SóProvas


ID
2785939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do escopo do gerenciamento e da preservação de documentos digitais arquivísticos, julgue o item a seguir.

A adoção de softwares padronizados e a preservação de tecnologia são exemplos de estratégias recomendadas para a preservação digital.

Alternativas
Comentários
  • "Como se pode observar na literatura utilizada, várias estratégias estão sendo estudadas e avaliadas a fim de que se consiga uma solução em longo prazo para preservação de documentos digitais. O esforço é justificado pela importância que a informação cada vez mais exerce na sociedade. Concluiu-se que muitas são as ações neste sentido, mas que ainda não existem consensos no que diz respeito às técnicas e metodologias utilizadas, apesar do número de estratégias de preservação ser crescente, nenhuma destas foi até ao momento universalmente aceita. A preservação dos documentos em formato digital desafia os arquivistas. O desafio está na criação de ambientes organizacionais apropriados para a ação."

     

    Fonte: Estratégias, critérios e políticas para preservação de documentos digitais em arquivos 

    http://revista.ibict.br/ciinf/article/viewFile/1336/1515

  • Acho que o erro está na "preservação da tecnologia". Uma vez que a tecnologia esta em constante mudança não podemos ficar presos a uma determinada tecnologia.


  • Eu achei essa questão super difícil e até agora não estou convencida do gabarito.

    O CONARQ disponibilizou um documento que define muito bem as diferenças entre estratégias de manutenção e estratégias de preservação.

    Estratégias de manutenção: são o requisito mínimo necessário para proteger e manter a acessibilidade de cópias autênticas de documentos arquivísticos digitais. Existem oito estratégias principais de manutenção. Todas são necessárias para garantir que os componentes digitais dos documentos existirão por tempo suficiente para que as estratégias de preservação possam ser aplicadas.

    1) Atribuição clara de responsabilidades

    2) Fornecimento da infraestrutura técnica adequada.

    3) Manutenção, suporte e substituição do sistema.

    4) Transferência regular de dados para novos meios de armazenamento.

    5) Adote condições adequadas para meios de armazenamento.

    6) Redundância e localização geográfica.

    7) Segurança do sistema.

    8) Planejamento em caso de desastre

    Estratégias de preservação: Além das estratégias de manutenção, todos os preservadores de documentos arquivísticos são responsáveis por estabelecer um sistema de preservação confiável para expressar uma ou mais estratégias de preservação.

    1) Uso de padrões

    - Formatos autodescritivos (preservação de objeto persistente, marcação).

    - Encapsulamento.

    - Restrição da gama de formatos a serem geridos (normalização).

    - Conversão.

    2) Dependência Tecnológica

    - Preservação da tecnologia.

    - Confiança na compatibilidade descendente ou reversa.

    - Reengenharia de software.

    - Visualizadores e conversão no ponto de acesso.

    - Emulação.

    3) Abordagens não digitais.

    4) Restauração de dados.

    Eu simplesmente não entendi. Nas estratégias de preservação são citados o "uso de padrões" e a "preservação da tecnologia". E o item considerou como errado??? Uai. Pra mim o uso de padrões tem muito a ver com softwares padronizados. Seria uma categoria ampla que inclui categorias mais simples.

    Alguém também chegou nessa conclusão? Ou eu viajei total na maionese?? HELPPP

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/Diretrizes_produtor_preservador.pdf (págs 40-43)

  • Estratégia de preservação digital é toda ação voltada para que a informação registrada em bites fique protegida e, dessa forma, o acesso possa ser facultado.

    Softwares padronizados são um entrave, pois não permitem que as instituições modifiquem, acessem e executem o código fonte, portanto, não são recomendados. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Boa noite,

    Colegas, vejam:

    "... A maioria dos estudos apresenta uma abordagem geral das estratégias, confrontando-as entre si, bem como reportando suas vantagens e desvantagens mais salientes. Dentre as estratégias, é possível destacar a preservação de tecnologia, o refrescamento, a emulação, o encapsulamento e a migração, as quais podem ser encontradas nos estudos de Corrêa (2010), Ferreira (2006), Grácio e Fadel (2010), Iglésia Franch (2008), Lopes (2008), Márdero Arellano (2004; 2008), Rothenberg (1999), Santos (2005), Saramago (2002), Thibodeau (2002) e Thomaz (2004)..."

  • Estratégia de preservação digital é toda ação voltada para que a informação registrada em bites fique protegida e, dessa forma, o acesso possa ser facultado.

    Softwares padronizados são um entrave, pois não permitem que as instituições modifiquem, acessem e executem o código fonte, portanto, não são recomendados. 

    Autor: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Softwares padronizados NÃO SÃO RECOMENDAVEIS para a preservação digital.

  • Errado.

    Comentário da professora do QC:

    Estratégia de preservação digital é toda ação voltada para que a informação registrada em bites fique protegida e, dessa forma, o acesso possa ser facultado.

    Softwares padronizados são um entrave, pois não permitem que as instituições modifiquem, acessem e executem o código fonte, portanto, não são recomendados.