SóProvas


ID
2787142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Não se pode coligir provas antes de se começar a pensar [...]. Isto porque pensar significa fazer perguntas, e nada constitui prova a não ser em relação a uma pergunta definida.

Robin Collingwood. A ideia de história. Lisboa: Presença, 1994, p. 346 (com adaptações). 

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito da problemática das fontes no ofício do historiador.


O caráter extremamente subjetivo que costuma marcar a produção de diários pessoais impossibilita o emprego de exemplares desse gênero textual como fontes históricas.

Alternativas
Comentários
  • Questão complicada!

  • O caráter extremamente subjetivo que costuma marcar a produção de diários pessoais impossibilita o emprego de exemplares desse gênero textual como fontes históricas. 

    Um diário pode ser considerado uma fontes histórica porque retrata o olhar, as vivências de uma pessoa num determinado contexto histórico.

    Mesmo com seu caráter subjetivo os diários pessoais não impossibilita o emprego destes como fontes históricas.

  • Não impossibilita. Mas devemos entender que um diário pessoal é uma visão de mundo, uma leitura de mundo que deve ser dialogada com outras visões de mundo.

  • EXCELENTE QUESTÃO!

    "O caráter extremamente subjetivo que costuma marcar a produção de diários pessoais impossibilita o emprego de exemplares desse gênero textual como fontes históricas". 

    ERRADA, inclusive já utilizei um diário como fonte de pesquisa para meu trabalho acadêmico.

    Os diários traduzem a trajetória de um indivíduo, apresentando um recorte temporal, suas vivências e fatos do cotidiano.

    A exemplo:

    "Um dos mais importantes diários pessoais de toda a história foi o produzido por Anne Frank. Com apenas treze anos de idade, Anne relatou a vida de sua família de origem judaica durante a perseguição nazista na Segunda Guerra Mundial. Seu diário foi escrito entre os anos de 1942 e 1944, antes dela ser capturada pela polícia nazista e levada para o campo de extermínio, onde morreu algum tempo depois. Seu diário tornou-se um dos principais relatos históricos sobre o holocausto e um dos livros mais lidos por todo o mundo. Dada a importância desses documentos, as cartas e os diários pessoais são fontes altamente valorizadas pelos historiadores nas suas pesquisas". 

    .

  • o diario de anne frank

    poderia se tornar um fonte histórica.

  • Melhor resposta, sim possibilita.

  • Português VS história