SóProvas


ID
2785780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de diversos aspectos pertinentes à arquivologia contemporânea, julgue o item que segue.

Os cursos de arquivologia em nível superior no Brasil constituem uma importante conquista da Associação dos Arquivistas Brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

     

    O discurso da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB, criada em 1971), na década de 1970 nem sempre foi o discurso de propostas para os problemas dos arquivos. Embora considerasse tal aspecto, há recorrente ênfase na organização da classe com status universitário e critérios de exclusão da alteridade não tolerada. Em consequência disso, observa-se uma demanda direta ao governo para que se crie a graduação em Arquivologia bem como a regulamentação da profissão de arquivista (SILVA; ORRICO, 2012).

     

    A Associação dos Arquivistas Brasileiros BUSCAVA uma reserva de mercado que se associava claramente ao anseio desse coletivo pelo controle estatal sobre o livre exercício do trabalho arquivístico, até então desempenhadas sem qualquer exigência de formação prévia (SILVA; ORRICO, 2012).

     

  • Graças aos esforços da Associação dos Arquivistas Brasileiros, foi criada em 1971 a regulamentação do profissional Arquivista, pelo Decreto nº 6.546, de 4 de julho de 1978.

  • Segundo o Diretório Brasil de Arquivos (DIBRAQ), a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB)

    "foi fundada em 20 de outubro de 1971 como entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter técnico, científico, cultural, profissional e de pesquisa. Dentre as suas finalidades, destacavam-se: contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais de arquivo e da arquivologia, cooperar com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, em tudo o que se relacionasse a arquivos e à arquivologia, e promover a difusão do trabalho e do conhecimento arquivístico."

    Segundo a AARS (Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul, "a AAB participou significativamente da institucionalização da Arquivologia no país."

    Eliezer Pires da Silva e Evelyn Goyannes Dill Orrico, no artigo "O projeto da Associação dos Arquivistas Brasileiros para o campo arquivístico" levantam as diversas influências práticas da Associação que contribuíram em muitos cenários para o desenvolvimento da arquivologia no Brasil.

    Atualmente, a AAB encontra-se desativada.  

    Fonte: SILVA, Eliezer Pires da. Orrico, Evelyn Goyannes Dill. O projeto da Associação dos Arquivísticas Brasileiros para o campo arquivístico. Perspectivas em Ciência da Informação, v.20, n.3, p.85-100, jul./set. 2015.  

    Fonte: Diretório Brasil de Arquivos
      
    Gabarito do Professor: CERTO.