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Questões de Cultura e Patrimônio


ID
559957
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Arte Popular ressignificada contribui com poéticas expressivas, como: alegorias e adereços, tapeçaria, tecelagem, rendas e bordados, cestaria, cerâmica, gravura e escultura.

PORQUE

Foi categorizada como “arte menor”, alijada do panorama das Artes Visuais, ao longo da História da Arte.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas

ID
559984
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A estética contemporânea apresenta em seu contexto uma sociedade que valoriza e preza o consumo, na qual a mídia atua como intermediária no processo de produção e apreciação de imagem. Cabe ao leitor questionar a intencionalidade dessas imagens e os valores éticos e estéticos veiculados pelas redes midiáticas. A reflexão acima faz referência à cultura

Alternativas

ID
559990
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Linguagem da Arte possibilita a representação simbólica de uma cultura.

PORQUE

O homem, como ser simbólico, utiliza sistemas de representação para comunicar-se, expressar e produzir conhecimento, refletindo sobre a sua maneira de estar no mundo.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas

ID
1795642
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A arquitetura na III Dinastia da civilização do Antigo Egito é marcada pela transição do adobe cozido para a pedra possibilitando assim a monumentalidade e a efetivação da noção de eternidade vinculada ao faraó. Temos nessa época Imhotep como o primeiro arquiteto/construtor/escultor a ficar registrado, sendo também o primeiro a aplicar a pedra talhada com objetivos funcionais e expressivos. Sua primeira obra foi encomendada pelo Faraó Djoser e era constituída por mastabas empilhadas de forma a sugerir uma ascensão ao céu.

A obra egípcia de Imhotep a que se refere o texto acima é um(a).


Alternativas

ID
1795645
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Arte rupestre é o termo usado para designar as representações artísticas pré-históricas realizadas em superfícies rochosas ao ar livre ou no interior de cavernas e abrigos. Essas representações podem ser encontradas em diversos países por todos os continentes e, no Brasil, seu maior acervo está localizado.

Alternativas

ID
1795648
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Izabel Mendes da Cunha nasceu no município mineiro de Itinga no ano de 1924 e mudou-se ainda jovem para Santana do Araçuaí. Desde criança, criava pequenas peças junto à sua mãe, que era paneleira, e, quando adulta, seguiu a mesma profissão. Ao ficar viúva, no entanto, para ajudar no sustento de seus filhos, começou a produzir peças que representavam animais, cavaleiros e casais. Seus objetos ganharam notoriedade no final da década de 70 e ela pertence ao grupo de.

Alternativas

ID
2014603
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Há uma igreja, na cidade do Rio de Janeiro, representante da arquitetura e da arte colonial e do barroco brasileiro, localizada no alto de uma colina. Sua planta apresenta um duplo polígono em que a nave e a capela mor são, respectivamente, um octógono e um hexágono alongados, constituindo um dos edifícios mais singulares no país. Suas paredes brancas são articuladas por elementos estruturais de pedra, que se prolongam em direção ao céu através de altos pináculos. O edifício foi projetado para ser visto de todos os lados.

Essa descrição se refere à seguinte igreja:

Alternativas

ID
2014609
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O professor de Artes Visuais organizou uma visita a 2 museus na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo foi ilustrar as discussões sobre a importância de preservar a memória, a história e a cultura dos povos negros e indígenas. Ao mesmo tempo, apresentar aos alunos a Pequena África e permitir contato com um dos mais importantes acervos voltados à cultura dos povos indígenas brasileiros e à temática indígena nas Américas. Os dois museus visitados pelos alunos foram os seguintes:

Alternativas

ID
2014624
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Uma avó agradece a Deus pelo progressivo branqueamento de sua família; a obra é uma alegoria do desejo de purificação racial difundido à época da liberação dos estigmas vinculados às condições sociais do negro”. (Conduru, 2007, p.53)

O autor citado apresenta em sua pesquisa um relevante estudo sobre as representações da negritude na pintura ao longo dos tempos. A citação acima se refere à seguinte obra:

Alternativas

ID
2014645
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O professor de Artes Visuais, na 5ª CRE da SME/RJ, após trabalhar os aspectos da arquitetura e a importância de preservação do Patrimônio Cultural, planejou uma visita guiada ao centro da cidade do Rio de Janeiro para mostrar aos alunos: uma igreja de Estilo Pombalino, um projeto arquitetônico de Grandjean de Montigny, uma construção arquitetônica de Estilo Eclético e uma construção que marcou o início da Arquitetura Moderna.

A alternativa que contém os locais em que ele levou seus alunos é:

Alternativas
Comentários
  • Montigny constrói efetivamente muito pouco no país. Das obras de arquitetura e urbanismo idealizadas no Rio de Janeiro destacam-se as decorações para eventos comemorativos da corte, os chafarizes, a Casa do Arquiteto, 1819/1828, atual Solar Grandjean de Montigny, na Gávea; a Praça Monumental do Campo de Santana, 1827 (não construída); a Academia Imperial de Belas Artes, 1816/1826 (demolida) e o edifício da Praça do Comércio, 1819/1820 - atual . 


ID
2014651
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Passeio Público do Rio de Janeiro, inaugurado em 1783, é considerado um marco no processo de urbanização da cidade. Trata-se do primeiro local público de lazer do carioca. O responsável pela construção do espaço foi o arquiteto/escultor:

Alternativas
Comentários
  • Localizado no Centro histórico do Rio de Janeiro, entre a Lapa e a Cinelândia, o Passeio Público do Rio de Janeiro é o primeiro parque ajardinado do Brasil, e foi concebido por um dos maiores artistas do período colonial brasileiro: Mestre Valentim da Fonseca e Silva. Construído a partir de 1783, o Passeio Público foi o grande ponto de encontro da população carioca nos séculos XVIII e XIX. GABARITO: LETRA B. 


ID
2014666
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Após a Semana de Arte Moderna foi formado, em São Paulo, o Grupo dos Cinco. Um grupo marcado pela sintonia de pensamentos que ampliou a compreensão do fenômeno moderno. Os artistas que integraram este grupo foram:

Alternativas
Comentários
  • O Grupo dos Cinco foi o conjunto de artistas que liderou a Semana de Arte Moderna no Brasil formado pelas pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, e pelos escritores Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.

