SóProvas


ID
2787100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Como o objeto da história (entendida como um constructo teórico) é o que aconteceu, abstraído tanto do presente quanto do futuro, então o tempo torna-se um dos elementos determinantes do conceito de história. Parece-me, no entanto, que nem a relação que o tempo mantém com outros elementos nem o sentido específico do seu efeito na história foram identificados até hoje com a clareza desejável, tampouco com a clareza possível.

Georg Simmel. O problema do tempo histórico [1916]. In: Simmel. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011, p. 9 (com adaptações).  

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos à relação entre tempo e história.


A ideia geral de tempo histórico que predomina na literatura teórica expressa a relativa homogeneidade temática e metodológica que caracteriza os diferentes ramos da pesquisa histórica atual.

Alternativas
Comentários
  • O estudo de História sempre foi bem mais complexo do que se apresentava em bancos escolares. Mesmo quando pensamos em uma história positivista, de heróis e cronologicamente estruturada não podemos falar em igualdade de perspectiva de todos os historiadores.

    A partir então dos novos objetos e dos novos caminhos da historiografia a partir mais ou menos da década de 1920 (na Europa) com o advento da École des Annales, com Marc Bloch e Lucien Febvre, a diversificação entre os trabalhos se torna maior e mais complexa. É introduzido o conceito de história-problema. Novas fontes, como a história oral e fontes escritas de periódicos, documentos imagéticos, passam a fazer parte do dia a dia do pesquisador.

    Há trabalhos de história social, econômica, política e cultural. Trabalha-se com a micro ou a macro história. Constrói-se a história temática ou a global. Há muitas vertentes do trabalho do historiador que, cada vez mais, dialoga com outras cientistas sociais ou das ciências da natureza.

    Novos campos de trabalho se apresentam, assim como novas maneiras de trabalhar o tempo (longa duração ou curta duração). Alguma ideia de “tempo" sempre está presente no trabalho do cientista social, e não só do historiador. Mas, isso não significa homogeneidade no tratamento do objeto de estudo.
    Assim sendo, não é difícil concluir que a afirmativa apresentada não está correta! A ideia de “homogeneidade“ não dever ser inferida aos que trabalham com História, apesar de todos trabalharem com a ideia de tempo. Mas, novamente, que tempo?

    RESPOSTA: ERRADO.