupo de pessoas responsáveis pela seleção de textos a serem publicados, que se enquadrem na política editorial estabelecida pelo conselho editorial. 

    III. Editor é o responsável pela direção de uma publicação.

    Resposta: C


ID
2855674
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos elementos pré e pós-textuais de um artigo científico impresso, de acordo com a NBR 6022:


I. Glossário

II. Resumo em língua estrangeira.

III. Resumo em língua portuguesa.

IV. Identificação e disponibilidade (DOI ou endereço eletrônico).

V. Datas de submissão e aprovação.


a. Elemento pré-textual.

b. Elemento pós-textual.


A correlação correta entre os dois agrupamentos é:

Alternativas
Comentários
  • 5.3 Elementos pós-textuais Os elementos pós-textuais são constituídos de: a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; b) resumo em língua estrangeira; c) palavras-chave em língua estrangeira; d) nota(s) explicativa(s); e) referências; f) glossário; g) apêndice(s); h) anexo(s).


    Essa questão deveria ser anulada.

  • houve uma atualização em 2018.

  • Questão desatualizada

  • Por que a questão está desatualizada?

    de acordo com a NBR 6022 de 2018 (pag. 4), são elementos pré textuais: título no idioma do documento, titulo em outro idioma, autor, resumo no idioma do documento, resumo em outro idioma, data de submissão e aprovação, identificação e disponibilidade

    e elementos pós textuais: referencias, glossário, apêndice, anexo, agradecimento

    GAB: A

    a norma fala em resumo no idioma do documento, enquanto a questão fala em resumo na língua portuguesa, o que seria passível de anulação. Mas não entendi o que não está atualizado, como consta nos comentarios.

    Alguem?

  • A prova foi aplicada no período de transição da atualização da norma.
  • A atualização da norma não torna a questão errada.

    NBR 6029/2018

    Elementos pré-textuais

    Título no idioma do documento (obrigatório)

    Título em outro idioma (opcional)

    Autor (obrigatório)

    Resumo no idioma do documento (obrigatório)

    Resumo em outro idioma (opcional)

    Datas de submissão e aprovação do artigo (obrigatório)

    Identificação e disponibilidade (opcional)

    Elementos pós-textuais

    Referências (obrigatório)

    Glossário (opcional)

    Apêndices (opcional)

    Anexo (opcional)

    Agradecimentos (opcional)

  • I. Glossário – Elemento pós-textual

    II. Resumo em língua estrangeira. – Elemento pré-textual

    III. Resumo em língua portuguesa. – Elemento pré-textual

    IV. Identificação e disponibilidade (DOI ou endereço eletrônico). – Elemento pré-textual

    V. Datas de submissão e aprovação. – Elemento Pré-textual

    Resposta: A

  • OBS.: Pessoal a questão não está errada. Ela está conforme a ABNT NBR 6022, segundo o comando da questão.

    E Conforme a ABNT NBR 6022 (2018, p. 4):

    5 Estrutura

    Elementos pré-textuais:

    • Título no idioma do documento (obrigatório);
    • Título em outro idioma (opcional);
    • Autor (obrigatório);
    • Resumo no idioma do documento (obrigatório);
    • Resumo em outro idioma (opcional);
    • Datas de submissão e aprovação do artigo (obrigatório);
    • Identificação e disponibilidade (opcional).

    Elementos textuais:

    • Introdução (obrigatório);
    • Desenvolvimento (obrigatório);
    • Considerações (obrigatório).

    Elementos pós-textuais:

    • Referências (obrigatório);
    • Glossário (opcional);
    • Apêndice (opcional);
    • Anexo (opcional);
    • Agradecimentos (opcional).

    Gab. A


ID
2855677
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo, relacionados a definições de termos aplicados na NBR6027.


I. Índice.

II. Hyperlink.

III. Sumário.


a. Texto ou imagem com conexão eletrônica que remete a outro documento eletrônico ou website.

b. Enumeração das divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

c. Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.


A correlação correta entre os dois agrupamentos é:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6027

    3.1 hyperlink

    texto ou imagem com conexão eletrônica que remete a outro documento eletrônico ou website.

    3.2 índice

    lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.

    3.4 sumário

    enumeração das divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

    Gab. E

  • I. Índice. Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.

    II. Hyperlink. Texto ou imagem com conexão eletrônica que remete a outro documento eletrônico ou website.

    III. Sumário. Enumeração das divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem grafia em que a matéria nele se sucede

    Resposta: E

  • Esta questão aborda o uso da norma ABNT NBR 6027 que especifica a apresentação de sumários em documentos de qualquer tipo.

    Para resolver esta questão, o candidato não precisa conhecer necessariamente o texto da norma, visto que os conceitos cobrados nas assertivas fazem parte dos conhecimentos básicos da área de documentação.

    Abaixo indicaremos a relação correta bem como o item da norma que a define entre parênteses:

    I – Índice corresponde à letra C: “Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto". (3.2)

    II – Hyperlink corresponde à letra A: “Texto ou imagem com conexão eletrônica que remete a outro documento eletrônico ou website". (3.1)

    III – Sumário corresponde à letra B: “Enumeração das divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede". (3.4).