    A foi uma manifestação artística muito importante para a história cultural brasileira. Realizada entre os dias 11 e 18 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo, ela deu o pontapé para o fortalecimento do modernismo brasileiro.

    Grandes mudanças culturais sucederam após a realização desse evento, que aconteceu em meio a um período turbulento para os brasileiros em diversos aspectos.


ID
2014672
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro passou por um grande processo de urbanização. Foi construída a Avenida Central e diversos prédios inspirados em Paris/França. Um destes prédios foi o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado em 1909. Um passeio por esta casa nos revela uma verdadeira joia da história da arte no Brasil. O pintor responsável pelo conjunto artístico de pinturas: o pano de boca, o friso para o proscênio, o teto da cúpula e do foyer foi:

Alternativas

ID
2162440
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A partir da década de 1990, o intercâmbio entre artistas plásticos e a afro-brasilidade viria a ganhar um novo ímpeto, paralelamente a uma nova vaga de aproximação às culturas africanas e afro-brasileiras em diversos campos culturais, particularmente no domínio da música popular (...) Trata-se de diálogos estabelecidos por artistas em determinadas obras específicas, baseadas nas suas experiências de múltiplas Áfricas heterogêneas – e, por vezes, esporádicas – presentes em várias cidades brasileiras dispersas pelo território brasileiro.”
(CONDURU, Roberto. “Organizando o Atlântico e outros hiatos: ligações artísticas entre Brasil, África – e além”)

Com base na reflexão do autor, assinale a alternativa que delimita corretamente o campo da arte afro-brasileira.

Alternativas

ID
2162443
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nos museus dedicados às artes plásticas, é cada vez mais comum a presença de um profissional capaz de atuar como intermediador das diversas instâncias de significação suscitadas pelas obras de arte junto ao público visitante. Este profissional, mediante propostas pedagógicas cria situações onde o encontro com a arte amplia a leitura e a compreensão do mundo e estimula a percepção de como outros homens e mulheres expressaram seus sonhos, seus desejos e suas culturas.

Assinale a opção que indica corretamente a que profissional o texto acima se refere.

Alternativas

ID
2162455
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“O conceito de _____ indica o reconhecimento de vários grupos culturais em uma mesma sociedade, ao passo que o conceito de _____ enfatiza a relação entre as culturas.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas

ID
2181721
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O texto abaixo refere-se ao Ofício das Paneleiras na localidade de Goiabeiras, bairro de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo.

“É o saber que envolve a prática artesanal de fabricação de panelas de barro, atividade econômica culturalmente enraizada na localidade de Goiabeiras, bairro de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo. Produto da cerâmica de origem indígena, o processo de produção das panelas de Goiabeiras conserva todas as características essenciais que a identificam com a prática dos grupos nativos das Américas, antes da chegada de europeus e africanos.

A técnica cerâmica utilizada é reconhecida como legado cultural Tupi-Guarani e Una, com maior número de elementos identificados com os da tradição Una.

A atividade, eminentemente feminina, é tradicionalmente repassada pelas artesãs paneleiras, às suas filhas, netas, sobrinhas e vizinhas, no convívio doméstico e comunitário. Apesar das transformações urbanas ocorridas ao longo do tempo, a localidade de Goiabeiras, conhecida como Goiabeiras Velha, permanece como um reduto de ocupação antiga, os quintais repartidos com as famílias de filhos e netos, onde saber fazer estas panelas de barro é o principal elemento formador da identidade cultural daquele grupo social.”

(http://portal.iphan.gov.br/)

A inclusão das paneleiras como Patrimônio Cultural Brasileiro se tornou possível por intermédio do Decreto Federal 3.551/2000, que instituiu o registro de bens culturais de natureza imaterial. A justificativa do registro das Paneleiras de Goiabeiras como bem cultural de natureza imaterial é:

Alternativas

ID
2181724
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Instituto Inhotim situado na cidade de Brumadinho MG recebe milhares de pessoas de diversas faixas etárias, das mais diferentes formações acadêmicas e de todas as partes do mundo. Um dos principais objetivos do Instituto é a criação de um estreito diálogo entre dois acervos de grande importância. São eles, respectivamente:

Alternativas

ID
2181790
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre “Tropicália”, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O termo Tropicália nasce como nome da obra de  exposta na mostra Nova Objetividade Brasileira, realizada no , em abril de 1967. A obra pode ser descrita como um ambiente labiríntico composto de dois Penetráveis, PN2 (1966) - Pureza É um Mito, e PN3 (1966-1967) - Imagético, associados a plantas, areia, araras, poemas-objetos, capas de Parangolé e um aparelho de televisão. Como descreve o artista: "o ambiente criado era obviamente tropical, como num fundo de chácara e, o mais importante, havia a sensação de que se estaria de novo pisando na terra. Esta sensação sentira eu anteriormente ao caminhar pelos morros, pela favela, e mesmo o percurso de entrar, sair, dobrar pelas 'quebradas' de tropicália, lembra muito as caminhadas pelo morro". As imagens tropicais - donde o título - são evidentes: areia, araras, plantas.


ID
2181793
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em 1931, Flávio de Carvalho realiza sua Experiência nº 2, que consistiu em andar em sentido contrário a uma procissão de Corpus Christi pelas ruas de São Paulo, com um boné de veludo verde na cabeça. Posteriormente, publica livro de igual título, narrando sua experiência. Sobre esta performance, é correto afirmar que o ato

Alternativas

ID
2181814
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. São três exemplos da Cultura Imaterial Brasileira:

Alternativas
Comentários
  • Respondido por eliminação daquilo que é concreto.


ID
2201896
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

As Paneleiras de Goiabeiras, artesãs da cidade de Vitória no Espírito Santo, utilizam uma técnica bem rudimentar para modelar suas panelas de barro.

Assinale a alternativa que apresenta essa técnica.

Alternativas

ID
2201914
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No Vale do Jequitinhonha, as ceramistas da região realizam grandes potes em forma de figuras femininas. Para isso, elas utilizam uma técnica específica. Assinale a alternativa que apresenta essa técnica.

