Os lugares de memórias são espaços que surgem espontaneamente, estando, portanto, vinculados à memória espontânea.
ERRADA
"...os lugares de memória nascem e vivem do sentimento que não há memória espontânea, que é preciso criar arquivos, que é preciso manter aniversários, organizar celebrações, pronunciar elogios fúnebres, notoriar atas, porque essas operações não são naturais".
O conceito de “lugar de memória" foi elaborado pelo historiador francês Pierre Nora, entendido como da Nova História e referência no estudo de memória e identidade francesas.
Ele parte do princípio que a memória é mais do que o registro do passado. Ela depende da construção simbólica que o registro adquire. São locais, materiais ou imateriais nos quais se constrói a memória de uma sociedade. São locais nos quais povos ou grupos se identificam e se reconhecem como semelhantes, partilhando algo. Os lugares de memória, por seu simbolismo, possibilitam a formação de identidade e de pertencimento. Assim , segundo Nora
“Mesmo um lugar de aparência puramente material, como um depósito de arquivos, só é lugar de memória se a imaginação o investe de aura simbólica"
NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 21/23, 1993.
Pelo que foi acima enunciado é possível inferir que a afirmativa está incorreta
Gabarito do Professor: ERRADO.