SóProvas


ID
2786422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      Pretende-se construir um prédio comercial com oito pavimentos: quatro acima da superfície (recepção e três andares de salas e escritórios) e quatro no subsolo, onde funcionará um estacionamento rotativo. O prédio será construído em um terreno adjacente a um edifício que tem dez pavimentos e um subsolo, utilizado como garagem, e que possui fundações profundas do tipo tubulão. Foram realizadas sondagens a trado e a percussão, além dos ensaios SPT, em que se concluiu ser o solo no local argiloso, não tendo sido detectada a presença de lençol freático. Para a construção do prédio, na escavação, propõe-se que o terreno natural seja reforçado com barras de aço protegidas por argamassa em furos pré-abertos; a argamassa será injetada por gravidade, aderida à barra ao longo de todo o seu comprimento, e o grampo não será protendido, atuando passivamente. 

Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.


A técnica de reforço proposta na situação hipotética é denominada de solo grampeado e tem a finalidade de introduzir resistência à tração e ao cisalhamento no maciço.

Alternativas
Comentários
  • O grampeamento de solo é um procedimento de contenção aplicado a cortes em maciços de terra. O sistema utiliza, basicamente, chumbadores, concreto projetado e drenagem, e tem como objetivo estabilizar taludes de corte de forma temporária ou, o que é mais comum, permanente. Tem execução relativamente rápida e custo relativamente baixo se comparado a outras tecnologias. A contenção ocorre por conta da ancoragem de chumbadores sub-horizontais, que atuam de forma passiva, e são introduzidos no maciço e depois fixados com calda de cimento.

  • Correto, só um adendo solo grampeado nao se confunde com terra armada

  • Solo grampeado x Cortina atirantada

    SOLO GRAMPEADO é uma técnica de contenção de taludes feita por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local ao paramento e a drenagem age em ambos os casos. Os chumbadores agem de forma PASSIVA.

    CORTINA ATIRANTADA é uma técnica de contenção que consiste na execução de uma "cortina" de contenção, seja ela de concreto armado, projetado, parede de diafragma ou perfis metálicos cravados, concomitantemente com a perfuração, aplicação, injeção e protensão de tirantes. Os tirantes são instalados horizontalmente através dos painéis e ficam presos em um bulbo de calda de cimento no interior do solo, sendo posteriormente protendido. Os tirantes agem de forma ATIVA.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre geotecnia.


    O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. Por sua vez, os taludes consistem em terrenos inclinados responsáveis pela estabilidade de um maciço de solo.


    Existem obras nas quais a coesão interna do solo não é suficiente para garantir a estabilidade do talude. Nesse âmbito, o “solo grampeado" é o nome de uma técnica de reforço caracterizada por utilizar chumbadores enterrados para aumentar, simultaneamente, a resistência à tração e ao cisalhamento do maciço e a coesão do sistema solo-reforço. Dentre as técnicas de reforço, o solo grampeado destaca-se por ser econômica e eficaz. Visto isso, conclui-se que a afirmação da questão está correta.


    A Figura 1 apresenta um exemplo de solo grampeado.


    Figura 1: Exemplo de solo grampeado.


    Fonte: Solofort.


    Gabarito do professor: CERTO.