Alternativas

ID
2325607
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A perspectiva da cultura visual permite, então, incorporar a problemática que esteve fora da esfera da arte na educação. E o faz a partir do questionamento de noções como originalidade, autoria, recepção, representação, intensão do artista, linguagem visual centrada no formal, contexto de produção, de expressão, a criança como artista e, de maneira especial, o relato salvador da educação pela arte. O que introduz a perspectiva da cultura visual, a qual provisoriamente me vinculo – pois não se deve esquecer que não existe uma opção do que é denominado como cultura visual – é a consideração das práticas artísticas como práticas discursivas – culturais – que têm efeitos na maneira de ver e de ver-se.”

HERNÁNDEZ. F. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. p. 43. In: MARTIZ, R.; TOURINHO, I. (org.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed da UFSM, 2011.

Para HERNÁNDEZ, a cultura visual

Alternativas

ID
2325625
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A cultura das imagens é uma realidade da qual não podemos fugir e, intencionalmente ou não, colaboramos diariamente na (re)produção e consumo das visualidades que alimentam a cultura visual. Não por causalidade, o início do século 21 foi palco para a explosão das redes sociais na internet. Ambientes nos quais as imagens se converteram em veículos de representação, comunicação, socialização e criação de significados, símbolos e imaginários sociais.”

ABREU, Carla Luzia de. Hipervisibilidade e self-disclosuse: novas texturas da experiência social nas redes digitais. Revista Visualidades. v. 13, n. 2 (2015). Disponível em: <http://revistas.ufg.br/VISUAL/issue/view/1721/showToc> acesso: 01 nov. de 2016. 

 Estabelecendo uma relação entre o texto e o conceito de “virada cultural” sistematizado por W.J.T. Mitchell (1994), é correto afirmar que:  

Alternativas
Comentários
  • Sério que exige uma análise crítica? Para mim não há essa exigência. Por favor, me expliquem o que eu não entendi

ID
2325655
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Segundo Heloísa Buarque de Hollanda e Adrian Izel, no quadro da intensificação da produção cultural de caráter urbano, no final do século XX, um segmento que vem surpreendendo é o da atuação de coletivos de artistas plásticos, que são associações de pessoas que têm interesses comuns. A finalidade de um coletivo é integrar pessoas para trocar experiências e enriquecer seus trabalhos e conhecimentos.

Os coletivos propagam-se em proporção geométrica pelo Brasil, configuram-se por ações conjuntas, mas não constituem cooperativas, tampouco apresentam número de participantes determinados. Sua forma de organização é independente e, para cada ação ou conjunto de ações, os coletivos buscam patrocínio, oferecendo cursos e vendendo trabalhos.

São exemplos de Coletivos de Arte em Pernambuco os seguintes:

Alternativas

ID
2325658
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em sua obra, Henry Giroux destaca que a cultura e o currículo são elementos inseparáveis. Se a cultura é um campo de lutas e conflitos por imposição de significados e se o currículo está envolvido em uma política cultural, então ele é terreno privilegiado de lutas, conflitos e contestações na busca de significados e sentidos. Portanto, é fundamental entender o currículo como um instrumento, um espaço, um campo de produção e criação de significados, no qual se fazem presentes os interesses das camadas sociais.

De acordo com esse texto, são ações de suma importância para os processos constantes de ensino de arte no que se refere ao currículo:

Alternativas

ID
2325676
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nas discussões acerca da diversidade cultural na arte, é recorrente ouvir-se falar sobre interculturalidade no sentido de reciprocidade. Nestor Canclini é um autor que na atualidade tem apresentado estudos aprofundados dos processos culturais presentes hoje nos países da América Latina. Para ele, é necessário pensar em processos que abarquem as distintas misturas interculturais para suprir a necessidade de uma visão mais abrangente no que concerne ao conhecimento, na qual não exista oposição entre o tradicional e o moderno, entre o culto, o popular e o massivo. O termo utilizado comumente por Canclini para representar essa abrangência cultural é

Alternativas

ID
2333215
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O bumba-meu-boi é a dança dramática que apresenta bem mais claramente que suas congêneres o aspecto de suite. Apresentado no Nordeste durante o ciclo de Natal e festejado na Amazônia em junho, na época de São João, é o testemunho vivo do chamado ciclo do boi, que engloba vasto cancioneiro.

Marcos A. Marcondes. Enciclopédia da Música Brasileira. São Paulo: ART Editora, 1998 (com adaptações).

Com relação ao assunto tratado no texto, julgue o próximo item.

O termo suite, mencionado no texto, diz respeito a um conjunto de temas, geralmente danças, e por isso se aplica ao bumba-meu-boi, tendo em vista as diversas partes da encenação.

Alternativas

ID
2333218
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O bumba-meu-boi é a dança dramática que apresenta bem mais claramente que suas congêneres o aspecto de suite. Apresentado no Nordeste durante o ciclo de Natal e festejado na Amazônia em junho, na época de São João, é o testemunho vivo do chamado ciclo do boi, que engloba vasto cancioneiro.

Marcos A. Marcondes. Enciclopédia da Música Brasileira. São Paulo: ART Editora, 1998 (com adaptações).

Com relação ao assunto tratado no texto, julgue o próximo item.

As danças congêneres do bumba-meu-boi, a que o texto se refere, são suas variações nas diversas regiões brasileiras, como, por exemplo, o boi-de-mamão de Santa Catarina, o cavalo-marinho de Pernambuco e o boi-de-jacá de São Paulo.

Alternativas

ID
2333221
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O bumba-meu-boi é a dança dramática que apresenta bem mais claramente que suas congêneres o aspecto de suite. Apresentado no Nordeste durante o ciclo de Natal e festejado na Amazônia em junho, na época de São João, é o testemunho vivo do chamado ciclo do boi, que engloba vasto cancioneiro.

Marcos A. Marcondes. Enciclopédia da Música Brasileira. São Paulo: ART Editora, 1998 (com adaptações).

Com relação ao assunto tratado no texto, julgue o próximo item.

O boi de orquestra é uma variação do bumba-meu-boi apresentada nas salas de concerto onde se destacam os violinos e os violoncelos como instrumentos de acompanhamento.

