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ID
2787643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da atuação de Burle Marx no paisagismo brasileiro, julgue o item seguinte.


As obras de Burle Marx eram essencialmente marcadas pela constante preocupação ecológica, para permitir ao ambiente total interação entre os componentes bióticos e abióticos da paisagem.

Alternativas
Comentários
  • Essa preocupação ecológica não era essencial? Ou não permitia ao ambiente a total interação entre componentes bióticos e abióticos da paisagem?

  • Não seria, na realidade, um contraste entre elementos bióticos e abióticos? → https://cdn.britannica.com/13/205413-050-2E57E964.jpg

    GAB E

  • a·bi·ó·ti·co 

    (abioto + -ico)

    adjetivo

    1. [Biologia]  Diz-se da zona ou dos lugares onde a vida animal ou vegetal não é possível, ou fica, pelo menos, atrofiada.

    "abiótico", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,  [consultado em 11-05-2019].

  • Acredito também que a obra de Burle Marx não seja essencialmente marcada pela preocupação ecológica, visto que esse movimento teve início por volta da década de 70, e Burle Marx era representante do movimento moderno, com seu auge o MES 1942. Havia, porém, uma preocupação com o uso da vegetação nativa.

  • Nascido em 1909, em São Paulo, Burle Marx foi criado no Rio de Janeiro, onde faleceu em 1994. Com milhares de projetos espalhados pelo mundo, concebeu paisagens de grande destaque no país, como os jardins do Complexo da Pampulha, em 1942; o jardim do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1954; o paisagismo do Aterro do Flamengo, em 1961; os jardins da sede da Unesco, em Paris, e o famoso traçado do “calçadão” de Copacabana, em 1970.

    Além de paisagista, Burle Marx foi também artista plástico, pintor, escultor, designer de joias, figurinista, cenógrafo, ceramista e tapeceiro. Todas as facetas da sua obra podem ser apreciadas no SRBM, um grande laboratório de experimentações botânicas e artísticas.