SóProvas


ID
2785687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a motivação e liderança, julgue o próximo item.


A organização deve conferir direitos formais a seus executivos, para assegurar-lhes capacidade de liderança eficaz.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    De acordo com Robbins (2002),

    A origem da influência pode ser formal, como a conferida por um alto cargo na organização. O fato de a organização conferir a seus administradores alguns direitos formais, não lhes assegura a capacidade de liderança eficaz. A liderança não sancionada – aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal da organização – é geralmente tão importante quanto a influência formal, ou até mais. Em outras palavras, os líderes podem surgir naturalmente de dentro de um grupo ou por indicação formal.

     

    http://www.inovarse.org/filebrowser/download/8888 pág 13

  • nem todo chefe é lider

  • MESMO QUE A ORGANIZAÇÃO CONFIRA AOS SEUS EXECUTIVOS DIREITOS FORMAIS, A EFICÁCIA NA LIDERANÇA NÃO ESTARÁ GARANTIDA. NEM TODO BOM EXECUTIVO É UM BOM LÍDER E NEM TODO LÍDER É UM BOM EXECUTIVO.

  • Pra quem não entendeu, o erro está em destaque.

    Lembre-se sempre do nosso "estimado" presidente, Temer tem direito formal para governar o Brasil, mas não o enxergamos como lider.

    A organização deve conferir direitos formais a seus executivos, para assegurar-lhes capacidade de liderança eficaz

  • Entende-se que o gestor (chefe) só será líder quando sua liderança for aceita, sancionada, legitimada por seus liderados. Liderança nada mais é do que a forma de direção baseada no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados.

     

    - Cristiana Durán. Gestão de Pessoas. Coleção Concursos Públicos. 1ª ed. 2016. Editora Juspodivm, pág. 248.

     

    Gabarito: Errado.

  • O Poder legal não garante a liderança

  • A liderança é informal; ela emerge do grupo. As pessoas seguem o líder devido à crença dos liderados. O gerente, por sua vez, representa autoridade formal, sendo o produto de um único fator, qual seja, o cargo a ser ocupado, de tal forma que o gerente é obedecido devido à relação de comum acordo entre a chefia e os subordinados. CERTO.


    GAB ERRADO.

  • GAB ERRADO. Liderança nasce da pessoa e não do cargo. 

  • ERRADO

     

    A liderança ocorre de forma espontânea ! Independe da posição hierárquica ou do que está formalizado !

     

    "A liderança é informal; ela emerge do grupo quando a conjuntura social, econômica e política demonstra essa necessidade, sendo um produto de inúmeros fatores, tais como as características do liderado, do líder e o tipo de missão ou tarefa demandada. As pessoas seguem o líder devido à crença dos liderados."

     

    ANDREIA RIBAS E CASSIANO SALIM, PÁG. 182, ED. 2013.

  • Temerrrrrrr, vc me paga.

  • ESSA MATERIA NAO ME CABE. NAO CONSIGO ENTENDER QUE RAIVA, DA VONTA DE CHORAR.

  • Há chefe que não é líder, tal como líder que não é chefe.

  •  

    Clifton eu tambem tenho muita dificuldade de entender mas não vamos desistir... 

     

    Força, Foco e Fé

    Persistencia

  • entendo que o poder formal nao garante liderança, mas a questão esta falando em organizaçoes, execultivos e isso me faz entender que existe uma fomalidade em conferir esses direitos.

  • ERRADO

    Direitos formais--> Não garante liderança---->Facilita

  • Lider diferente de chefe. Chefe é quem necessita de autoridade formal. Lider pode nem ter autoridade alguma ...

  • A organização deve conferir direitos formais a seus executivos, para assegurar-lhes capacidade exercer PODER, nao liderança, pois liderança pressupoe a capacidade de representar aquele determinado grupo e aquele grupo se sentir representado pelo lider, a liderança nao se exerce pelo poder formal ou sozinho.

  • Nem todo o chefe é uma pessoa com capacidade de ser líder. O erro da questão está na palavra: assegurar, pois o fato de a empresa dar este poder formal de chefe não assegurará que a pessoa será um líder, pois liderança depende de talento individual de cada um.

  • Ter direitos formais NÃO assegura capacidade de liderança eficaz. 

     

    Ou seja, não é por que você tem um cargo de chefia que você tbm tem capacidade de ser um líder eficaz.

  • È preciso mais que o poder formal conferido para liderar. É preciso governabilidade que é a legitimidade e habilidade para governar ou liderar.
    A propria liderança informal ou carismática é muitas vezes mais eficaz que a liderança formal na pratica.

  • para ser um lider não precisa ser um chefe,

    pode ser um colega com grande conhecimento que influencia equipe

  • Só imaginei que pra ser líder não precisa ter autoridade formal.

  • liderança formal e nata não são divergentes e sim complementares

    quando menor o grau de instrução do administrado maior a necessidade e eficicacia a liderança formal

    Para mim o gabarito é esquisito

  • conferir direitos formais = cargos

     

    um bom lider nao precisa de um cargo pra ser lider; com o perdao da redundancia...kkk

  • Ai, ai...isso se aplica ao serviço público? Totalmente hierarquizado, competência definida. etc. Chefe é chefe e subordinado é subordinado ninguém invade o quadro de ninguém, pois precisa está formalizado onde começa e termina a obrigação de cada um.

