-
CERTO!
A cultura organizacional diferencia uma empresa diante de seus concorrentes.
-
Uma cultura organizacional sadia faz com que os funcionários fiquem engajados e isto muda o clima e faz com que as pessoas tenham melhor rendimento. Mas isto seria o suficiente para dar vantagem competitiva à organização?
-
questao deveria ser anulada... a cultura afeta POSITIVAMENTE ou NEGATIVAMENTE... depende da perpeçao de quem tá dentro...
se eu achar a cultura da minha empresa uma bosta, isso pode sim afetar de forma negativa o meu desempenho... Seria o conceito de cultura fraca, provavelmente...
-
Acredito que o cidadão autor da questão errou no português!!
A questão estaria correta se ele tivesse utilizado a expressão "à medida que" (proporcionalidade)
Segue o baile!!
-
Luis, a questão não falou que a cultura organizacional afeta apenas de modo positivo.
-
Khada... Realmente nao falou, mas torna a questao totalmente sujeita a interpretacoes.. Poderia ser dada como certa ou errado..
Isso parece coisa de FCC, copia e cola.. questao feita por estagiario....
dizer "afeta..........vantagem competiva....." torna totalmente subjetiva e sujeita a uma DUZIA de interpretaçoes..
Veja alguns conceitos:
Desvantagens
- Quando os valores compartilhados não são aqueles necessários para melhorar a eficácia da organização
• Quando a cultura diverge das necessidades do ambiente (interno e externo).
Pode:
‒ Se tornar uma barreira à diversidade
‒ Causar resistência a mudanças (internas e externas)
‒ Subestimar outros grupos e pontos de vista
‒ Prejudicar a comunicação e o convívio com outros grupos (choque de culturas)
‒ Institucionalizar-se
- passa a ser valorizada por si só e não pelos bens e serviços
-
Gabarito CERTO:
Questão bastante interpretativa:
Imagine a seguinte situação:
Determinada organização tem uma cultura organizacional forte, fazendo com que seus colaboradores estejam engajados em bater as metas propostas=====> Essa postura representará uma vantagem competitiva frente a outra organização cuja cultura não é capaz de engajar os colaboradores que consequentemente não se importam tanto em bater as metas.
Obs:
O examinador poderia usar tanto "à medida que" quanto "na medida em que", pois em ambos os casos, a questão estaria correta, olha só:
Na medida em que= CAUSA ==> Ou seja, a causa de a organização bater metas é o fato de que a cultura é tão forte que engaja todos os seus colaboradores nos objetivos organizacionais.
À medida que= PROPORÇÃO ==> Ou seja, quanto mais forte é a cultura, mais engajados com os objetivos organizacionais serão os funcionários.
Resumindo, a cultura pode ser SIMULTANEAMENTE a causa e a gradação do envolvimento dos funcionários
Bons estudos!
-
Questão coringa......
-
A cultura organizacional é a identidade da empresa.
CULTURA -> trata-se de um conjunto de ideias, conhecimento e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. DNA/identificação da organização.
- fenômeno profundo.
- mais enraizada, difícil de mudar.
- conjunto de costumes organizacionais, capaz de controlar e influenciar o comportamento das pessoas na organização.
- caráter descritivo NÃO AVALIADA.
leia-se o "afeta" não como negativamente.... até pq a questão não disse isso. Assim que interpretei.
Cultura forte tem um impacto maior sobre o comportamento dos funcionários e estão mais diretamente relacionadas à redução da rotatividade. Os valores são essenciais, intensamente acatados e amplamente compartilhados. Aumenta a consistência do comportamento, funciona como um substituto da formalização. O apego aos costumes é mais arraigado, difícil de novas mudanças.
Em uma cultura organizacional forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados pelos colaboradores. GAB CERTO.
GAB CERTO
-
Lembrando:
À medida que = proporção
Na medida em que = causa
-
Errei a questão, no entanto concordo plenamente com o Juarez. O verbo "afetar" não tem cunho negativo, algo pode ser afetado tanto positivamente quanto negativamente e levando esse raciocínio em consideração não faz diferença se na questão temos uma conjunção causal "na medida em que".
A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas (TANTO POSITIVAMNTE QUANTO NEGATIVAMENTE) nas organizações.
Boa análise Juarez, grato.
-
Pode-se evidenciar que a cultura organizacional tem uma influência direta sobre a eficácia das organizações e que os responsáveis pela gestão devem estar aptos a identificar todos os aspectos relacionados com a cultura e, com isso, possibilitar um ambiente favorável às mudanças necessárias.
fonte: http://fcc.edu.br/pdf/20171108160120artigo62-75.pdf
-
CULTURA FORTE → os valores principais são respeitados e compartilhados.
