SóProvas


ID
2787133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue o item que se segue.


A micro-história define-se, em geral, pelo foco em experiências e(ou) personagens do passado marcados por características extraordinárias e, sobretudo, exóticas.

Alternativas
Comentários
  • micro-história é um gênero surgido com a publicação, na , da coleção "", sob a direção de  e , pela , entre  e . Vem sendo praticada principalmente por historiadores italianos, franceses, ingleses e estadunidenses, com ênfase no papel desempenhado pelos primeiros, na importância da revista "" e no sucesso da referida coleção "Microstorie".

    A sua proposição de  defende uma delimitação temática extremamente específica por parte do historiador (inclusive em termos de espacialidade e de temporalidade), mas não se reduz apenas a isto.

    Numa escala de observação reduzida, a análise desenvolve-se a partir de uma exploração exaustiva das fontes, envolvendo a descrição etnográfica e tendo preocupação com uma narrativa histórica que se diferencia da narrativa literária porque se relaciona com as fontes. Contempla temáticas ligadas ao cotidiano de comunidades específicas — geográfica ou sociologicamente —, às situações-limite e às  ligadas à reconstituição de microcontextos ou dedicadas a personagens extremos, geralmente figuras anônimas, que passariam despercebidas na multidão.

    Fonte: wikipedia

  • ERRADO. É bem verdade que a micro-história define-se, em geral, pelo foco em experiências, mas não de personagens extraordinários (como reis, representantes do alto escalão do exército, etc), mas sim de pessoas "invisíveis" as quais não configuram como agentes de transformações sociais importantes. Para a micro-história, não só o documento oficial importa, mas quem o escreveu, quem foi o emissário que levou ao rei, etc.

  • A Micro História ficou conhecida como tal após a publicação da Coleção “Microstorie" de Carlo Ginzburg e de Giovanni Levi. O método de pesquisa da micro história defendia a análise exaustiva de todas as fontes possíveis sob uma escala de observação reduzida.
    A narrativa histórica do gênero historiográfico micro história baseava-se em uma descrição antropológica detalhada, porém diretamente relacionada com as fontes históricas do assunto. A sua criação começou a partir de discussões sobre os rumos que a Escola dos Annales deveria tomar e, houve críticas acerca do seu conteúdo ter rompido a barreira entre história, antropologia e literatura.
    Giovanni Levi, diz de forma assertiva, em artigos e livros, que o pesquisador da micro história observa um espaço bem delimitado simultaneamente com o todo em que aquele espaço está inserido. Quando acontece a redução ao caso mais particular, o historiador enxerga no micro as peculiaridades do espaço reduzido, mas também consegue ter a percepção da influência da macro estrutura naquele contexto.
    O candidato para responder esta questão precisa ter conhecimento prévio sobre a metodologia da micro história, das obras dos autores Carlo Ginzburg e Giovani Levi e de suas respostas às críticas do método. A afirmativa está incorreta 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • método de pesquisa >> defendia a análise exaustiva de todas as fontes possíveis sob uma escala de observação reduzida.

    -descrição antropológica detalhada, porém diretamente relacionada com as fontes históricas do assunto

    -espaço bem delimitado simultaneamente com o todo em que aquele espaço está inserido. enxerga no micro as peculiaridades do espaço reduzido, mas também consegue ter a percepção da influência da macro estrutura naquele contexto.

     

    Contempla temáticas ligadas ao cotidiano de comunidades específicas — geográfica ou sociologicamente —, às situações-limite e às  ligadas à reconstituição de microcontextos ou dedicadas a personagens extremos, geralmente figuras anônimas, que passariam despercebidas na multidão.

    #PMAL