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ID
2786410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo às recomendações internacionais de preservação.


No cenário do Cone Sul, a Carta de Petrópolis coloca em pauta a questão da autenticidade a partir da peculiar realidade regional, que difere daquela dos países europeus ou asiáticos de longa tradição como nações.

Alternativas
Comentários
  • A Carta de Petrópolis (1987) trata dos Sítios Históricos Urbanos - SHU

    "Esse sítio histórico deve ser entendido em seu sentido operacional de área crítica, e não por oposição a espaços não-históricos da cidade, já que toda cidade é um organismo histórico. (...) Sendo a polifuncionalidade uma característica do SHU, a sua preservação não deve dar-se à custa de exclusividade de usos, nem mesmo daqueles ditos culturais, devendo, necessariamente, abrigar os universos de trabalho e do cotidiano, onde se manifestam as verdadeiras expressões de uma sociedade heterogênea e plural."

    GAB E

    --

    Obrigada L a r i !

  • A carta que trata sobre este assunto é a Carta de Brasília de 1995.

  • Gab. Errado

    Carta de Brasília (1995):

    Documento Regional do Cone Sul sobre autenticidade:

    Questão da autenticidade a partir da nossa peculiar realidade regional que difere daquelas dos países europeus e asiáticas de longa tradição como nações, pois nossa identidade foi submetida a mudanças, imposições, transformações que geram dois processos complemnentares: configuração de uma cultura sincretista e de cultura de resistência.

  • A Carta de Petrópolis é um documento de 1987 que trata sobre Preservação e Revitalização de Centros Históricos. No entanto, a Carta de Brasília (1995) é um documento regional dos países do Cone Sul – macrorregião da América Latina composta por Chile, Argentina e Uruguai, e em sentidos mais amplos, os estados do sul do Brasil - que dispõe sobre a questão da autenticidade “[...] a partir da nossa peculiar realidade regional, que difere daquelas dos países europeus os asiáticos de longa tradição como nações, pois nossa identidade foi submetida a mudanças, imposições, transformações que geram dois processos complementares: a configuração de uma cultura sincretista e a de uma cultura de resistência. [...] É preciso sensibilizar as comunidades para o tema autenticidade do patrimônio cultural, fornecendo modelos para seu conhecimento adequado a sua valorização, para sua conservação e proteção, fomentando seu desfrute artístico, espiritual e seu uso educacional, cuja raiz comum sejam a memória histórica, os testemunhos e a continuidade cultural.”

    Gabarito: Item Errado.