SóProvas


ID
2787130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue o item que se segue.


Os primeiros praticantes da micro-história tinham o propósito metodológico de operacionalizar uma abordagem qualitativa de culturas e experiências ligadas a classes sociais subalternas.

Alternativas
Comentários
  • Os primeiros praticantes da micro-história tinham o propósito metodológico de operacionalizar uma abordagem qualitativa de culturas e experiências ligadas a classes sociais subalternas.

    Certo

  • É só pensar em "O queijo e os vermes" de Ginzburg que trata da história de um moleiro, um cara que trabalhava no moinho. Boris Fausto tem um livro que fala de um crime em restaurante chinês.

    Por trás desses eventos, todo um contexto, uma visão de mundo de uma sociedade.

  • O objetivo da microanálise é, a partir da escala em nível micro, pequeno, atingir o panorama mais amplo de uma dada época.
    Desta forma pretende-se promover “jogo de escalas", com vistas a uma maior elucidação do passado histórico. Ver o “ grande panorama" a partir do olhar e da análise de um “pequeno panorama".

    Para que fique mais claro, vamos a um exemplo O historiador italiano Carlo Ginzburg, um dos mais importantes pesquisadores que trabalham com micro história, publicou o “ O queijo e os vermes. O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição".
    Nesta obra Ginzburg narra a vida e as crenças de um obscuro moleiro do norte da Itália, que foi condenado pela Inquisição. Narrando a vida desse pouco "importante" herege do século XVI, Ginzburg escreve sobre a cultura popular e erudita na época da Inquisição.

    Assim ele nos leva a ter uma visão sobre uma época quando cosmogonias (maneira de explicar o mundo e o aparecimento da vida), como aquelas formuladas pelo moleiro Menocchio, eram motivo de condenação religiosa e moral. Ou seja, a partir da história de um (pequeno panorama) é possível vislumbrar a comunidade – (grande panorama). Esta é uma forma de “fugir “ da história de heróis ou somente daqueles que se destacam na sociedade.

    É uma metodologia específica para o trabalho de um  historiador. É uma forma de contar a história dos grupos sociais subalternos, daqueles que são, na maioria das vezes, invisíveis e que são, como cada um dentro de uma (ou mais) comunidade(s), atores da História. Portanto, podemos entender que a afirmativa apresentada na questão está correta

    RESPOSTA: CERTA