Gabarito: ERRADO
A importacão de espécies exóticas pode até ter forçado uma biodiversidade vegetal, mas também causou a dispersão de pragas e doenças também exóticas. Além disso, a exploracão da flora nativa durante o período colonial se deu de uma forma predatória. Muitas das nossas espécies nativas eram coletadas para serem exportadas para a Europa.
---
"No caso da invasão européia da costa do Brasil, a cosmopolitização foi pantropical. As plantas que se aclimatavam mais facilmente eram, geralmente, de origem africana ou sul-asiática. Assim, os portugueses atuaram como agentes da dispersão de floras que eram exóticas não somente no Brasil mas também em Portugal."
"Infelizmente, naquela época um comércio predatório instalou-se, no Brasil e nos neotrópicos em geral. Dezenas, talvez centenas de casas comerciais européias mandaram colecionadores para coletar orquídeas para satisfazer um mercado ávido de raridades exóticas. Derrubaram-se florestas inteiras para garantir a exclusividade em uma ou outra espécie rara."
"Uma charmosa inversão do preconceito europeu contra a natureza neotropical, que chegara a ser considerada inferior na medida em que a conquista dos seus habitantes virou mais sangrenta. Arruda Câmara apresentou uma lista de espécies exóticas que seriam de utilidade transferir. A finalidade dos jardins não era promover o meramente agradável, senão 'o seu principal fim e o útil'."
Fonte: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/deanbotanicaimperial.pdf
-
"O governo colonial jamais procurou inventariar a riqueza natural do Brasil. Todos os principais botânicos relacionados ao início da descrição da flora brasileira eram não-portugueses e desenvolveram seus trabalhos após a chegada de D. João ao Brasil em 1808."
Fonte: http://perfildaplanta.blogspot.com/2011/05/paisagismo-evolucao-no-brasil-parte-i.html