SóProvas


ID
2787088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ora, uma história não é narrada sob a pressão esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o passado se torna um elemento influente na vida humana prática no presente.

Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações). 

Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história.


Admitida a decomposição do conhecimento histórico nas atividades da pesquisa, de um lado, e, de outro, da historiografia (ou escrita da história), infere-se que o emprego do termo “facticidade” no texto não se relaciona com a primeira atividade, mas apenas com a segunda.

Alternativas
Comentários
  • A escrita da História acontece com as fontes históricas captadas pela pesquisa histórica, sendo assim a facticidade dos fatos é dada pelas duas atividades: a fonte e a escrita da História. O ponto objetivo da ciência história é adquirido criticando as fontes e, em seguida criando proposições históricas que, por força da sua fundamentação, oferecem experiência regulada pelo método científico que tem, por sua vez, validade empírica e intersubjetiva. 
    A ciência história é definida como “uma conexão temporal, plena de eventos, entre passado e presente (com uma projeção para o futuro), que, por sua representação sob a forma de narrativa, possui sentido e significado para a orientação da vida prática atual", de acordo com o livro Teoria da história: uma teoria da história como ciência. 
    Segundo Jörn Rüsen, o homem possui uma necessidade intrínseca de interpretar o tempo. A pesquisa histórica é baseada na experiência, interpretação, orientação e motivações que são conectadas em uma narrativa lógica de apresentação para estruturar o pensamento e conferir sentido aos fatos históricos.
      Pelo exposto é possível dizer que a afirmativa está incorreta 
    Gabarito do Professor: ERRADO.