SóProvas


ID
2787673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da formação e da conservação do acervo botânico do SRBM, julgue o item que se segue.


Durante suas viagens em busca de novas espécies, Burle Marx presenciou a destruição dos biomas brasileiros e, embora ele tivesse uma preocupação com o assunto, não era meta do seu trabalho resgatar e conservar a flora nativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO

    -

    De acordo com uma notícia publicada no Jornal do Brasil de 10 de setembro de 1991, o Sítio de Burle Marx teria se tornado mais rico em plantas brasileiras que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, pois neste último teria prevalecido a aclimatação de plantas exóticas. Essa é uma entre várias comparações que se tem relato da coleção particular de Burle Marx e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

    Em uma conferência proferida por ele em 1981, Burle Marx comenta,

    Acho válida uma comparação entre minha coleção, iniciativa particular, dependente de recursos próprios e a do Jardim, que, sendo uma instituição oficial, deveriam contar com uma infraestrutura de apoio e de recurso muito maiores. No entanto, conversando com botânicos que ali trabalham, pude sentir as dificuldades que enfrentam. É quase impossível, por exemplo, a realização de excursões de coleta. [...] ora, as viagens de coletas são fundamentais para o enriquecimento das coleções de plantas vivas e das exsicatas para o herbário. (MARX, 2004, p.171).

    Afirmava, também, que era importante esse enriquecimento das coleções de plantas vivas com a flora nativa, porque elas estavam desaparecendo da natureza sem sequer serem estudadas e identificadas, e acreditava que o objetivo do Jardim Botânico, de preservar as espécies em vias de extinção, não estava sendo comprido. Acreditava que era um caso de má distribuição dos recursos, destinados ao Jardim, o que o transformava em um local de lazer e passeio, sendo as verbas consumidas pelos aspectos estéticos e não pela pesquisa. Quando indagado sobre as plantas não-autóctones ou exóticas, que também fazem parte de sua coleção Burle Marx costumava dizer:

    Desde que tenham afinidade com a nossa flora, ou suas características justifiquem a medida, tenho introduzido elementos botânicos de outros países, com a intenção de enriquecer nossos jardins. (MARX, 1987, p.51).

    Fonte: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Mestrado_em_Preservacao_Dissertacao_TOFANI_Sandra_R_Menezes.pdf

  • "não era meta do seu trabalho resgatar e conservar a flora nativa."

    GABARITO : Errado

  • O Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) reúne uma coleção de plantas tropicais e semi tropicais colhidas pelo mundo todo, pelo próprio arquiteto e paisagista Burle Marx, contando com mais de 3.500 espécies. Esta coleção foi iniciada em 1949 por ele, através de suas expedições pelo Brasil, que tinha por intenção de conhecer os biomas brasileiros e coletar plantas representativas da flora nacional, potencialmente possíveis de serem utilizadas em projetos paisagísticos. As plantas coletadas eram transportadas para o sítio para serem replantadas no sítio. Portanto, o sítio foi criado com o intuito de ser um local de preservação dessas diversas espécies de plantas selecionadas, que ainda serviriam para estudos e pesquisas relacionadas ao paisagismo. O SRMB é um espaço preservado que possui um acervo paisagístico muito grande ainda hoje e dedica-se também à conservação da natureza.

    Gabarito do Professor: ERRADO.