SóProvas


ID
2786353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.


A área de quarentena para inspeção de pragas ou mofos deve ser restrita às peças recém-adquiridas pela instituição.

Alternativas
Comentários
  • TODA documentação que sai dos depósitos para atender aos pedidos dos usuários na Sala de Consultas do Arquivo Nacional, passa pelo setor de Higienização da Coordenação de Preservação do Acervo (COPAC), que faz a limpeza e a verificação minuciosa das condições do documento. Em caso de ataques de fungos ou insetos, os documentos vão para a Quarentena.



    http://www.arquivonacional.gov.br/br/ultimas-noticias/483-quarentena.html

  • Gente, me ajudem. Se a área é destinada somente para a inspeção de mofos e pragas, como que vou expôr um documento que já esteja higienizado nesse mesmo ambiente "contaminado"? As áreas de quarenta para documentos/objetos adquiridos e para os que já estão no acervo não deveria ser diferente, para que não ocorresse essa contaminação cruzada?

  • GABARITO: ERRADO

    COMPLEMENTANDO:

    Museu:

    É uma instituição de interesse público, cujo objetivo é a informação e o entretenimento. Os documentos de museus são peças e objetos de valor cultural, tendo os mais variados tipos e dimensões. Por serem objetos, são caracterizados como “tridimensionais”. Os museus têm finalidades cultural e didática.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.