Quanto mais os membros de uma organização respeitam e compartilham seus valores, mas forte é sua cultura E MAIS VANTAGEM COMPETITIVA TERÁ.
Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento.
Estudos indicam que a cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos seus funcionários e geram um desempenho superior para a organização.
-
Amigos, afetar está no sentido de influenciar, podendo influenciar positivamente no exemplo de competitividade entre os membros da organização que podem trazer resultados positivos em face à concorrência.
Portanto, o gabarito está CORRETO
-
Aquela questãozinha pro examinador ver a lista de aprovados, não achar o nome do peixinho e mudar o gabarito, alterando o resultado de mais de 5 mil candidatos.
Eu AMO estudar para concursos. :)
-
Qualquer gabarito dado pela Banca poderia haver discordância. Mais uma das milhares de questões ambíguas do CESPE. Se ela tivesse dado como errado, choveria argumentos para justificar o erro. Infelizmente questões assim é bem subjetiva, com isso prejudicando aqueles que realmente estudam. Todas as provas do CESPE tem várias questões desse tipo, ai para acertar não necessita de estudos e sim da sorte.
-
Gab Certo
A Cespe sempre colocará palavras que sejam polissêmicas para nos confundir.
-
Culturas organizacionais fortes e bem trabalhadas criam um ambiente fértil para o engajamento de colaboradores e, por conseguinte, maior vantagem competitiva para a organização.
Outra questão do mesmo concurso ajuda a responder.
Q928557 "Uma cultura forte apresenta como ponto negativo a elevada rotatividade da força de trabalho, devido ao clima interno de alto controle comportamental". Gabarito: ERRADO
-
Nao existe isso de polissêmicas.. Concurso não é prova de mae dinah, nao pode haver 2 respostas para a mesma questão
E outra.
"Culturas organizacionais fortes", nao é sinonimo de "culturaa organizacional"..
entao nao adianta ficar copiando e colando conceitos q nao respodem a questão..
Essa quetão deveria ser anulada, mas com certeza a cespe deve ter pegado essa assertiva de algum livro bosta do chiavenato e por isso vai ficar assim mesmo...
-
tá, até concordo que afetar faz menção á influenciar, más, pode ser para o lado positivou ou negativo. Como saber para que lado a questão está indicando em situações como esta?? Por teoria e estudo é impossível responder... há meu ver as duas resposta pode ser certa..
-
Ficaria melhor se dissesse para qual lado afetaria. Lado positivo ou negativo por exemplo.
-
Há um erro ABSURDO na questão: o uso de na medida em que ao invés de á medida que. Não vou aprofundar no português, mas essencialmente: a primeira conjunção (NA medida em que, a que foi a usada na questão) é causal e equivale a porque. Uma forma de reescrever o afirmativa que conserva seu sentido orginal:
"A cultura organizacional afeta a eficácia organizacional PORQUE fornece vantagem competitiva para a organização"
É isso que é dito ali em cima, na questão. E aí, você concorda que essa afirmação está correta? Sendo essa a redação (e é!) o gabarito só poderia ser ERRADO, pois a cultura não necessariamente fornece vantagem competitiva à organização. Mas sabendo que o gabarito da questão foi CERTO, não há dúvida de que o examinador usou o NA medida em que, que passa ideia de causa, como já dito, quando a ideia que ele tinha a intensão de passar era a de proporção, À medida que ou À medida em que. Vejam como ficaria:
"A cultura organizacional afeta a eficácia organizacional À MEDIDA QUE fornece vantagem competitiva para a organização"
OU
"A cultura organizacional afeta a eficácia organizacional À PROPORÇÃO QUE fornece vantagem competitiva para a organização"
Afirmação que claramente está correta. O problema e a confusão dessa questão não vêm se não da inabilidade, já antes demonstrada, do examinador de Gestão de Pessoas com a nossa flagelada língua portuguesa. E para não deixar passar em branco: em qualquer caso, conjunção causal ou proporcional, deveria haver uma vírgula logo antes dela, por introduzir oração subordinada adverbial. Parece que nem isso ele acerta.
-
Realmente questão ambígua, posto que, ele se refere a vantagem, logo deveria se referir a uma cultura organizacional forte, necessariamente. Poderia ser anulada!
-
afeta = influencia. a questão não diz que determina a eficácia. Mas, a questão gera polêmica sim.
-
Acho que só o fato de a questão dizer que "...fornece vantagem competitiva para a organização," já tira a ambiguidade da questão no que diz respeito a qual lado (positivo ou negativo) a cultura influencia. Opinião minha.
-
CERTO.
Ótima explanação, a da Érika Fernandes!
-
Envolvendo um pouco de Português na parada. O conectivo "na medida que" da uma ideia de causa e efeito. Visto isso, vamos transcrever a assertiva:
"A cultura organizacional que oferece vantagem competitiva para a organização afeta a eficácia organizacional".
