SóProvas


ID
2787631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da atuação de Burle Marx no paisagismo brasileiro, julgue o item seguinte.


As obras de Burle Marx, concebidas em obediência aos princípios que norteiam a arte de projetar jardins, expressam um apelo multidisciplinar empreendido pelo paisagista.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura, paisagismo, artes plásticas, botânica.. o cara era um gênio.

    GAB C

  • Gabarito: CORRETO

    -

    Na década de 1930, Burle Marx começou a formular os princípios do jardim moderno como um espaço de recreação, educação, higiene e arte, segundo um pensamento de utilidade pública. O jardim moderno vertia preceitos do Movimento Moderno ao conceder “direito de cidadania às plantas plebéias”, no dizer do crítico de arte Mário Pedrosa (Amaral, 1981, p. 264). Em 1935, Burle Marx idealizava um jardim moderno como espaço onde crianças moradoras de apartamentos empoleirados, casas de quintal reduzido ou habitações coletivas encontrassem um meio amplo para seus brinquedos e um ar desprovido de contaminação. Foi em 1958, que pôs em prática este pensamento, ao conceber um jardim como espaço de recreação infantil, certamente um dos primeiros logradouros públicos dotados de playground no Recife. 

    Fonte: http://docomomo.org.br/wp-content/uploads/2016/01/071.pdf

    -

    Considero ideal a solução do tombamento e acautelamento total, para transformar em museu esse acervo multidisciplinar, que tem como linha de conduta o bom gosto. [...] Acho que tudo isso representa Roberto Burle Marx, nos estamos tombando a figura de Roberto Burle Marx, o seu hábito de vida, o trabalho como botânico, como artista e como homem culto. (Processo 1131-T-84, v.III, p. 94).

    Fonte: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Mestrado_em_Preservacao_Dissertacao_TOFANI_Sandra_R_Menezes.pdf