    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
2855680
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a NBR 6034, que estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices,

Alternativas
Comentários
  • 4.2 Quanto ao enfoque, o índice pode ser:


    a) especial, quando organizado por:

    ʊ autores;

    ʊ assuntos;

    ʊ títulos;

    ʊ pessoas e/ou entidades;

    ʊ nomes geográficos;

    ʊ citações;

    ʊ anunciantes e matérias publicitárias;


    b) geral, quando combinadas duas ou mais das categorias indicadas na alínea a).

    Exemplo: Índice de autores e assuntos.

  • a) O índice pode complementar informações não expressas no documento, tais como nomes completos, datas de identificação, nomes de compostos químicos etc. INCORRETA

    b) CORRETA

    c) Na verdade, o índice deve ser organizado com um padrão lógico e facilmente identificável pelos usuários. INCORRETA

    d) Recomenda-se a apresentação das entradas em linhas separadas, com recuo progressivo da esquerda para a direita para subcabeçalhos. INCORRETA

    e) Quando necessário, o cabeçalho pode ser qualificado por uma expressão modificadora que lhe explicite o significado. INCORRETA

    Resposta: B


ID
2858386
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As fontes de informação são usualmente categorizadas como primárias, secundárias ou terciárias. São exemplos de fontes secundárias

Alternativas
Comentários
  • Fonte primária: patentes, relatórios técnicos, teses e anais de congresso

    Fonte secundária: dicionários, enciclopédias e artigos de revisão.

    Fonte terciária: bibliografias e almanaques (depende da banca...)

  • Conforme Vieira (2014, p. 137-139):

    Fontes primárias: produzidas pelo autor da pesquisa, com informações novas ou interpretações de ideias já conhecidas.

    É composta por relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, monografias, teses e dissertações, artigos de periódicos e científicos, patentes, normas técnicas, artigo científico, etc.

    As fontes secundárias organizam e filtram a informação de forma definida de acordo com sua finalidade.

    São compostas por enciclopédias, dicionários, manuais, tabelas, revisões de literatura, tratados, certas monografias e livros-texto, bases de dados, diretórios, anuários, etc.

    Fontes terciárias: têm função didática, ou seja, guiar o usuário facilitando a localização das fontes primárias e secundárias.

    São compostas por bibliografias de bibliografias, serviços e periódicos de indexação, resumos, catálogos coletivos, guias de literatura, etc.

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

    Gab. A

  • Fontes Primárias > São as produzidas diretamente pelo autor da pesquisa.

    Exs.: Relatórios técnicos; Anais; Teses; Dissertações; Patentes; Normas Técnicas; Artigos de periódicos; Projetos de pesquisa em andamento.

    Fontes Secundárias > Trazem a informação agrupada/organizada, tendo a função de facilitar o uso da informação “dispersa” nas fontes primárias.

    Exs.: Enciclopédias; Dicionários; Bibliografias; Índices; Bases e bancos de dados; Livros.

    Fontes Terciárias > São guias às fontes primárias e secundárias, trazendo uma síntese ou consolidação de informações.

    Exs.: Bibliografias de bibliografias; Catálogos de bibliotecas, centros de informação e livrarias; Diretórios; Guias de literatura; Revisões de literatura.

    Disponível em: https://www.infonormas.com.br/2016/07/26/conheca-os-3-tipos-basicos-de-fontes-de-informacao-para-sua-pesquisa/


ID
2927308
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Durante longo tempo o acervo das bibliotecas se constituiu num indicador de sua importância e qualidade, nos dias atuais todavia deve-se considerar a necessidade de um acervo ótimo, constituído de materiais informacionais em diferentes suportes, mas também a sua capacidade de disponibilizar acesso remoto a materiais eletrônicos, alguns de acesso aberto e gratuito e outros de acesso restrito, muitas vezes pagos. No contexto das bibliotecas das universidades federais brasileiras são exemplos de fontes de informações disponíveis aos usuários, de acesso livre e de acesso pago, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Biblivre - Software livre e gratuito de gerenciamento de bibliotecas e de acervos.

    Pergamum - Software para gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação.

    BIREME - Centro Especializado da OPAS/OMS para a cooperação técnica em informação e comunicação científica em saúde na Região das Américas.

    Repositórios Institucionais - Sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisa de instituições de ensino e de pesquisa, utilizando um software.

    Portal de Periódicos da CAPES - Criado para possibilitar o acesso à produção científica mundial, atualizada e de qualidade, o Portal de Periódicos CAPES disponibiliza bases de dados textuais e referenciais em todas as áreas do conhecimento.

    SciELO - Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

    Gabarito: C


ID
2927341
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São fontes de referência:

Alternativas
Comentários
  • Dicionário, enciclopédia, glossário, tesauro.

    letra "B"

  • Por exclusão de forma coerente, chegamos a resposta B.

    C,E - contem livros.

    A , D- contem artigos

  • FONTES DE REFERENCIA ; DICIONÁRIO, ENCICLOPEDIA , TESAURO


ID
2985103
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O produto de informação elaborado com base em um conjunto de artigos publicados na imprensa e comentários relativos a um mesmo tema ou a um mesmo acontecimento, em diferentes jornais, é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Pode-se também desenvolver o trabalho de clipagem em redes sociais, blogs, webjornais, rádio e televisão. Para isso, há inúmeras ferramentas que colaboram para a agilidade do trabalho.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clipping