Com base na Teoria das Finanças Públicas, assinale a única opção falsa.
Com base na Teoria das Finanças Públicas, assinale a única opção falsa.
É característica dos bens públicos:
Sobre os conceitos econômicos de bens públicos e externalidades, é correto afirmar que:
Os diversos bens existentes na economia são agrupados de acordo com dois critérios: exclusividade e rivalidade. Segundo esses critérios, assinale a opção incorreta.
.Analise as proposições abaixo, considerando o conceito econômico de bem público.
I - Resolvido o problema de como financiar sua produção, se desejado, o bem público estará à disposição da sociedade, mesmo que não seja produzido pelo governo.
II - Bens públicos são bens de propriedade comum a todos os indivíduos de uma sociedade e, portanto, todos têm direito a dele usufruir.
III - Bens públicos são bens cujo consumo de uma unidade por um indivíduo não reduz a quantidade disponível desse bem para qualquer outro indivíduo e ninguém pode ser excluído de seu uso ou consumo.
É correto APENAS o que se afirma em
Considere as assertivas a seguir.
I. Os bens públicos são caracterizados por terem elasticidade-renda negativa, apesar de serem meritórios, motivo pelo qual devem ser oferecidos pelo governo.
II. O déficit público nominal não inclui os juros da dívida pública, mas contabiliza todos os débitos pendentes registrados na rubrica "Restos a Pagar".
III. Quando, na produção de um determinado bem, o custo marginal social é superior ao preço de mercado praticado, diz-se que há externalidade negativa. Uma das formas para se corrigir essa falha de mercado pode ser a imposição de uma taxa sobre a produção do referido bem.
IV. Um dos principais indicadores do déficit público no Brasil é sua medida financeira dada pela "Necessidade de Financiamento do Setor Público" mensurado e divulgado pelo Banco Central do Brasil.
Está correto o que se afirma APENAS em
A ação do governo na economia contribui para elevar a eficiência
dos mercados privados. Por essa razão, a análise econômica do
setor público, que trata das atribuições do Estado nas economias
de mercado e de suas formas de financiamento, constitui um
importante ferramental para o entendimento do papel do governo
nessas economias. Com relação a esse tópico, julgue os itens
seguintes.
A atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no âmbito da proteção de animais silvestres, justifica-se pela dificuldade de se estabelecer direitos de propriedade sobre esses animais, o que faz com que eles sejam considerados como bens públicos puros.
A ação do governo na economia contribui para elevar a eficiência
dos mercados privados. Por essa razão, a análise econômica do
setor público, que trata das atribuições do Estado nas economias
de mercado e de suas formas de financiamento, constitui um
importante ferramental para o entendimento do papel do governo
nessas economias. Com relação a esse tópico, julgue os itens
seguintes.
De acordo com a Lei de Wagner, o crescimento da participação do gasto público no produto interno bruto (PIB) ao longo do tempo, na maioria dos países, explica-se, em parte, pelo fato de muitos dos bens e serviços ofertados pelo setor público serem bens de luxo (luxuries).
A literatura sobre finanças públicas normalmente distingue três categorias de bens: públicos, semipúblicos e privados. A respeito dos bens públicos, assinale a opção correta.
Uma das diferenças dos bens privados, em relação aos bens públicos, é que são
Caracteriza um bem público:
É correto afirmar:
Uma característica importante dos bens públicos é a de serem não exclusivos, o que é definido como uma situação em que o(s)
Um canal de TV por assinatura é um bem
A respeito dos conceitos e uso dos bens públicos, semipúblicos e privados é correto afi rmar, exceto:
Um bem público é uma mercadoria ou serviço que pode ser disponibilizado a baixo custo para muitos consumidores. Sobre ele, é correto afirmar.
Governos atuam por meio da implementação de políticas
econômicas, visando elevar positivamente o nível de atividade,
emprego e preços da economia. No sentido microeconômico,
governos também interferem em mercados específicos por meio
de impostos e subsídios, entre outros meios. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.
Entre os bens públicos puros, inclui-se o ônibus público disponibilizado pela prefeitura de uma cidade para realizar transporte escolar gratuito de jovens que morem em áreas rurais, que circule constantemente lotado e tenha demanda represada.
Acerca da provisão de bens e serviços pelo Estado, assinale a opção correta.
Com relação aos conceitos básicos de análise de oferta e demanda, à elasticidade, às externalidades e aos bens públicos, assinale a opção correta.
