SóProvas


ID
2787853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.


Os bens culturais imateriais não são quantificáveis economicamente.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada


    Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.


    Sendo assim, é possível determinar valor econômico.




  • Como isso é quantificável economicamente??


  • QUESTÃO BIZARRA!!!!!!!!

  • Existem métodos de quantificação específicos para mensurar o valor desses bens imateriais, esses métodos são discutidos na economia ambiental.
  • Como quantificar uma roda de capoeira??????

  • Acho que pode ser quantificável de forma indireta, a relação da cultura com a economia.

    Ex: São João de campina grande é algo cultural e que através de de todo um projeto cultural aquece a economia local. (nesse caso, seria de forma indireta) e acredito que a forma direta, se for pra pensar realmente em valores, seria os gastos para reproduzir as quadrilhas, as comidas típicas... Não sei se soube explicar bem o meu ponto de vista. Mas para se manter uma cultura é necessário investimento logo pode ser mensurado.

    Ex: Dia dos santos, dia de finados, da semana santa são datas culturais e que pode ser quantificável com base no aquecimento do comercio.

  • Retirado do MCASP:

    Certas características são geralmente apresentadas por bens do patrimônio cultural (apesar de não serem exclusivas de tais ativos):

    a. O seu valor cultural, ambiental, educacional e histórico provavelmente não é refletido totalmente no valor financeiro puramente baseado no preço de mercado;

    b. As obrigações legais ou estatutárias podem impor proibições ou restrições severas na alienação por venda;

    c. São geralmente insubstituíveis e seus valores podem aumentar ao longo do tempo mesmo se sua condição física se deteriorar;

    d. Pode ser difícil estimar sua vida útil, a qual em alguns casos pode ser centenas de anos

    O reconhecimento e a mensuração desses ativos são facultativos. Porém, caso sejam registrados pelo ente, devem ser evidenciados conforme as normas apresentadas neste Manual.

  • Caí na mesma pegadinha, eu acho que o erro da Letra c é o argumento "deve haver". O correto deveria ser TEM uma premissa falsa.

  • Caí na mesma pegadinha, eu acho que o erro da Letra c é o argumento "deve haver". O correto deveria ser TEM uma premissa falsa.