Erro das demais:
I - Quando o alcance da gerência for largo, maior a amplitude de controle, logo mais achatada será a estrutura.
II - A “estrutura funcional”, frequentemente denominada “estrutura divisional”, engloba, em um departamento, todas as pessoas envolvidas em uma atividade ou em várias atividades relacionadas (nunca nem vi)
IV - O processo de produção em massa, no qual as linhas de montagem englobam um grande número de trabalhadores que realizam tarefas semelhantes entre si, deve possuir um número alto de supervisores de produção para garantir a eficiência do processo. (um alto número de supervisores trará mais gasto, logo não será eficiente)
sobre a II: estrutura divisional e estrutura funcional são distintas, portanto não podem ser consideradas como sinônimos; e a FCC adora fazer essa pegadinha
atente para a principal diferença entre elas:
estrutura divisional => divisões independentes e com centros de resultados autônomos
ver questão Q920788:
autonomia de unidades, qualificadas como centros de resultado, que apuram lucros ou prejuízos autonomamente.
X
estrutura funcional => divisões independentes, porém, com centros de resultados obedecendo a um sistema único, ou seja, não autônomos
ver questão Q919807:
utiliza a função como critério para dividir áreas e responsabilidades, porém apura resultados dentro de sistema contábil único para o conjunto da empresa.
Tipos de estrutura organizacional
1. Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical, ou pidaminal) - centralizada, estrutura simples, racionalizar e economizar recursos. Burocracia, pode gerar falhas na comunicação.
2. Estrutura organizacional funcional - a empresa é departamentalizada, dividida em departamentos, Cada departamento é composto de profissionais da mesma área, especialização, cooperação, comunicação intradepartamental e não interdepartamento que será uma desvantagem, não comporta pequeno porte
3. Estrutura organizacional matricial – é mais moderna, é hibrido – tanto em função como projeto, respondendo por 2 chefias, Possível conflito entre gerentes de departamento e gerentes de projetos na tomada de decisão, flexibilidade, rapidez, proximidade de diferentes departamentos.
4. Estrutura organizacional horizontal - bem adequada para empresas com poucos níveis entre a diretoria e os funcionários, uma menor supervisão e um maior envolvimento de todos os funcionários, funcionários costumam ter responsabilidades mais abrangentes.
5. Estrutura organizacional circular ou radial - A posição mais alta da empresa é representada no centro do círculo e as posições mais baixas ficam nas bordas do círculo.
6. Estrutura Divisional - É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos. Tipos de estrutura -
· Estrutura organizacional territorial - Ao invés de fazer uma divisão por função, a estrutura territorial faz com que as empresas sejam espalhadas geograficamente. Dessa forma, elas são dividas por sua hierarquia em cada região de atuação
· Estrutura organizacional por clientes - Essa forma de estrutura tem o objetivo de se organizar em torno dos públicos com os quais a empresa trabalha. Assim sendo, o órgão tem mais possibilidades de ampliar seus projetos. Por exemplo, se uma organização trabalha com sapatos no segmento infantil, elas podem aumentar seus objetivos trabalhando também com sapatos para o público feminino e masculino.
· Estrutura organizacional por processos - Nesse processo, um chefe é definido para cada etapa da produção. Dessa forma, fica responsável para todos os níveis produtivos de determinado órgão.
· Estrutura organizacional por projetos - Essa estrutura estabelece um organograma por campanha ou mesmo empreitada. Ela é comum em construtoras, por ter mais autonomia para cada obra.