Alternativas

ID
2333224
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O bumba-meu-boi é a dança dramática que apresenta bem mais claramente que suas congêneres o aspecto de suite. Apresentado no Nordeste durante o ciclo de Natal e festejado na Amazônia em junho, na época de São João, é o testemunho vivo do chamado ciclo do boi, que engloba vasto cancioneiro.

Marcos A. Marcondes. Enciclopédia da Música Brasileira. São Paulo: ART Editora, 1998 (com adaptações).

Com relação ao assunto tratado no texto, julgue o próximo item.

O saci-pererê e o curupira são os principais personagens na encenação do bumba-meu-boi.

Alternativas

ID
2362183
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A prefeitura de uma cidade do interior do Nordeste brasileiro encomendou um jingle para a propaganda de sua tradicional festa de forró, em que serão apresentados trios pé-de-serra e quadrilhas de danças típicas. Entre as especificações, o responsável solicitou que a música do jingle fosse bem simples e que tivesse um fácil apelo popular a partir de ritmos, melodias e harmonias já familiares à população, para que fosse rapidamente assimilada pelos ouvintes.

Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item no que se refere à composição musical.

Para alcançar o objetivo proposto, compôs-se um baião, utilizando a escala cromática diminuta, muito associada à música nordestina, e a seguinte progressão harmônica: I – IIm – II – VIIº – II – IIIm – IVm – Vº – I.

Alternativas

ID
2577310
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre as diversas funções de um conservador de bens culturais, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2577313
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Materiais como papel, produtos têxteis, plumas, couro, ossos, marfim e madeira são orgânicos. Os materiais orgânicos em obras de arte

Alternativas
Comentários
  • Não são gases corrosivos, são GASES TÓXICOS

     

    LETRA D - CORRETA


ID
2577334
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O exame é uma etapa fundamental do processo de conservação e de restauração de obras de arte. Sobre o exame, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2577337
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Dois fatores importantes nos procedimentos de conservação e de restauração são o manuseio e a embalagem de obras de arte. NÃO é recomendação para o manuseio e para a embalagem de esculturas

Alternativas

ID
2577340
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A umidade ambiental e a temperatura são dois fatores de degradação das obras de arte que se inter-relacionam e cujos efeitos se combinam e que provocam danos físicos à matéria orgânica, favorecem trocas químicas e criam o meio ideal à proliferação e à deterioração biológica ou biodeterioração. Sobre aspectos da umidade ambiental, é INCORRETO afirmar

Alternativas

ID
2577346
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre as intervenções preventivas ou curativas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2577352
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

São ações que correspondem ao conceito de preservação de obras de arte:

Alternativas

ID
2577355
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No caso de uma obra que sofreu danos por meio da infestação de insetos, é necessário saber reconhecer os tipos de insetos e os danos nas obras causados por eles. As formigas

Alternativas

ID
2657551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.


O multiculturalismo na arte-educação, ou seja, a apreciação crítica da produção do povo, das minorias e das mídias, surgiu no Brasil nos anos 80 do século passado.

Alternativas

ID
2657554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.

A respeito desse assunto, julgue o próximo item.


O Parque Nacional Serra da Capivara é a unidade de conservação brasileira que contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo.

Alternativas
Comentários
  • O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza que se localiza nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato Esta área tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. Estudos científicos confirmam que a cadeia montanhosa de Capivara era densamente povoada na era pré-colombiana.


ID
2657611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.


Jongo, maxixe e xaxado são outros nomes dados ao coco de roda.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    O JONGO também conhecido como caxambu e corimá, é uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. É essencialmente rural. Faz parte da cultura afro-brasileira. Influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo.

    O MAXIXE ou tango brasileiro, é um tipo de dança de salão brasileira criada por afrodescendentes que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX.

    A DANÇA DO XAXADO é marcada pelo sapateado no chão, além do som da alpercata (chinela de couro usada pelos cangaceiros) e da argola do rifle. Nos passos básicos de xaxado, os dançarinos ficam com as mãos cruzadas na parte detrás do corpo, e pode caminhar, ou fazer movimentos, sem precisar sair do lugar.


ID
2741356
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O álbum Ñande Reko Arandu – Memória Viva Guarani – contém 15 faixas, das quais as quatorze primeiras são exemplares do repertório de canções infantis e a última do repertório de xondaro (dança/luta) executadas pelos Guarani Mbya e Nhandeva das aldeias Rio Silveira (São Sebastião-SP), Sapucaí (Angra dos Reis-RJ), Morro da Saudade (Parelheiros-SP) e Jaexaá Porã (Ubatuba-SP). Cantos muito antigos tradicionais das culturas indígenas brasileiras hoje podem ecoar por meios tecnológicos. Sobre a relação dos povos indígenas e a tecnologia é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.


ID
2741401
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em relação ao Carimbó, dança típica do estado do Pará, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Rcebeu o título de Patrimônio Cultural Material Brasileiro concedido pelo Iphan, em 2011. INCORRETO

    Rcebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro concedido pelo Iphan, em setembro de 2014. CORRETO

    Os bens culturais IMATERIAIS estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.

     

      Já o patrimônio material é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis – núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais – e móveis – coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

  • O único ITEM INCORRETO é a alternativa A.

    Foi em 2014 (e não em 2011) que o carimbó se tornou Patrimônio Cultural IMATERIAL brasileiro, aprovado por unanimidade pelo conselho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

    Resposta: A


ID
2741407
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“O estudo da cultura visual proposto por Fernando Hernández, em seu livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho (Hernández, 2000), também desencadeou vários estudos sobre o ensino da Arte e ainda influenciou diversos núcleos de pesquisa em universidades brasileiras.” Assinale a alternativa correta em relação à cultura visual.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:

    A) É interdisciplinar e busca referências de arte, arquitetura, história, mediação cultural, psicologia e antropologia.


