SóProvas


ID
2785897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da análise diplomática e tipológica de documentos de arquivo, julgue o item subsecutivo.


A tipologia documental pode ser empregada na avaliação documental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

     

    Bellotto (2014, p.348) ao traçar o campo de aplicação da tipologia, explica que esta pode ser útil em vários segmentos da Arquivística:

    1. No arranjo (nos arquivos permanentes, portanto) e mesmo na elaboração dos planos de classificação (nos arquivos correntes, portanto).

     

    2. Na descrição, já que vai esclarecer se os conteúdos veiculados em um determinado formato jurídico podem ou não ser acatados.

     

    3. No serviço aos usuários. Quando designadas as funções que o investigador deseja averiguar, as tipologias, se corretamente identificadas, facilitarão o acesso aos documentos certos, supondo que os documentos estejam diplomaticamente corretos.

     

    4. Na avaliação, porque as tabelas de temporalidade só chegarão a seu objetivo se baseadas numa identificação das espécies documentais e das respectivas funções, a qual só a tipologia pode proporcionar.

  • Tipologia, Questão Certa.
  • "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo":

    O emprego da Tipologia Documental no que-fazer-arquivístico é recente, pois foi iniciado, em meados da década de 1980, pelo Grupo de Trabalho dos Arquivistas Municipais de Madri. Tem-se mostrado vantajoso nos vários segmentos do processamento documental, tais como:

    1) na classificação/arranjo, por facilitar o entendimento da composição das séries;

    2) na descrição, esclarecendo que os conteúdos veiculados em determinado formato jurídico têm certos dados que são fixos e outros variáveis, e que este conteúdo liga-se de forma obrigatória à espécie que o veicula;

    3) no serviço aos usuários, pois a identificação dos tipos documentais traz informações antecedentes e exteriores ao próprio conteúdo do documento, fundamentais para sua compreensão dentro do conteúdo jurídico-administrativo de produção;

    4) na avaliação, porque as tabelas de temporalidade partem da identificação das funções refletidas nas séries documentais que se quer avaliar para estabelecer o destino dos documentos.

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (págs 93-94)

  • GAB.: C

    Correto, pois a análise tipológica tem diversos benefícios como:

    1) Na classificaçãoarranjo pois facilita o entendimento da composição;

    2) Na descrição pois esclarece os conteúdos veiculados em determinados formatos jurídicos e há certos dados que são fixados e outros variáveis;

    3) No serviço aos usuários, pois a identificação dos tipos documentais traz informações antecedentes e exteriores ao próprio documento;

    4) Na avaliação, pois as tabelas de temporalidade partem da identificação das funções refletidas nas séries documentais que se quer avaliar para estabelecer o destino dos documentos.

  • Resolução: a avaliação documental consiste em uma análise feita pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, que determina por quando tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental. A tipologia deve ser empregada na avaliação documental porque é necessário conhecer o tipo documental (espécie + função) para proceder com a avaliação.

    Exemplo: o conjunto documental formado pela tipologia Contrato de Prestação de serviço, representa a função x da instituição e deve ficar por x tempo na fase corrente, x tempo na fase intermediária, recebendo como destinação final a eliminação.

    Resposta certa

  • O Manual "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de Arquivo", diz que a classificação/arranjo, a descrição, o serviço aos usuários e a avaliação são afetados positivamente pelo uso das tipologias documentais. 

    No caso da avaliação, especificamente, o uso da tipologia documental é benéfico porque a tabela de temporalidade, que é um produto da avaliação, utiliza as funções que estão refletidas nas séries documentais, que são formadas pelas tipologias. A espécie documental só dá informação sobre a estrutura do documento. Agora, a espécie aliada à função (tipologia) fornece informações sobre o contexto do documento dentro das funções institucionais. 

    Por esse motivo, a tipologia pode ser empregada na avaliação, pois ela fornecerá elementos que contribuirão para o entendimento dos documentos no seu contexto de produção e, dessa forma, o processo de avaliação será facultado.

    Fonte: Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e tipológica de documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Nacional, 2002.  

    Gabarito do Professor: CERTO.