SóProvas


ID
2787091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ora, uma história não é narrada sob a pressão esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o passado se torna um elemento influente na vida humana prática no presente.

Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações). 

Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história.


O requisito da objetividade impõe ao historiador uma atitude de distanciamento em relação ao seu próprio presente, do contrário é impossível representar o passado tal como realmente foi.

Alternativas
Comentários
  • Na história analisemos perspectivas, várias visões sobre o mesmo fato, sendo assim, é impossível reconstruir o passado tal como realmente foi.
  • A ciência História possui um método científico estruturado. E, segundo a teoria de Rüsen os aspectos antropológicos do conhecimento histórico criam uma “verdade plausível" a fim de que o conteúdo faça sentido para ser útil na vida. As proposições históricas são construídas após uma forte fundamentação que segue o método
    do científico. Os conceitos antropológicos são utilizados de forma intersubjetiva e transdisciplinar para que se reconheça a presença do outro e às próprias diferenças. Isso corrobora a validade da história como ciência, pois assim ela não fica restrita a apenas uma cultura.
    Ou seja, a afirmativa está incorreta 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • não há como reconstruir o passado tal como realmente foi, assim, as análises realizadas no presente são influenciadas pelo contexto histórico/cultural/social da pessoa.
  • Questão mal formulada, pois para mim a objetividade é igual ao descrito na questão, enquanto, que a subjetividade relata a impossibilidade de o historiador ser subjetivo.
  • Não entendi, o porque dela está errada, mesmo tendo visto o comentário da professora Eulália do Qconcursos. O motivo é que aprendi na universidade que o objetivismo nega a subjetividade do historiador, teoria defendida por Leopold Von Ranke. Gostaria que a professora se possível, se posicionasse quanto a isso. Tanto eu assinante como os demais agradeceríamos.