ID
2741422
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A dança, assim como é proposta pela área de Arte, tem como propósito o desenvolvimento integrado do aluno. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos objetivos da dança na expressão e na comunicação humana, de acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

Alternativas

ID
2741434
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Porta-bandeira ou Porta-estandarte, Dama do Paço, Calunga, Corte, Realeza, Escravo, Baianas, Caboclo de Pena, Batuqueiros, Catirinas ou Escravos são personagens da dança típica que surgiu em Pernambuco, no século XVIII, e se expandiu por todo Nordeste brasileiro. Os personagens citados fazem parte da dança folclórica denominada:

Alternativas
Comentários
  • A: http://musicabrasilis.org.br/temas/lundu-origem-da-musica-popular-brasileira.


    B: https://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/marujada.htm


    C: GABARITO DA QUESTÃO > https://www.todamateria.com.br/maracatu/


    D: http://www.guiafloripa.com.br/cultura/folclore/brincadeira-boi-de-mamao


ID
2751070
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

"A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade" (PCN: Arte/MEC, 20). No interior do Ceará, surgiu uma dança folclórica, provavelmente por influência dos cangaceiros, na qual os dançarinos portam pedaços de madeira que são batidos no chão, seguindo o ritmo das músicas que são cantadas pelos participantes.


A qual das danças abaixo o texto se refere?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    MANEIRO PAU: O maneiro pau é um bailado de roda existente no Ceará e dançado exclusivamente por homens. O Maneiro Pau é uma dança máscula, que dispensa qualquer entrecho dramático e, até mesmo, acompanhamento musical, isto porque o entrechoque dos cacetes, e o coro dos dançarinos, produzem a musicalidade e a percussão necessárias.

    Este folguedo surgiu na época do cangaço, na região do Cariri. Quanto à origem, alguns autores justificam a influência árabe e outros a influência africana.


ID
2786200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.


Ruskin era representante da teoria romântica — ou restauração romântica — e defendia a intocabilidade do monumento degradado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Contemporâneo a Viollet-le-Duc, mas com idéias totalmente antagônicas, encontramos o inglês John Ruskin (1819-1900) – escritor, poeta e crítico – representante da teoria romântica, ou da restauração romântica, que defende a intocabilidade do monumento degradado

    John Ruskin foi o principal teórico da preservação na Inglaterra do século XIX;

    Foi um crítico das profundas transformações por que passava então o país;

    Excêntrico, reacionário, intransigente inimigo da industrialização;

    Foi um dos maiores expoentes da crítica romântica, de cunho socialista, à sociedade capitalista industrial e suas evidentes mazelas - miséria generalizada, injustiça social, inchaço urbano, destruição da natureza, entre outras. Sua contribuição foi essencial para as reformas sociais, urbanísticas e de proteção ao meio ambiente, pouco a pouco conquistadas.

    Fonte:http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17497/material/aula%20Le%20Duc%20-%20Ruskin.pdf

  • Há duas grandes correntes doutrinárias sobre a restauração do patrimônio histórico (CHOAY, 2003, p. 153): Anti-intervencionista (na Inglaterra); e Intervencionista (típica dos países europeus).


    A primeira corrente é simbolizada, principalmente, por Ruskin e Morris e a segunda por Viollet-Le-Duc.


    Aquela defende um anti-intervencionismo radical, onde “não se tinha o direito de tocar nos monumentos antigos, que pertenciam, em parte, àqueles que os edificaram e, também, às gerações futuras”.


    Por outro lado, os intervencionistas consideram que restaurar um edifício significa “restituí-lo a um estado completo, que pode nunca ter existido”. Sendo assim, se um edifício não continha todos os elementos necessários a compor um estilo, estes deveriam ser acrescentados no processo de restauração (CHOAY, 2003, p. 156-157).


    Fonte: http://rethalhos.blogspot.com/2011/06/ideia-de-restauracao-em-john-ruskin-e.html



  • Quando eu comecei resolver essa prova do IPHAN ÁREA 7 ainda era 2018, e já estamos quase em 2021, que prova que nunca acaba.


ID
2918305
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“As danças não foram criadas a partir de uma alegria, mas a partir de uma necessidade” (BAUSCH apud FERNANDES, 2018). O trabalho de Pina Bausch mostra um entrelaçamento entre vida e arte. Seus bailarinos respondiam a questionários antes do início de algum trabalho coreográfico, o mundo estava sempre incluído na sua dança.
 
FERNANDES, Ciane. Dança cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa.  Salvador: Edufba, 2018.
 
Tomando como certa a afirmação acima, a forma de atuação que se relaciona a essa visão de dança pretende

Alternativas
Comentários
  • A considerada "dança cênica" seja moderna e pós sempre estará atrelado a resposta (B); promover o autoconhecimento, o conhecimento do outro, do espaço e do mundo.


ID
2918347
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Dança na escola ainda é muito ligada a festividades; sabemos que, dentro do calendário escolar, existem diversas comemorações ao longo do ano e que todos os professores de Artes estão envolvidos, incluindo os de Dança. Os produtos apresentados nem sempre são resultados de um trabalho pedagógico: “o propósito da dança como forma de arte e expressão é justamente propiciar ao corpo que dança possibilidades diferenciadas de percepção e cognição”.

STRAZZACAPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo: Papirus, 2006, p. 90.

Pensando nessa realidade do calendário festivo, ao programar o que será apresentado nas celebrações, o professor de Dança precisa ter consciência que a prioridade são os processos criativos desenvolvidos ao longo do semestre e que as apresentações são fruto de uma proposta pedagógica.

Para realizar essas encenações, é necessário

Alternativas

ID
2918356
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A denominação “danças urbanas” é resultado de um estilo de vida que privilegia o grupo e suas necessidades de afirmação. Sua matriz inicial vem da inspiração dos negros norte-americanos e engloba uma grande variação de estilos, mantendo a importância e a necessidade da sociabilidade em suas rodas e performances, com os movimentos do break, do charme, do funk e do passinho, entre outros. Pela agilidade e desenvoltura corporal que exigem, essas danças trazem movimentos que trabalham com a coordenação motora, refletindo na necessidade de adquirir variadas técnicas.

