SóProvas


ID
2787106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Como o objeto da história (entendida como um constructo teórico) é o que aconteceu, abstraído tanto do presente quanto do futuro, então o tempo torna-se um dos elementos determinantes do conceito de história. Parece-me, no entanto, que nem a relação que o tempo mantém com outros elementos nem o sentido específico do seu efeito na história foram identificados até hoje com a clareza desejável, tampouco com a clareza possível.

Georg Simmel. O problema do tempo histórico [1916]. In: Simmel. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011, p. 9 (com adaptações).  

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos à relação entre tempo e história.


Introduzida por Braudel, a categoria da longa duração adaptou e temporalizou a noção de estrutura proveniente da linguística e da antropologia e simbolizou uma defesa da importância da história diante dos avanços cognitivos e institucionais de outras ciências sociais na França de meados do século XX.

Alternativas
Comentários
  • A conjuntura é a parte relacionada à média duração e a estrutura é a história de longa duração. A partir do amálgama dos dois cria-se o movimento do processo histórico. 
    A linguística aceita uma mutação rápida na língua, mas essa mutação custa a ser assimilada nas regras gramaticais. A intelectualização da linguística demora a ser consolidada, pois a estrutura da língua é de longa duração. O conceito de longa duração, de Fernand Braudel atribui a categoria “tempo" ao conceito de “estrutura" vindo da linguística. 
    O conceito de tempo de longa duração significou uma forma mais eficaz de trabalhar História face aos estudos em outras ciências sociais. Para responder esta questão é preciso ter um conhecimento mais aprofundado de Fernand Braudel e dos trabalhos acadêmicos sobre o tempo, história e memória. A afirmativa apresenta uma proposição correta acerca da obra de Braudel 

    Gabarito do Professor: CERTO.