-
Sinônimo de Hierarquia.
-
Idalberto Chiavenato
Administração nos novos tempos
3ª edição, pág. 280
A cadeia de comando é uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e que mostra quem se subordina a quem. Ela é associada a dois princípios enunciados pela Teoria Clássica da administração: o princípio da unidade de comando e o princípio escalar.
Unidade de comando significa que cada empregado deve se reportar ou subordinar a apenas um chefe.
O princípio escalar refere-se a linhas claramente definidas de autoridade desde a cúpula até a base da organização e que incluem todos os empregados.
Todas as pessoas na organização devem saber a quem se reportar e quais os níveis administrativos sucessivos que levam ao topo.
-----------------
Idalberto Chiavenato
Introdução à Teoria Geral da Administração
9ª edição, pág. 159
Hierarquia
Outra consequência do princípio da divisão do trabalho é a diversificação funcional dentro da organização. A pluralidade de funções imposta pela especialização exige o desdobramento da função de comando, cuja missão é dirigir todas as atividades para que essas cumpram harmoniosamente suas respectivas missões. Isso significa que, além de uma estrutura de funções especializada, a organização precisa também de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados. Daí o princípio da hierarquia: o princípio escalar. Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade. À medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador.
-
Linha de Autoridade = Princípio Escalar.
-
O princípio escalar é muito simples de entender: "diretores dirigem gerentes", "gerentes dirigem supervisores" e "supervisores dirigem funcionários". Logo, significa estabelecer um alinhamento distinto de autoridade por meio dos diversos níveis da organização. A resposta, portanto, é a letra A.
As demais alternativas (letras B, C, D e E) se relacionam com requisitos da delegação. A delegação é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
A delegação ocorre entre pessoas, ou seja, é feita de uma pessoa para outra, com a transferência de poder de decisão para a execução de tarefas específicas. Quanto mais tarefas e poder de decisão são delegados, mais autonomia tem quem os recebe. Assim, são princípios ou requisitos da delegação, dentre outros:
->atribuir a responsabilidade por tarefas específicas aos níveis organizacionais mais baixos em que exista capacidade e informação suficientes para realiza-las por completo (letra B).
->fornecer aos subordinados autoridade suficiente para realizar as tarefas delegadas (letra C).
->certificar-se de que os subordinados entendam que são responsáveis por resultados específicos (letra D).
->configurar-se de que cada pessoa deve prestar contas a apenas um superior, para evitar confusão (letra E).
fonte:TEC
-
A cadeia de comando é baseada na unidade de comando e no princípio escalar, onde mostra a relação de subordinação dentro da estrutura e como funciona a hierarquia funcional.
É uma linha de autoridade que liga a cúpula aos níveis mais baixos da organização.
Gabarito: Letra A
-
-
Princípio Escalar = Cadeia de Comando = Hierarquia = Linha de Autoridade