No trabalho escolar, a coordenação motora é de suma importância. Assim, em dinâmicas de sala de aula, podem ser trabalhadas as expressões artísticas e culturais mencionadas acima. Nesse sentido, sobre as danças urbanas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2918359
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nelson Triunfo, um dos precursores da cultura hip-hop no Brasil e um dos principais dançarinos de soul e breaking no país, comenta:

Espero que o Hip Hop se mantenha como um movimento social, musical, educacional, politizado e transformador também. E que as pessoas envolvidas não tenham medo de interagir com outras manifestações culturais e artísticas, ou com os esportes, por exemplo. Não podemos ter medo de diversificar, mudar, evoluir, parar no tempo.

NELSON TRIUNFO apud ALESSANDRO BUZU. Hip Hop: dentro do movimento. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010, p. 30.

Considerando o contexto do autor e que as danças urbanas trazem possibilidades para o corpo se tornar ainda mais expressivo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2918392
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Os momentos festivos da escola, como as festas juninas, podem se constituir em um importante mote para que toda a comunidade apresente seus modos de pensar, sentir e agir corporalmente, de evidenciar sua cultura por meio do movimento, já que não se está entre as quatro paredes da sala de aula e os corpos se misturam nos entrelaces da dança, da música e da teatralidade festiva. As escolas, os professores de modo geral, e não somente os de Educação Física, podem ser importantes aliados nesta luta de conscientização.

Pensar o corpo numa perspectiva multicultural, como mediador de um autoconhecimento emancipatório na escola por meio da corporeidade, significa

Alternativas

ID
3276412
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Ao dizermos ‘Artes das Áfricas’ (no plural), em vez de ‘arte africana’, podemos estar enfatizando: a África tem Arte. Isso de certa forma minimiza o modo como tem sido tratada a produção estética dos africanos até nossos dias: como objeto científico. Sob o lema ‘conhecer para melhor dominar’, dizia-se que ela servia a ‘rituais e sacrifícios selvagens’ e que era feita apenas de ‘ídolos toscos e disformes’ — de ‘fetiches’. Mas, se todas as sociedades — antigas ou atuais — têm sua arte, então por que a necessidade dessa ênfase?
         SALUM, Marta Heloísa Leuba, “Por dentro e ao redor da arte africana”, 2004 in http://www.arteafricana.usp.br.

A autora problematiza o uso da expressão "arte africana", argumentando que

Alternativas

ID
3276415
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Toda política de preservação decorre da definição do conceito de patrimônio que, no Brasil, tem sofrido importantes mudanças. A esse respeito, leia os dois textos a seguir.

I - O Decreto-lei no 25 de 1937 estabelece como patrimônio “o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

II - O Art. 216 da Constituição Federal de 1988 conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

Assinale a afirmativa que interpreta corretamente aspectos da política patrimonial brasileira referidos nos textos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


ID
3364279
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O maracatu é uma das tradições afro-brasileiras que marcam os primórdios da música brasileira, do qual se encontram relatos desde o século XIX e que continuam ainda hoje muito presentes na cultura nacional. Tipicamente pernambucano, o maracatu é tocado variando um pouco sua instrumentação e seus toques de acordo com cada “nação”. A dança possui uma grande riqueza de significados, simbolizando a:

Alternativas

ID
3399760
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Analise as características e responda à questão.


“Possui um alcance abrangente; é de rápida visualização e de fácil acesso; é produzida por uma minoria cultural para entretenimento e apreciação de muitos; pode utilizar-se de todas as manifestações artísticas; acompanha tendências e mudanças contemporâneas que influenciam a sua criação; é comercializada fazendo parte de um grande mercado consumidor”.


As características acima se referem a:

Alternativas

ID
3414214
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre danças folclóricas brasileiras, analise as seguintes afirmativas:


I. As principais danças de origem ibérica no Brasil, sem contar as religiosas, como a de São Gonçalo, e as Folias de Reis e do Divino, são as danças do fandango.

II. Existem as danças coletivas, que podem ser classificadas como de Cortejo e Dramáticas.

III. As danças no Brasil, salvo as indígenas e afro-brasileiras, são quase todas adaptações das danças europeias, cuja forma geral foi folclorizada, ou então receberam empréstimos de movimento, passos e figurações.

IV. As danças folclóricas não são acompanhadas por instrumentos ou conjuntos instrumentais.


Pode-se dizer que está correto o que se afirma no(s) item(itens):

Alternativas

ID
3426811
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Para Marques (2012), aprender danças populares de diversas regiões do Brasil, assim como danças populares de outros países,

Alternativas

ID
3472717
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito da dança, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A dança é uma manifestação artística altamente especializada, cuja técnica é de domínio dos profissionais do balé, que expressam com o corpo o ideal universal da beleza.

( ) A dança abre espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, cumprindo diferentes funções: artística, lúdica, ritualística e terapêutica, entre outras.

( ) A dança é um sistema simbólico composto de gestos e movimentos culturalmente construídos e faz parte da vida das sociedades desde tempos imemoriais.


Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas

ID
3541369
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Eu vou mostrar pra vocês
Como se dança o baião
E quem quiser aprender
É favor prestar atenção 

Depois desse manifesto lançado na canção “Baião”, este gênero relançado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira em 1946 conquistou multidões e inseriu a cultura do Nordeste no cenário da música popular brasileira.

A respeito do contexto de difusão e características musicais do baião, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A partir da década de 1950, a migração para as áreas urbanas crescia de forma acelerada e, nesse contexto, Luiz Gonzaga encontra o ambiente favorável à divulgação da música nordestina: o baião, o xaxado, o coco e o xote, entre outros.
( ) A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades de suas vidas, como em "Asa Branca" que trata do sofrimento do sertanejo nordestino em época de seca.
( ) A base musical do baião é composta pela sanfona, o atabaque, a flauta doce e o violino, e os sons em ritmo binário desses instrumentos são intercalados pelo canto.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
3584155
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Ribeirão do Pinhal - PR
Ano
2016
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A nova tendência havia tempos vinha sendo preparada com a proliferação das “boîtes” no Bairro de Copacabana, cuja clientela de turistas

estrangeiros e de representantes do então chamado café-society brasileiro pedia um tipo de música e de dança mais próximo do gosto internacional, e que desde os tempos do pós-guerra era fornecida às classes média e alta pelos conjuntos de piano, violão elétrico, contrabaixo, saxofone, bateria e pistão, logo especializados num tipo de ritmo que misturava conciliadoramente o jazz e o samba.
(TINHORÃO, J. R. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2010, p. 311)

O excerto acima trata de que estilo musical?

