SóProvas


ID
2787094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ora, uma história não é narrada sob a pressão esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o passado se torna um elemento influente na vida humana prática no presente.

Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações). 

Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história.


A ênfase analítica no caráter construtivo e nos aspectos ficcionais do conhecimento histórico raramente tem sido combinada com apologias à tolerância de mentiras e falsificações documentais.

Alternativas
Comentários
  • O historiador, ao selecionar as fontes para a construção do conhecimento histórico, em um primeiro momento amplia o seu leque de fontes referentes ao assunto ao máximo possível. Após este primeiro levantamento, na utilização do método científico, dá-se a crítica as fontes, segundo Rüsen, com a necessidade de objetividade de fundamentação.
    Assim são feitas as proposições históricas reguladas e validades pelo método. Estas proposições históricas testadas empiricamente ganham também força intersubjetiva, que é chamada pelos teóricos rüsenianos de “aspectos ficcionais". Esta intersubjetividade é o que torna o conhecimento histórico útil à vida.
    O autor Jörn Rüsen, na obra “Teoria da História: uma teoria da História como ciência", escreve que o método exposto acima “é com essa garantia de princípio (metódica da pretensão da validade que o conhecimento histórico se diferencia do não científico, relativamente a seu conteúdo factual".
    Portanto, afirmativa está correta
    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Acertei, mas, ai! como me aborrecem essas questões hiperabstratas...