SóProvas


ID
2786248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de aspectos históricos da restauração, julgue o item subsequente.


As ações de conservação, de alteração de uso e de renovação realizadas antes do século XVIII são consideradas restaurações, pelos padrões atuais.

Alternativas
Comentários
  • Isso é arquivologia ou museologia ?

  • Errado.


    Pessoal, questão pra um cargo específico. Não levar tão a sério.


    ÁREA 7 REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em conservação e restauração de bens culturais móveis ou nível superior em qualquer área de formação, acrescido de pós-graduação em conservação e restauração de bens culturais móveis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

  • A atividade de restauro tem origem nos séculos XVIII e XIX. Até esta data, os monumentos sofreram diversas ações de conservação, alteração de uso e renovação, que não devem ser designadas de restauro, tal como hoje é entendido.

    Fonte: https://adm.online.unip.br/img_ead_dp/28190.PDF

  • Não é questão de ARQUIVOLOGIA, mas o QC insisted em ignorar todos os avisos enviados.
  • O processo de restauração engloba um conjunto de ações sobre um objeto de reconhecido valor e simbólico, objetivando preservar a sua originalidade de valores estéticos e históricos a ele associados. De acordo com Cesare Brandi, a restauração, assim, será condicionada pela obra de arte, tendo em vista seu valor estético e histórico fortemente presente, além do aspecto físico.

    O campo disciplinar que estuda a teoria da conservação e do restauro teve origem nos séculos XVIII e XIX, portanto, ainda não consolidada. Naquele período, com a noção de arte mais estabelecida, surgiram os primeiros restauradores, inicialmente com a preocupação voltada para a conversação reparadora de objetos. Os teóricos que abordaram o tema e redigiram os primeiros manuais foram Jonh Ruskin, Viollet-le-Duc e Camilo Boito. Já os primeiros documentos normativos internacionais redigidos foram as “cartas", tendo sido a primeira a Carta de Atenas (1931), expondo princípios gerais das doutrinas concernentes à proteção dos monumentos.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    FONTE: BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo: Ateliê, 2005.