Alternativas

ID
3643048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao coco, dança típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, julgue o item a seguir. 


Embora seja dançado em outras épocas do ano, o coco, no estado de Alagoas, está associado principalmente às festas juninas. 

Alternativas

ID
3643198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao coco, dança típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, julgue o item a seguir. 


Na música de Chico Science, o ritmo do coco mistura-se a elementos do rock, do dub e da música eletrônica. 

Alternativas

ID
3643594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao coco, dança típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, julgue o item a seguir. 


O coco é também conhecido como samba e pagode.

Alternativas

ID
3643603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao coco, dança típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, julgue o item a seguir. 


O coco de embolada refere-se a um tipo de coreografia utilizada nas rodas de coco. 
 

Alternativas

ID
3654829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    Um aspecto que complica a pluralidade cultural com recorte racial nas aulas de arte é a proeminência da tendência aditiva dessa temática. No que diz respeito à inclusão dos aspectos culturais e artísticos referentes à população afro-brasileira, tem-se o ilusório entendimento de que a partir de comidas, danças, referências religiosas e a figura do Zumbi dos Palmares como herói dos negros escravizados, a responsabilidade com a temática está balizada. Diferentemente do que ocorre com a história, com a cultura e com a personalidade branca, o negro e o indígena, no meio escolar, têm seus sistemas de representação anexados ao signo folclórico. É recorrente, a partir dessa abordagem, vermos esses grupos como sujeitos sem subjetividades e suas culturas descoladas de contextos históricos e simbólicos, sujeitos culturalmente fixados em um passado que não se desdobra no presente.
Jorge Paulino. Sentidos e afetos das visualidades escolares do dia
nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Dissertação
de Mestrado, PPGAV, UnB, 2018, p. 61 (com adaptações).

A partir do texto apresentado e dos diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.


Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileiras e indígenas para o ensino da arte, no ensino fundamental, devem ser tratados de forma integral no currículo, de forma a acompanhar abordagens críticas e criativas da arte.

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes - Gab. Certo.


ID
3654889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No que concerne às expressões da dança no Brasil, julgue o item subsecutivo.


Embora o balé clássico seja uma dança de origem europeia, ao chegar ao Brasil, ele assumiu feições próprias com a inclusão de coreografias advindas da cultura popular.

Alternativas

ID
3682249
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Iguape - SP
Ano
2015
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Jongo é dança

Alternativas

ID
3682333
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Iguape - SP
Ano
2015
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Dança guerreira, com ritmo e canto próprios. Um solista entoa o canto, que é intercalado por um coro, marcado pelo ritmo de tambores e agogôs. Os dançarinos usam bastões, que manejam como espadas.”

(Nicole Jeandot. Explorando o Universo da Música)

O excerto descreve

Alternativas

ID
3682468
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Iguape - SP
Ano
2015
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Caboclinho é uma dança encontrada em Pernambuco durante o Carnaval, dançada por homens e mulheres que desfilam pelas ruas na formação de duas fileiras, levantando-se, abaixando e rodopiando muito rapidamente. O desfile é acompanhado por um pequeno conjunto de músicos que tocam inúbia, caracaxás, tarol e surdo, além do estalar das preacas, som característico da dança.


Caboclinho é uma dança que recebe influência

Alternativas

ID
3691045
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Guabiruba - SC
Ano
2018
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Artista brasileiro, nascido em 1903, na cidade de Brodowski, no estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, desde criança manifesta sua vocação artística. Em suas pinturas, retrata a cultura brasileira e sua temática social: sua pobreza, as dificuldades, a dor. Mas possui também uma vertente poética, nostálgica com temas voltados à sua infância: crianças de Brodowski com suas brincadeiras, suas danças, seus cantos. Suas obras mais importantes são os murais “Guerra e Paz” que estão na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque (EUA) e as pinturas “Os Retirantes”. Está-se falando de:

Alternativas

ID
3705859
Banca
IESES
Órgão
TJ-PB
Ano
2013
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O nordestino Francisco Brennand, pernambucano de 86 anos, é um dos mais importantes e premiados escultores do Brasil e considerado pela Folha de São Paulo como “um dos maiores escultores vivos do país”. E Brennand não para de produzir. A antiga fábrica de tijolos e telhas, herdada de seu pai, foi transformada em local de trabalho ao ar livre e se tornou um museu vivo. Lugar único no mundo, a Oficina Brennand em Recife constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade. A presença do artista num trabalho contínuo de criação confere à Oficina um caráter inusitado, identificando-a como uma instituição intrinsecamente viva e com uma dinâmica que torna imprevisíveis os rumos da arquitetura e da obra. A “vida” é o principal tema das obras de Brennand. Com relação ao artista, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3721642
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A dança é considerada uma linguagem artística. Sobre as características do movimento contemporâneo na dança, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3762247
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

De acordo com Isabel Marques, em “Dançando na Escola”, a função típica da dança é a seguinte:

Alternativas

ID
3811543
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

As mastabas são edificações com função funerária, desenvolvidas no Egito Antigo, em paralelo ao ciclo das grandes pirâmides.

Alternativas

ID
3811546
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Livro dos Mortos integra-se às principais referências para se conhecer os rituais fúnebres dos egípcios na Antiguidade.

Alternativas

ID
3811552
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A "Porta de Ishtar", atualmente no acervo do Museu Pergamon de Berlim, representa um dos melhores exemplos de decoração arquitetônica com tijolos vitrificados da cultura babilônica.

Alternativas

ID
3811561
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Partenon (448-432 a.C.) constitui um belo exemplar da arquitetura barroca.

Alternativas

ID
3811570
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A abside é um espaço arquitetônico presente na basílica romana, só consolidada como ponto focal do percurso na basílica paleocristã.

Alternativas

ID
3811588
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Uma das grandes inovações da pintura flamenga, no início da Era Moderna, é o uso de pigmentos misturados com óleo que permite aumentar a escala de tons (claro-escuro) e a aplicação de camadas finíssimas de tinta (veladuras).