  • Decorem para sempre: líder é aquele que tem legitimidade perante os subordinados por conta de deferência (desperta admiração nas pessoas). Não é aquele que possui poder sobre os demais por conta do organograma da organização que define quem manda em quem. A liderança nada tem a ver com aspectos formais da organização, pelo contrário, tem a ver com aspectos informais - da relação no dia-a-dia, ou seja, de simples atos como o incentivo e apoio que se recebe, do tapinha nas costas e comandos como "mandou bem demais, fulano".


    Resposta: Errada.

  • NÃO CONFUNDIR AUTORIDADE X PODER.

  • Liderança não é garantida por direitos formais, e sim a AUTORIDADE.

  • A questão não disse que esses direitos formais assegurariam uma liderança eficaz, mas sim a capacidade disso. Pra mim, ter capacidade de fazer algo é ter a potencialidade para aquilo. Logo, tais poderes não seriam necessários para que os executivos tenham a capacidade de exercer uma liderança eficaz não? Discordo demais desse gabarito, mas vida que segue

  • NEM TODO LÍDER NECESSITA DE UM SUPERIOR QUE DÊ-LHE O TÍTULO DE "LÍDER"

  • Afirmativa falsa, pois a autoridade formal não assegura o exercício da liderança. Pode acontecer de um chefe/gerente ser, ao mesmo tempo, líder, mas pode também não acontecer. Não é porque a pessoa possui um cargo de chefia, por exemplo, que ela vai conseguir influenciar o comportamento das pessoas, inspirá-las. Então, a palavra “assegurar” torna o item ERRADO.

    Gabarito: E

  • A LIDERANÇA PODER SER LÉGÍTIMA OU SE SER DE FATO...

    A AUTORIDADE / LIDERANÇA LEGÍTIMA NÃO GARANTE A LIDERANÇA DE FATO...

    DO CONTRÁRIO UM SIMPLES FUNCIONÁRIO PODER TER A LIDERAÇA DE FATO...

  • Gab: ERRADO

    A Liderança é Informal; ela emerge do grupo quando a conjuntura social, econômica e política demonstra essa necessidade, sendo um produto de inúmeros fatores, tais como as características do liderado, do líder e o tipo de missão ou tarefa demandada. As pessoas seguem o líder devido à crença dos liderados. Ou seja, um líder não precisa ser formalmente designado. O Gerente, por sua vez, representa a autoridade formal, sendo o produto de um único fator, qual seja, o cargo a ser ocupado, de tal forma que o gerente é obedecido devido à relação de comum acordo entre a chefia e os subordinados.

    Andrea Ribas e Cassiano Salim, Gestão de Pessoas para Concursos. pág, 329.

  • Os direitos formais não garantem uma liderança efetiva, eis que um sujeito pode exercer, por exemplo, liderança independente da posição em que se encontre dentro da organização ou mesmo de estímulos, de ter sido promovido ou não. Por outro lado, a presença ou ausência de direitos formais poderá sem dúvida influenciar no grau de motivação.

  • Diferença entre Liderança x Gerência

     

    MPCE 2020: O gerenciamento consiste em monitorar, supervisionar e controlar pessoas e suas atividades, ao passo que a liderança transmite a visão empresarial e promove inspiração aos empregados, fazendo as organizações funcionarem de maneira mais fluida para alcance da estratégia organizacional.

    Esse conceito foi trazido pelo CESPE agora em 2020 na prova de técnico para o MPCE. Nele, pode-se perceber o posicionamento da banca ao diferenciar Liderança e Gerência.

    Por sua vez, na questão de 2018, a banca novamente trouxe essa diferenciação afirmando, em resumo, que uma liderança eficaz (ou seja, capaz de alcançar objetivos organizacionais) é possível quando se mescla tanto o poder formal - dado pela organização - quanto o poder de influência interpessoal - que não é algo que a organização não pode dar, mas que ela pode fazer com que seus líderes DESENVOLVAM ao longo dos processos de T&D.

    Reparem, pois, nos erros da questão : A organização deve conferir direitos formais a seus executivos, para assegurar-lhes capacidade de liderança eficaz.

    Assim, gabarito ERRADO.

  • GABARITO: ERRADO

    A autoridade formal não assegura o exercício da liderança. Pode acontecer de um chefe/gerente ser, ao mesmo tempo, líder, mas pode também não acontecer. Não é porque a pessoa possui um cargo de chefia, por exemplo, que ela vai conseguir influenciar o comportamento das pessoas, inspirá-las. Então, a palavra “assegurar” torna o item incorreto.

  • A liderança é a capacidade de influenciar indivíduos para a realização de objetivos. Essa influência pode ser formal ou não. De acordo com Robbins, o fato de a organização conferir a seus administradores alguns direitos formais, não lhes assegura a capacidade de liderança eficaz. A liderança não sancionada – aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal da organização – é geralmente tão importante quanto a influência formal, ou até mais. Em outras palavras, os líderes podem surgir naturalmente de dentro de um grupo ou por indicação formal.

    Gabarito: ERRADO

  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • As vezes é complicado responder questão do Cespe. Tem horas que uma palavra é entendida de forma denotativa e torna a questão errada; outras vezes utiliza-se determinada palavra de forma conotativa, devendo ser entendida pelo contexto.

    Certo: Os indicadores GARANTEM a uniformidade e a objetividade durante a gestão e a avaliação de desempenho.

    Errado: A organização deve conferir direitos formais a seus executivos, para ASSEGURAR-LHES capacidade de liderança eficaz.