-
Os quatro estilos de Likert
Autocrático-coercisivo: o líder decide o que hápara fazer, quem, como e quando deve ser feito.
Autocrático-benevolente:o líder toma as decisões, mas os subordinados têm alguma liberdade e flexibilidade no desempenho das tarefas.
Consultivo (laissez-faire):o líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objectivo e tomar as decisões.
Participativo: existe um envolvimento total dos empregados na definição dos objectivos e na preparação das decisões. É o estilo recomendado por Likert.
FONTE:http://prof.santana-e-silva.pt/gestao_de_empresas/trabalhos_05_06/ppt/Teoria%20dos%20Tra%C3%A7os%20e%20Compet%C3%AAncias.pdf
-
Estilos de Liderança de Likert
O modelo desenvolvido por Rensis Likert no seu best seller New Patterns of Management , e ainda hoje amplamente divulgado e utilizado, divide os estilos de liderança em quatro tipos diferentes consoante o grau de uso de autoridade pelo líder, nomeadamente:
- Sistema I - Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização, são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. As principais consequências negativas deste tipo de liderança são a submissão, a dependência, a inibição e a desmotivação. Pode ter algumas consequências positivas principalmente ao nível da rapidez na tomada de decisões. Verifica-se geralmente em organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.
- Sistema II - Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo mas mais condescendente e menos rígido que o Sistema I; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às dos Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.
- Sistema III - Consultivo: mais participativo e menor arbitrariedade organizacional; os objectivos e as tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite alguma segurança colectiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se, contudo, mais moroso que os anteriores. Usualmente empregue em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.
- Sistema IV - Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança colectiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem actividades complexas.
Autor: Paulo Nunes
Data de criação: 02/11/2007
-
Consoante Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran,
Likert era defensor da GESTÃO PARTICIPATIVA, ou seja, defendia que a gestão eficaz é fortemente orientada para subordinados, apoiando-se na comunicação para que exista uma concentração de ideiais e de objetivos. Ele propôs 4 tipos de liderança baseados no estilo de autoridade do líder. Essa abordagem ficou conhecida como os quatro estilos de Likert, Sistemas Gerenciais de Likert ou Sistema 4 de Likert.
O Sistema 4 possui como variáveis o processo decisorial, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições.
Autoritário- coercitivo: líder decide o que há para fazer, quem, como e quando deve ser feito.
Autoritário-benevolente: o líder toma as decisões, mas os subordinados têm alguma liberdade e flexibidade no desempenho das tarefas.
Consultivo: o líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objetivos e tomar as decisões.
Participativo: existe um envolvimento total dos empregados na definição dos objetivos e na preparação das decisões.
-
a) Criação de ambiente de completa confiança, em que os subordinados sentem-se livres para agir, com ideias de uso construtivo. (Participativo)
b) Criação de ambiente de desconfiança dos subordinados, com decisões centralizadas no topo da organização, pouca comunicação e ênfase nas punições. (Coercitivo)
c) Criação de clima de confiança condescendente, com poucas comunicações, algumas decisões descentralizadas, pouca interação pessoal e presença de castigos potenciais. Autoritário Benevolente
d) Estímulo ao envolvimento grupal e à responsabilidade pessoal em todos os níveis. Participativo
e) Estímulo a recompensas sociais e poucas punições aplicadas. Consultivo
-
A questão abordou o tema "sistema de administração" e quer saber qual alternativa abaixo se refere ao sistema autoritário-coercitivo.
De acordo com Idalberto Chiavenato (2014) os quatro sistemas de Likert são: autoritário- coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo.
Sistema 1 – Autoritário-coercitivo: "é um sistema administrativo autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização". (CHIAVENATO, 2014)
- Processo decisório: centralizado.
- Sistema de comunicações: precário, vertical, descendente.
- Relacionamento interpessoal: o relacionamento são prejudiciais, vedação à organização informal.
- Sistema de recompensas e punições: punições, medidas disciplinares, medo, desconfiança e temor.
Sistema 2 – Autoritário-benevolente: "é um sistema administrativo autoritário que constitui uma variação atenuada do Sistema 1." (CHIAVENATO, 2014)
- Processo decisório: centralizado, mas com poucas delegações.
- Sistema de comunicações: ainda precário, prevalecem o tipo vertical, descendente. Há poucas comunicação ascendentes permitidas.
- Relacionamento interpessoal: há certa tolerância aos relacionamentos. A organização informal não é vedada, mas é representa uma ameaça.
- Sistema de recompensas e punições: punições, medidas disciplinares de forma menos arbitrária e há recompensas simbólicas/sociais.
Sistema 3 – Consultivo: "trata-se de um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo, como nos dois sistemas anteriores." (CHIAVENATO, 2014)
- Processo decisório: descentralizado, há participação de níveis inferiores;
- Comunicação: em vários sentidos.
- Relações interpessoais: relação de confiança;
- Sistema de recompensas e punições: há punições; há recompensas materiais e simbólicas.
Sistema 4 – Participativo: "é o sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas." (CHIAVENATO, 2014)
- Processo decisório: totalmente delegáveis.
- Sistema de comunicações: correm em todos os sentidos.
- Relacionamento interpessoal: os relacionamentos são espontâneos, confiança, trabalho em equipe.
- Sistema de recompensas e punições: raras punições; recompensas simbólicas e sociais.
Analisando as alternativas, temos que:
A- INCORRETO. Sistema participativo.
B- CORRETO. Sistema autoritário-coercitivo.
C- INCORRETO. Sistema consultivo.
D- INCORRETO. Sistema participativo.
E- INCORRETO. Sistema participativo.
Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014. (pág. 331 a 334)
GABARITO: B