SóProvas


ID
2786200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.


Ruskin era representante da teoria romântica — ou restauração romântica — e defendia a intocabilidade do monumento degradado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Contemporâneo a Viollet-le-Duc, mas com idéias totalmente antagônicas, encontramos o inglês John Ruskin (1819-1900) – escritor, poeta e crítico – representante da teoria romântica, ou da restauração romântica, que defende a intocabilidade do monumento degradado

    John Ruskin foi o principal teórico da preservação na Inglaterra do século XIX;

    Foi um crítico das profundas transformações por que passava então o país;

    Excêntrico, reacionário, intransigente inimigo da industrialização;

    Foi um dos maiores expoentes da crítica romântica, de cunho socialista, à sociedade capitalista industrial e suas evidentes mazelas - miséria generalizada, injustiça social, inchaço urbano, destruição da natureza, entre outras. Sua contribuição foi essencial para as reformas sociais, urbanísticas e de proteção ao meio ambiente, pouco a pouco conquistadas.

    Fonte:http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17497/material/aula%20Le%20Duc%20-%20Ruskin.pdf

  • Há duas grandes correntes doutrinárias sobre a restauração do patrimônio histórico (CHOAY, 2003, p. 153): Anti-intervencionista (na Inglaterra); e Intervencionista (típica dos países europeus).


    A primeira corrente é simbolizada, principalmente, por Ruskin e Morris e a segunda por Viollet-Le-Duc.


    Aquela defende um anti-intervencionismo radical, onde “não se tinha o direito de tocar nos monumentos antigos, que pertenciam, em parte, àqueles que os edificaram e, também, às gerações futuras”.


    Por outro lado, os intervencionistas consideram que restaurar um edifício significa “restituí-lo a um estado completo, que pode nunca ter existido”. Sendo assim, se um edifício não continha todos os elementos necessários a compor um estilo, estes deveriam ser acrescentados no processo de restauração (CHOAY, 2003, p. 156-157).


    Fonte: http://rethalhos.blogspot.com/2011/06/ideia-de-restauracao-em-john-ruskin-e.html



  • Quando eu comecei resolver essa prova do IPHAN ÁREA 7 ainda era 2018, e já estamos quase em 2021, que prova que nunca acaba.