SóProvas


ID
2785942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do escopo do gerenciamento e da preservação de documentos digitais arquivísticos, julgue o item a seguir.


As instituições detentoras de documentos digitais arquivísticos devem utilizar as técnicas de atualização de suporte e conversão para realizar a emulação.

Alternativas
Comentários
  • A emulação consiste no desenvolvimento de um sistema que funcione da mesma forma que outro software já obsoleto, objetivando permitir a leitura de documentos que perderam suporte por software e hardware.

  • Para quem gosta de jogos, é só lembrar dos emuladores de playstation para computador, é praticamente a mesma coisa, nesse caso do jogo, é fazer ele rodar o mesmo CD ou ISO em um sistema diferente do habitual.

  • Errado. Ele descreveu o método de Preservação chamado Migração de Dados/ Metadados, e não a Emulação.

  • GAB. ERRADO!

    Emulação: criação de um software que emula (simula) um anterior, obsoleto, sobre uma base de funcionamento (hardware + software) mais moderna.

  • A questão misturou os conceitos de emulação com conversão de dados e migração. Na verdade elas são independentes. Uma pode ser aplicada sem necessariamente estar vinculada à outra. O e-arq Brasil as conceitua de forma separada:

    • emulação: é a simulação de determinado hardware ou software por meio de software. Permite que um computador moderno, possivelmente mais barato e de fácil manutenção, possa executar programas (softwares) antigos, desenvolvidos, originalmente, para outra plataforma. Para evitar possíveis perdas de informação e funcionalidades, deve ser realizada com bastante rigor.

    • conversão de dados: é empregada quando os formatos tornam-se obsoletos. Os dados em formatos antigos são convertidos para novos formatos, apoiados em hardware e software mais atuais. Esse processo não está livre de problemas, podendo resultar em perda de informações e funcionalidades.

    • migração: a migração para novos sistemas é realizada no caso de obsolescência de hardware, software ou formatos. Envolve, inclusive, conversão de dados. Pode abranger grande quantidade de elementos – hardware, software e formatos – e, dessa forma, apresentar maior complexidade de planejamento e execução.

    A migração, assim como a emulação e a conversão de dados, apresenta riscos quanto à integridade e funcionalidade dos documentos arquivísticos digitais, por isso deve ser realizada de modo criterioso e sistemático.

    Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 82)

  • quem nunca baixou um emulador pra jogar jogos antigos no pc

  • A questão trata de dois conceitos ligados às ações que mitigam a obsolescência dos documentos: conversão e emulação.

    A conversão serve para atualizar os formatos dos documentos que se tornaram obsoletos com o passar do tempo.

    A emulação é um processo de simulação no qual um software ou um hardware antigo é imitado por um software novo, de forma que as informações obsoletas possam ser acessadas. 

    As técnicas de atualização de suporte e de conversão possuem fins diferentes, assim como a emulação possui o seu fim. A questão afirma que as técnicas de atualização de suporte e conversão são utilizadas para que a emulação seja realizada. Entretanto, são objetivos diferentes e uma não depende da outra.

    Fonte: e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011.  

    Gabarito do Professor: ERRADO.