SóProvas


ID
2787082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ora, uma história não é narrada sob a pressão esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o passado se torna um elemento influente na vida humana prática no presente.

Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações). 

Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história.


Os aspectos estéticos, políticos, retóricos e(ou) morais que frequentemente caracterizam a historiografia não necessariamente comprometem o seu valor epistêmico.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. O valor epistêmico diz respeito ao conhecimento e isso não tem nada a ver com os aspectos apresentados. Independente de como o historiador se depare com o fato, seja de forma ética ou questionável, o conhecimento que ele terá não será impedido. Contudo, se a banca colocasse em pauta a questão da legitimidade, mudaria o entendimento.

  • Os objetos físicos e escritos são considerados fontes históricas e possuem a capacidade de nos fornecer dados que estão contidos no objeto em si. O exemplo mais factual de uma fonte história são os dados escritos e inscritos em sua estrutura. O fato histórico é composto por diferentes elementos.

    Mas, aspectos não necessariamente estarão vinculados e expostos na fonte histórica. Eles poderão ser desvendados ou não.  Os elementos estéticos, políticos, retóricos e morais compõem este fato histórico, mas não comprometem o significado da fonte histórica por que as constitui assim como ela se apresenta. 
    Gabarito do Professor: CERTO.