Olhando a questão assim, fica mais fácil identificar que ela está certa, ainda que possa haver prejuízo semântico nessa reescrita que eu fiz. Acho que meio "força barra" o examinador afirmar categorigamente que a cultura organizacional, por si só, sem levar em conta se ela é forte ou fraca, possa oferecer vantagem competitiva. Mas como há uma relação de causa e efeito na questão, acho válido a reescrita.
-
Questão ambígua!
Mais uma vez é jogar a moedinha para cima e seja o que o CESPE quiser!
-
Uma cultura organizacional não é sempre favorável. Pode-se citar a maioria das repartições públicas que prestam serviço direto ao cidadão, onde se tem uma cultura organizacional sem qualquer senso de urgência e com um perigoso grau de desconexão com o indivíduo que precisa do serviço prestado. Neste caso, claramente, a cultura organizacional é negativa.
Da mesma forma, se pode citar os trabalhadores encarregados dos remendos na malha rodoviária: o capricho é inexistente e as emendas ficam, via de regra, em desnível com o restante do pavimento. Cultura organizacional negativa, pois o comportamento geral dos membros da organização/entidade é o de não prezar por um trabalho bem executado.
-
Interpretei a palavra afetar de forma errada... Realmente pode afetar positiva ou negativamente... aff
-
-
Só eu que entendi o "afetar" como um ponto negativo ?! rsrs
-
Questão ambígua. Eu entendi afetar, como algo negativo e não positivo como o Professor explicou no video.
Não mede conhecimentos, é contar com a sorte em uma questão dessas.
-
Gab: CERTO
Contar com talentos exige recrutamento eficaz, programas de treinamento, implementação de programas de capacitação, acompanhamento contínuo do desempenho obtido, bem como com uma Cultura Organizacional que estimule a colaboração e o compartilhamento de conhecimento para fornecimento de uma vantagem competitiva para a organização.
Andrea Ribas e Cassiano Salim, Gestão de Pessoas para Concursos. pág, 51.
-
Errei por achar que o verbo "afetar" se referia á algo negativo.
-
Segundo Stephen Robbins (2014), cultura organizacional pode ser conceituada da seguinte forma:” sistema de significado compartilhado mantido por membros, que distingue a organização de outras organizações.”
A partir desse conceito de cultura, podemos fazer algumas constatações:
1. A Cultura Organizacional é um elemento organizacional intrínseco, ou seja, faz parte da essência da organização, do seu íntimo.
2. A Cultura Organizacional é um elemento distintivo. Em outras palavras, é um elemento que torna uma organização diferente de outra, por isso é uma fonte de vantagem competitiva.
3. Em razão da Cultura Organizacional, os indivíduos de uma organização tendem, ao longo do tempo, partilharem valores, crenças e atitudes em comum. Nesse sentido, a cultura organizacional também funciona como um instrumento de controle dos membros de uma organização.
Quando falamos de vantagem competitiva referimo-nos a um fator distintivo entre uma organização e outra. A cultura é, por excelência, uma fonte de vantagem competitiva, pois ela extremamente difícil de ser copiada, pois possui elementos intrínsecos e de difícil percepção.
Considerando que a cultura permeia todas as atividades, comportamentos e atitudes dos indivíduos não há dúvidas que ela afeta a eficácia organizacional (capacidade da organização atingir seus objetivos).Disso, temos que o enunciado está correto.
Faço uma pequena ressalva: caso o enunciado tivesse algum termo exclusivo como “sempre”, “em todo caso”, ele estaria errado, pois a cultura pode afetar tanto positivamente, quanto negativamente a eficácia organizacional. Assim, pode ser fonte tanto de vantagem competitiva, quanto de desvantagem competitiva a depender das circunstâncias.
Gabarito: Certo
-
Esse verbo "afetar" foi pra ferrar mesmo com o candidato!
-
A palavra "afeta" está no sentido de "influencia". Logo, é vista de forma positiva.
-
A questão está péssima a meu ver não pelo "afeta", mas pelo fato de afirmar como uma regra que a cultura oferece vantagem competitiva. Ora, nem toda cultura é benéfica e, consequentemente, torna a empresa competitiva. Existem culturas opressoras, autocráticas e que tornam seus colaboradores meros repetidores de processos... o que não gera eficácia. Enfim... CESPE e suas ambiguidades.
-
Um adendo aos colegas, acredito que também estaria certa a assertiva se estivesse assim:
"A cultura organizacional afeta a eficácia organizacional na medida em que enfraquece vantagem competitiva para a organização."
ou seja, não importa se essa influência é positiva ou negativa, a cultura afeta a eficacia e a competitividade