Alternativas

ID
3811606
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

As consequências das disposições do Concílio de Trento (1545-63), no campo artístico, encontram sua tradução mais eloquente no Plano de Reforma de Roma de Sixto V (1585).

Alternativas

ID
3811615
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Academia de Belas Artes de Paris, ao longo do século XIX, se caracterizou pela total ausência de regras, estimulando a expressão de uma estética livre de convenções e a experimentação artística de novas técnicas para escultura e pintura.

Alternativas

ID
3909334
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Estância Velha - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Uma das principais características da cultura popular é sua heterogeneidade. As suas manifestações se modificam juntamente com as mudanças da sociedade em que estão inseridas, sendo parte fundamental dos diversos modos de pensar, sentir e agir de um povo. Apesar dessa dinamicidade, diversas danças já carregam uma identidade na cultura brasileira, como no caso do frevo. Sobre essa manifestação cultural, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3909337
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Estância Velha - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre dança e deficiência, analise as assertivas abaixo:


I. A deficiência na dança e na sociedade desafia as representações de beleza e grotesco, de saúde e doença, alienação e comunidade, autonomia e interdependência.
II. A dança deve ser uma ferramenta terapêutica para reintegrar os deficientes na sociedade, mas os deficientes sempre terão uma situação de desvantagem perante um corpo normal, o que os incapacita para a profissionalização em dança.
III. O corpo deficiente na escola deve ser dispensado das aulas de dança quando as demandas forem demasiado exigentes.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3913537
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Dentre as expressões de resistência e permanência da cultura de origem africana, podemos destacar a dança do Cacumbi, encontrada em alguns municípios de Santa Catarina, entre eles Florianópolis.


Sobre essa dança, é correto afirmar que:

1. Simboliza uma guerra entre duas nações negras na disputa do poder.

2. É dançada em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

3. É uma cerimônia de coroação da rainha e do rei.

4. Os dançadores vestem-se de “marinheiros”, com sapatos e calças brancas e camisas azuis.

5. A dança é cantada e acompanhada pelo ritmo dos pandeiros e batuque dos tambores.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3957208
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Segundo Marques (2012), Rudolf Laban e Margaret H’Doubler foram, no início do século XX, as influências mais significativas na criação e difusão da “dança criativa” em âmbito internacional. Para a autora, ambos – Laban e H’Doubler – “ao vislumbrarem uma dança para crianças no processo educacional, mesmo enfatizando a importância da qualidade técnica e de estética dos trabalhos criados”, dão mais destaque

Alternativas

ID
3957214
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Para Marques (2012), a linguagem da dança, no que diz respeito à pluralidade cultural,

Alternativas

ID
4052365
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O início do século XX caracterizou-se por uma busca de novas formas de organização que dessem conta de estruturar o pensamento musical, que não podia mais se sustentar a partir do sistema tonal. Dentro desse panorama, assinale o que for correto.

O ritmo passa a ser explorado de forma mais ampla, com o emprego de métricas não usuais, acentuações em tempos fracos, mudanças de compasso bruscas, uso de polirritmias, entre outros recursos.

Alternativas

ID
4056814
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Nas danças, há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. Sobre as danças e os ritmos musicais brasileiros, assinale a alternativas correta.

O baião é um ritmo de dança do Nordeste do Brasil.

Alternativas

ID
4056817
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Nas danças, há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. Sobre as danças e os ritmos musicais brasileiros, assinale a alternativas correta.

O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origens no Estado de Santa Catarina.

Alternativas

ID
4056820
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Nas danças, há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. Sobre as danças e os ritmos musicais brasileiros, assinale a alternativas correta.

O bugio, ou bugiu, é uma dança típica do Estado do Rio Grande do Sul.

Alternativas

ID
4056823
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Nas danças, há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. Sobre as danças e os ritmos musicais brasileiros, assinale a alternativas correta.

O xaxado é uma dança popular brasileira, com origem no Estado do Amazonas e surgiu entre os povos indígenas.

Alternativas

ID
4056826
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Nas danças, há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. Sobre as danças e os ritmos musicais brasileiros, assinale a alternativas correta.

A catira, ou cateretê, é uma dança do folclore brasileiro, cujo ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.

Alternativas

ID
4056856
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Na segunda metade do século XX, a arte, no Brasil e no mundo, ganhou expressão por meio de diversas linguagens. Com isso, o conceito de obra de arte ou de criação artística também evoluiu e expandiu-se.

Sobre a arte, seus conceitos e abrangência, assinale o que for correto.

Nos anos de 1950 e 1970, no Brasil, o artista Hélio Oiticica se destacava ao mostrar ao público que a arte não é apenas o que está no quadro: em seus famosos Parangolés, podiam-se ver reunidos, numa mesma obra, estandartes, bandeiras e capas de vestir, fundindo elementos diversos, como cor, dança, poesia e música, numa manifestação artística coletiva.

Alternativas

ID
4102447
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Para produzir sons, vale tudo, de piano de cauda abuzinas de caminhão. Há um bom tempo, o ser humano busca, no seu corpo e à sua volta,elementos que fazem sons para criar sua música. Assinale a alternativa correta.

Na Grécia, a música era uma prática separada da dança e da poesia, nunca se apresentavam juntas. Os gregos acreditavam que o ritmo das palavras confundia-se com o da música.

Alternativas

ID
4102465
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Desde os tempos mais remotos, nos grupos primitivos, a dança faz parte dos rituais que expressam emoções e sentimentos profundos da alma humana. A dança é uma forma de linguagem corporal que permite diferentes possibilidades e combinações de movimentos e que pode trazer inúmeros benefícios, como alívio das tensões do dia a dia, relaxamento, ou seja, o prazer proporcionado pelo movimento físico do corpo. Sobre a dança, assinale a alternativa correta.

A dança está associada às possibilidades de movimento de corpo. Quando dançamos, temos possibilidades de entender o nosso corpo, pois cada dança nos permite expressá-la de maneira diferente. Apreciando a dança, podemos aprender mais sobre as pessoas e sobre o mundo em que vivemos.

Alternativas