-
GABARITO: ERRADO
A cultura forte é aquela que é compartilhada profundamente por todos os seus membros, havendo pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais e alto impacto sobre o comportamento. A cultura fraca é aquela que não está amplamente enraizada em todos os membros, que possuem várias divergências sobre suas questões culturais centrais, gerando baixo impacto no comportamento. (ESTRATÉGIA CONCURSO)
-
Gabarito: Errado
As culturas fortes têm um impacto maior sobre o comportamento dos funcionários e estão mais diretamente relacionadas à redução da rotatividade. Em uma cultura forte, os valores são essenciais, intensamente acatados e amplamente compartilhados. Uma cultura forte terá uma influência maior sobre o comportamento de seus membros por causa do grau de compartilhamento e intensidade que cria um clima interno de alto controle comportamental. (Andreia Ribas e Cassiano Salim, 2013)
-
ERRADO.
A principal desvantagem que uma cultura organizacional forte e bem sólida pode causar é impedir ou mesmo prejudicar os processos de mudanças organizacionais, quando forem necessários.
-
Errado
Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.
Culturas fracas: São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.
-
GABARITO ERRADO
CULTURA FORTE:.Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização das outras. Temos sete características básicas que conjuntamente, captam a essência da cultura de uma organização;
CULTURA FRACA: As organizações com cultura fraca são as que possuem uma cultura que permite e aceita mudanças com maior facilidade. Por exemplo, seria uma empresa pequena e jovem que, como estaria no início de suas operações, facilitaria que a administração comunicasse os novos valores.
-
Complementando...
Uma cultura forte aumenta a consistencia do comportamento. Nesse sentido, pode-se dizer que uma cultura forte funciona como um substituto da formalizacao. as regras e regulamentacoes da formalizacao agem para controlar o comportamento dos funcionarios. Uma formalizacao intensa na organizacao gera previsibilidade, ordem e consistencia. Uma cultura forte pode fazer o mesmo sem necessidade de documentacao escrita.
( Gestao de pessoas para concurso, Andrea Ribas e Cassiano Salim, 4 edicao)
-
culturas fortes = menor rotatividade
-
Cultura forte: homogênea- valores acatados e compartilhados, identidade, senso de união.
Cultura fraca- heterogênea- há pouco ou não há valores compartilhados.
-
Gabarito Errado.
Observem que a palavra alto controle não se encaixa perfeitamente na cultura forte, pois a confiança sobre ela é maior, logo é ao contrário o controle comportamental é muito menor.
I)A cultura forte é aquela que é compartilhada por todos os membros da organização, havendo pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais e alto impacto sobre o comportamento dos funcionários.
II) A cultura fraca é aquela que não está amplamente enraizada em todos os membros, por isso eles possuem várias divergências sobre suas questões culturais centrais, gerando baixo impacto no comportamento dos funcionários.
-
Cultura forte tá tudo dominado. Não precisa controlar o que já estar compartilhados
Cultura fraca nada dominado. Controlar os ânimos...
-
A cultura forte :
→ compartilhada profundamente por todos os seus membros
→ Há pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais
→ ALTO impacto sobre o comportamento.
→ BAIXA ROTATIVIDADE
→ HÁ consistência de seus comportamentos ao longo do tempo ( CESPE JÁ COBROU )
A cultura fraca : EMPRESA IGUAL SALA DE AULA DO PROFESSOR GIRAFALES.. TODOS FALANDO AO MESMO TEMPO , GRITANDO ...
→ NÃO ESTÁ ENRAIZADA em todos os membros
→ Há VÁRIAS DIVERGÊNCIAS
→ BAIXO impacto no comportamento.
-
O que seria essa rotatividade ?
-
Leandro... "A rotatividade de Pessoal (ou Turnover em inglês), no contexto de Gestão de Pessoas, está relacionada com o desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los, ou seja, a rotatividade é caracterizada pelo fluxo de entradas (admissões) e saídas (desligamentos, demissões, remanejamentos e aposentadorias) de pessoas em uma organização."
-
Obrigado, Lainne Nati!
-
É só você pensar em uma grande empresa e com uma cultura forte tipo Honda, ou outra do seu gosto. Ao entrar lá, você repara, facilmente
funcionários com 10, 15, 20 anos de empresa. Logo, não há elevada rotatividade.
-
ERRADO (isso é característica da cultura fraca)
QUANDO A ORGANIZAÇÃO POSSUI UMA CULTURA FORTE, AS PESSOAS SE IDENTIFICAM COM O TRABALHO, O QUE GERA UM BAIXO ÍNDICE DE ROTATIVIDADE.
" Uma cultura forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e compartilhados pelos seus membros. O tamanho da organização, a rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são alguns dos fatores que tornam a cultura forte ou fraca. Quanto mais os membros de uma organização respeitam e compartilham seus valores, mais forte é sua cultura! Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional, e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento.Estudos indicam que a cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos seus funcionários e gera um desempenho superior para a organização."
- Rodrigo Rennó-2013.
-
Cultura FORTE = Baixa rotatividade
Cultura FRACA = Alta rotatividade
Obs: Só pensar assim, se os valores são altamente compartilhados (Cultura forte) os empregados tendem a permanecer na empresa.
