SóProvas


ID
27865
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No estabelecimento de um sistema tributário, o clássico Princípio da Equidade sugere que

Alternativas
Comentários
  • O Princípio da Equidade é complementar ao Princípio da Neutralidade, e tem por objetivo a garantia de uma distribuição eqüitativa do ônus tributário pelos indivíduos (“justiça fiscal”), podendo ser dividido em duas linhas de ação: na primeira, o ônus tributário deveria ser repartido entre os indivíduos de acordo com o benefício que cada um recebe em relação aos bens e serviços prestados pelo governo (princípio do benefício); e, na segunda, a repartição tributária deveria ser baseada na capacidade individual de contribuição (princípio da capacidade contributiva).
  • CF 88Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: I - impostos; II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição; III - contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas. § 1º - Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.
  • Rezende  (2001,pg 162) Livro Finanças Públicas: ¨ O segundo princípio básico da tributação é o da Equidade. A preocupação , no caso, consiste em dar um mesmo tratamento , em termos de contribuição , os indivíduos considerados iguais - um critério de  equidade horizontal- assegurando ao mesmo tempo , que os desiguais serão diferenciados segundo algum critério  a ser estabelecido, uma preocupação com a equidade vertical
    ...Dois critérios têm sido propostos com essa finalidade: 
    a) o Critério do benefício
    b) o Critério da  Capacidade de Contribuição  ¨



  •              O princípio da Equidade Tributária se divide em 2 dimensões. Alguns doutrinadores dizem que divide-se em dois outros princípios correlatos. A primeira dimensão é aquela relativa ao Princípio do Benefício (prega que o ônus é repartido de acordo com o benefício que cada um recebe) e a segunda dimensão diz respeito ao Princípio da Capacidade Contributiva cujo postulado é de que a repartição tributária deve ser feita de acordo com a capacidade contributiva individual dos obrigados a pagar tributos.

                 Denota-se, portanto, que a questão referiu-se à segunda acepção do Princípio supramencionado.
     
       

  • Letra D
    De fato, o princípio da equidade (ou neutralidade) está diretamente ligado à capacidade de determinado agente passivo a suportar o ônus de determinadas contribuições, como pede o comando da questão.