SóProvas


ID
2786221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.


A Carta de Veneza foi elaborada com base na teoria do restauro científico.

Alternativas
Comentários
  • Não dá pra ser feliz assim, CESPE! Não dá! 

  • Acredito que a questão se contradiz em "Elaborada com Teoria do restauro". No caso seria foi conservada ou restaurada que é uma ação corretiva..

  • CARTA DE VENEZA - 1964

    Em 1964, no II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) elaborou a Carta de Veneza, com o foco na carência de um plano internacional para conservar e restaurar os bens culturais numa ação interdisciplinar.

    Primeiramente, monumento histórico é definido como uma criação isolada, sítio urbano ou rural que testemunha uma civilização particular, evolução significativa ou acontecimento histórico. Posteriormente descreve sua finalidade como sendo a busca de conservação e restauração dos monumentos, visando preservar tanto a obra propriamente dita, quanto o seu testemunho histórico.

    Este documento defende que a conservação exige uma manutenção constante, sendo sempre favorecida quando sua destinação é útil para a sociedade, mas vale ressaltar que não podem ocorrer mudanças de disposição ou decoração da construção. Outro ponto levantado é a proibição de deslocamento do monumento, salvo quando sua preservação exige tal ação, ou quando há interesses nacional e internacional.

    A restauração é tratada como uma ação de caráter excepcional, tendo por objetivo a conservação e revelação dos valores estéticos e históricos do monumento, se fundamentando essencialmente no respeito ao material original e aos documentos, bem como à época de criação. Como diretriz importante, os elementos que substituírem as partes faltantes devem ser integrados de forma harmoniosa, porém é imprescindível que se distinguem das partes originais a fim de que a restauração não falsifique o objeto em questão (IPHAN – Carta de Veneza, 1964).

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/cartas-patrimoniais/61157

  • Essa me trincou!

  • Vamos ajudar quem não pode assinar o QC.

    RESPOSTA: E

  • Essa prova do IPHAN....

  • Diabéisso? O.o

  • CREDO...Eu aqui estudando para a PGDF e o IPHAN me desnimando.

  • Nayane Obg muito grata!
  • A Carta de Veneza foi elaborada com base na teoria do restauro CRÍTICO

    A Carta de Veneza é herdeira direta do restauro crítico e, indiretamente, também da teoria brandiana.

    Cesare Brandi nasceu em Siena em 8 de Abril de 1906, é o dono do conceito do “restauro crítico”, que leva o profissional a refletir e avaliar caso por caso, para garantir que não hajam intervenções inadequadas, e defende a reversibilidade de toda intervenção.

  • Calma, galera essa questão era pra área específica

    ÁREA 7 REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em conservação e restauração de bens culturais móveis ou nível superior em qualquer área de formação, acrescido de pós-graduação em conservação e restauração de bens culturais móveis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

    Gabarito: ERRADO

  • Achava que era arquivologia, mas não. è história mesmo :(

  • POR FAVOR, PEÇO QUE MANTENHAM A VERSÃO ANTIGA

  • Para quem não entendeu, esta é uma questão ótima para se deixar em branco.

  • Restauro CRITICO

  • O Restauro Científico surgiu ao final do século XIX e início do século XX, baseado nas teorias do arquiteto romano Camillo Boito e posteriormente Gustavo Giovannoni. Sua teoria defendia que o edifício fosse mantido ao longo do tempo de modo a evitar ao máximo seu restauro, sem acrescentar ou renovar, mas sem deixá-lo cair em ruínas. Quando as intervenções fossem necessárias, deveriam diferenciar-se da obra original.

    Posteriormente, em meados do século XX, no contexto pós Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de reconstrução das cidades, monumentos e obras de arte devastados pela guerra, surgiu a teoria de restauro de Cesari Brandi inovando frente à teoria da conservação com intervenção mínima baseada nos princípios da Carta de Atenas e Restauro Científico. Para Brandi, sentimento pelo valor artístico do monumento destruído deve prevalecer sobre o seu valor histórico, onde a consistência física da obra de arte deve ter necessariamente prioridade porque assegura a transmissão da imagem ao futuro. Tais ideias ficaram conhecidas como a teoria do Restauro Crítico. O restauro deverá restabelecer a unidade potencial da obra de arte, sempre que isto seja possível sem cometer uma falsificação artística ou uma falsificação histórica, e sem apagar as marcas do percurso da obra de arte através do tempo (BRANDI, 1988).

    A Carta de Veneza (1964), Carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, é uma carta patrimonial, com caráter indicativo sobre preservação de obras e conjuntos arquitetônicos e tem seus princípios de conservação e restauro baseados na teoria do Restauro Crítico. A carta apresenta, em seu artigo 3º a sua Finalidade: A conservação e a restauração dos monumentos visam a salvaguardar tanto a obra de arte quanto o testemunho histórico.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    BRANDI, Cesari. Teoria de la Restauracion. Alianza Editorial, 1988.

    Carta de Veneza (1964). Portal IPHAN.

  • Prega a necessidade de tornar a restauração um ato científico, que seguisse princípios e métodos cientificamente determinados. Seus projetos devem baseados em estudos rigorosos com atenção maior ao valor documental e histórico do que ao valor artístico e estético.

    https://realitas.joaosecocarmona.com/2014/09/restauro-cientifico.html#:~:text=Prega%20a%20necessidade%20de%20tornar,ao%20valor%20art%C3%ADstico%20e%20est%C3%A9tico.