-
Uma cultura forte apresenta como ponto negativo a elevada rotatividade da força de trabalho, devido ao clima interno de alto controle comportamental.
Penso que o erro está em estabelecer causalidade entre clima interno de alto controle E elevada rotatividade. Alto controle provoca baixa rotatividade, e não elevada.
Quanto à primeira afirmação do quesito, acredito que esteja correta. Ora, se uma das características da cultura forte é a baixa rotatividade, a elevada rotatividade seria um ponto negativo de uma cultura forte.
-
A cultura forte é aquela pouco adaptável, pois é resistente á mudanças e a cultura fraca é aquela adaptável e mais aberta ámudanças. Não acredito que a rotatividade seje um ponto negativo, pois ela pode ocorrer na cultura fraca também. Um ponto negativo da cultura forte é a mente fechada para novas idéias, não tentar correr risco para melhorias, ficando ali estagnada na mesma concepção.
-
Bora diferenciar cultura forte e fraca de cultura rígida e flexível.
-
Quem disse que uma cultura forte necessariamente será negativa?
-
Leandro,
Ninguem aguenta na empresa
-
Culturas fortes – O impacto é muito maior sobre o comportamento dos colaboradores e estão diretamente relacionadas com redução da rotatividade e as fracas são facilmente mudadas.
A cultura quando é forte, seus valores essenciais sobre a organização são intensamente acatados e compartilhados. Quantos mais membros forem aceitos e maior for o comportamento com eles, mais forte será a cultura. O resultado desse tipo de cultura é o índice baixo de rotatividade da força de trabalho.
Uma cultura forte demonstra alto grau de concordância dos membros sobre o ponto de vista da organização. É unânime a geração dos propósitos que gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional.
-
QUESTÃO ERRADA: Uma cultura forte apresenta como ponto negativo a elevada rotatividade da força de trabalho, devido ao clima interno de alto controle comportamental.
Na cultura forte as pessoas vestem a camisa da organização e autuam como zumbis (sim, mestre!). Na cultura fraca as pessoas reclamam o tempo todo, questionam e, por fim, partem para novos empregos - o que implica em alta rotatividade. Segue outra questão CESPE para corroborar o que estou dizendo:
QUESTÃO CERTA: Em uma cultura organizacional forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados pelos colaboradores.
Resposta: Errada.
-
"As culturas fortes têm um impacto maior sobre o comportamento dos funcionários e estão mais diretamente relacionadas à redução da rotatividade".
"Em uma cultura forte, os valores são essenciais, intensamente acatados e amplamente compartilhados."
Andréia Ribas, Cassiano Salim.
-
Culturas fortes
Nas organizações que adotam a cultura forte, os seus valores são compartilhados fortemente pela maioria dos funcionários, além de influenciar comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony e Honda estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.
Culturas fracas
As organizações com cultura fraca são as que possuem uma cultura que permite e aceita mudanças com maior facilidade. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem que, como estaria no início, facilitaria que a administração comunicasse os novos valores.
-
Pra quem ficou difícil associar as ideias:
uma organização de cultura forte jamais seria de rotatividade alta; se muita gente entrasse e saísse dela (alta rotatividade), ela não conseguiria manter sua cultura forte, entendeu? Seria tanta movimentação que tudo o que caracteriza uma cultura organizacional seria perdido...
-
Na verdade, uma cultura forte possui como ponto positivo a baixa rotatividade e absenteísmo, justamente porque as pessoas já aceitam as ideias e valores da organização, gerando união e comprometimento. O clima interno não precisa exercer alto controle, pois os membros, naturalmente, já agem conforme a cultura da organização, porque aquilo é aceito por todos. Portanto, gabarito ERRADO.
Gabarito: E
-
Gab: ERRADO
As Culturas Fortes têm um impacto maior sobre o comportamento dos funcionários e estão mais diretamente relacionadas à REDUÇÃO DA ROTATIVIDADE. Em uma cultura forte, os valores são essenciais, intensamente acatados e amplamente compartilhados. Uma cultura forte terá uma influência maior sobre o comportamento de seus membros por causa do grau de compartilhamento e intensidade que cria um clima interno de alto controle comportamental.
Andrea Ribas e Cassiano Salim, Gestão de Pessoas para Concursos. pág, 422.
-
Uma das formas de classificarmos as culturas organizacionais utiliza como critério de classificação o nível de coesão e de compartilhamento de valores. Dizemos que uma cultura é forte quando os seus membros são coesos, compartilham de muitos valores e adotam comportamentos similares.
Se existe coesão (união) entre os membros da organização, a tendência é que tenham níveis mais baixos de rotatividade. Afinal, os membros da organização compartilham os mesmos valores e almejam, portanto, permanecer juntos. Vale destacar, inclusive, que uma das formas de provocar mudanças na cultura organizacional forte é justamente desligando empregados de modo a minar a coesão do grupo e, assim, implantar novos valores e crenças.
Em resumo: cultura forte = + coesão, + compartilhamento de valores, - rotatividade. O enunciado contraria essa lógica, por isso está errado.
Gabarito: Errado
-