SóProvas


ID
2787244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O império do Brasil é associação política de todos os cidadãos brasileiros. Eles formam uma nação livre, e independente, que não admite com qualquer outra laço algum de união ou federação que se oponha à sua independência.”

                                                               Constituição de 1824, título I, art. 1.º. 

A partir do fragmento de texto precedente, julgue o próximo item, a respeito da formação da nação brasileira.


A consolidação política do Brasil independente foi processo complexo, marcado por intensos debates políticos e sociais que colocaram em xeque tanto a unidade territorial quanto o princípio político centralizador consagrado no Primeiro Reinado.

Alternativas
Comentários
  • Prova disto está nas diversas rebeliões do Brasil monárquico tais  como: Sabinada, Cabanagem, revolução farroupilha, revolta dos Malês (sendo esta última uma revolta de escravos convertidos ao islamismo) e que são revoltas de vários setores da sociedade, desde a elite até escravos  indicando descontentamento com o regime vigente. 

  • O processo de Independência do Brasil teve muitos embates entre revoltosos e o Primeiro Reinado comandado por Dom Pedro I.

    Os conflitos dessa época, que eclodiu em províncias que queriam se separar do Brasil, ou seja, que ameaçavam a unidade territorial, ficaram conhecidos como Guerra da Independência.

    Resposta: Certo

  • O processo de Independência do Brasil teve muitos embates entre revoltosos e o Primeiro Reinado comandado por Dom Pedro I.

    Os conflitos dessa época, que eclodiu em províncias que queriam se separar do Brasil, ou seja, que ameaçavam a unidade territorial, ficaram conhecidos como Guerra da Independência.

    Resposta: Certo

  • Na maioria das vezes o processo de independência do Brasil em relação a Portugal é visto como quase linear e, sem grandes percalços, o que seria a “prova" de que o brasileiro é um povo “ pacífico" e “cordato" , avesso à disputas e discussões. A historiografia brasileira, liberta das tradições positivistas, apresenta as nuances e as idas e vindas do processo de libertação. O “ independência ou morte" do então príncipe D. Pedro é  tão somente simbólico da libertação oficial , a 07 de setembro de 1822. 
    A liderança de D. Pedro significou a vitória dos interesses da grande propriedade escravista, que produzia para exportação. Por outro lado, lideranças urbanas e de camadas médias de população propunham a instalação de uma república e a abolição da escravidão mas, não obtiveram sucesso.
    Após a proclamação oficial várias províncias se levantaram contra a independência, ou ainda contra o predomínio da lógica da grande propriedade escravista. O novo governo independente organizou às pressas um exército composto em grande parte por mercenários, de forma a solidificar a independência e evitar separatismos. Foi um momento bastante violento da estruturação do Brasil independente. 
    Com a vitória das tropas do governo central foi mantida a unidade territorial e instaurado o regime monárquico centralizador que atendia aos interesses da elite proprietária de terras e escravos, com D. Pedro no trono. Portanto, a afirmativa apresentada é correta 
    Gabarito da professora: CERTO
  • Colocar em xeque=colocar em perigo

    risco de desfragmentação

  • LIBERAIS X CONSERVADORES.