SóProvas


ID
2787112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Como o objeto da história (entendida como um constructo teórico) é o que aconteceu, abstraído tanto do presente quanto do futuro, então o tempo torna-se um dos elementos determinantes do conceito de história. Parece-me, no entanto, que nem a relação que o tempo mantém com outros elementos nem o sentido específico do seu efeito na história foram identificados até hoje com a clareza desejável, tampouco com a clareza possível.

Georg Simmel. O problema do tempo histórico [1916]. In: Simmel. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011, p. 9 (com adaptações).  

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos à relação entre tempo e história.


A metáfora das camadas de tempo mostra-se útil à compreensão de fenômenos que em um passado mais distante haviam sido concebidos sob a ideia da contemporaneidade do não contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa apresentada não é de fácil compreensão.

    Ela se relaciona com a obra do historiador alemão Reinhart Koselleck, que fez algumas contribuições importantes para a Teoria da História. A obra na qual Koselleck trata mais especificamente a questão do tempo no estudo da história é Estratos do Tempo. Estudos sobre História . Foi traduzida para o português e publicada pela editora Contraponto, em associação com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC ), em 2014. Na obra ele mostra que o presente é um tempo de interseção entre o futuro e o passado, sendo um lugar onde coexistem essas três dimensões temporais: presente, passado e futuro.

    Segundo Koselleck, a Revolução Francesa é o grande marco da modernidade e que, a partir dela, há toda uma nova percepção do tempo. A grande referência temporal passa a ser o presente. Deve-se pensar as relações temporais a partir do nosso lugar no tempo, ou seja, o tempo presente, pois é ele que define o nosso olhar para o passado, passado este ao qual também estamos ligados. Ele mostra que o presente é um tempo de interseção entre o futuro e o passado, é um lugar onde coexistem essas três dimensões temporais. Tendo portanto várias “camadas" .


    Desta forma, a história, ao fazer análise de um dado processo do passado, torna contemporâneo do historiador aquilo que, na verdade, não lhe é contemporâneo. O passado é tornado presente, pela análise do historiador (que é o presente ) sem, na verdade, ser da mesma época do pesquisador.

    Por termos algum conhecimento da obra de Reinhart Koselleck e da História dos Conceitos chegamos à conclusão que a afirmativa, embora confusa, é correta.

    RESPOSTA: CERTA
  • Gabarito C. Koselleck, Teoria da Historia