SóProvas


ID
2786854
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A “Curva de Phillips” oferece aos formuladores de políticas uma gama de possíveis resultados econômicos. Ao alterarem as políticas monetária e fiscal para influenciar a demanda agregada, os formuladores de política poderiam escolher qualquer ponto desta curva, que ilustra o trade off de

Alternativas
Comentários
  • Em macroeconomia, a curva de Phillips representa uma relação de trade-off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo esta teoria, desenvolvida pelo economista neozelandês William Phillips, uma menor taxa de desemprego leva a um aumento da inflação, e uma maior taxa de desemprego a uma menor inflação. Contudo, esta relação não é válida no longo prazo, uma vez que a taxa de desemprego é basicamente independente da taxa de inflação conforme outras variáveis vão se alterando. 

     

    GABARITO: B



    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_Phillips

  • Seja no curto, seja no longo prazo, a Curva de Phillips relaciona inflação e desemprego.

    No curto prazo, a Curva de Phillips é negativamente inclinada, ou seja, tem-se uma relação inversa entre inflação e desemprego. É por isso que se diz que se tem um trade-off: pode-se conseguir menor desemprego (maior renda) ao se aceitar maior taxa de inflação.

    Resposta: B