Um exemplo de bem ou serviço não rival é a
A respeito dos bens públicos e dos princípios de não- rivalidade e de não-exclusividade do consumo, é correto afirmar que:
Em relação à economia do setor público, julgue os itens a seguir.
Bens públicos puros são não rivais e não excludentes por meio do mecanismo de preços.
No que se refere aos mercados não competitivos e ao papel do Estado na economia, marque a alternativa INCORRETA.
Julgue os itens que se seguem, acerca da presença do Estado na economia.
A teoria do gasto público e a das funções do governo fundamentam-se nas falhas de mercado, que incluem a existência de bens públicos e os monopólios naturais.
A principal característica do bem público é que:
Em relação ao conceito e provisão de um bem público, assinale a alternativa CORRETA.
Os bens que, embora possam ser explorados economicamente pelo setor privado, devem ou podem ser produzidos pelo Governo, para evitar que a população de baixa renda seja excluída do consumo, denominam-se:
A respeito da atuação do governo nas finanças públicas e das formas de intervenção da administração na economia, julgue os seguintes itens.
A oferta de bens e serviços públicos é financiada basicamente por meio de impostos. Ao saber que não poderá ser excluído do consumo de determinado bem público, o indivíduo tem poucos incentivos para contribuir voluntariamente com seu financiamento, o que gera um problema denominado carona e justifica, economicamente, a necessidade de cobrança compulsória.
A respeito dos conceitos de que trata a teoria da regulação econômica, que justificam a intervenção do Estado para promover o bem-estar da sociedade, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o princípio da não exclusão, os bens públicos possibilitam o consumo a um indivíduo ou empresa sem prejuízo aos demais integrantes da sociedade, de forma que esses bens são compatíveis com o conceito de mercado perfeitamente competitivo.
No modelo em que os agentes são racionais e o mercado opera dentro de uma estrutura perfeitamente competitiva, a quantidade ótima que uma firma deve ofertar no mercado é aquela que iguala a sua receita marginal ao seu custo marginal. No caso de bens públicos, pode-se dizer que:
Sobre os bens públicos, bens rivais e bens excludentes, pode-se afirmar:
Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.
Devem ser providos pelo Estado os bens que têm rivalidade no seu consumo e que excluem os consumidores que não pagam por eles.
Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.
Bens produzem externalidades positivas nos casos em que os benefícios sociais marginais ultrapassam os benefícios marginais privados.
Com relação às políticas econômicas em geral e à participação do setor público na economia, julgue os itens que se seguem.
Entre as explicações que dão sustentabilidade à chamada Lei de Wagner está a constatação de que, à medida que as populações aumentam e se adensam paralelamente ao crescimento da renda, a demanda global de bens públicos apresenta-se com elasticidade-renda maior do que um.
Com relação aos mecanismos públicos de atuação econômica, julgue os itens que se seguem.
A elasticidade-renda da demanda por bens públicos constitui uma das razões para o crescimento constante dos gastos governamentais.
A disciplina de Finanças Públicas tem como objeto de estudo a intervenção do governo na economia. Analise as afirmações abaixo, relativas às atribuições do Governo segundo a classificação da teoria econômica tradicional:
I. O Governo deve prover a produção de bens públicos, já que é impossível o seu fornecimento pelo mecanismo tradicional de mercado, devido à dificuldade de avaliar a quantidade que é consumida dos referidos bens pelos diferentes indivíduos da sociedade.
II. Para manter a estabilidade da economia, o Governo deve diminuir os impostos quando a demanda agregada estiver se expandindo e aumentá-los quando esta estiver se contraindo.
III. A correção das desigualdades na distribuição de renda pelo Governo pode ser implementada aumentando a progressividade do sistema tributário e ampliando as despesas que beneficiam as classes de renda mais baixa.
IV. Os bens meritórios não devem ser fornecidos pelo Governo em hipótese alguma, uma vez que o setor privado pode produzi-los e eles não geram externalidades positivas.
Está correto o que consta APENAS em
O meio ambiente é um bem com características:
Os bens públicos
A economia do setor público é o pilar econômico que permite a compreensão das atividades governamentais, em particular no que se refere às finanças públicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla NFSP, sempre que for utilizada, se refere a Necessidade de Financiamento do Setor Público.
A teoria da escolha pública refere-se às decisões coletivas acerca de bens públicos, destacando-se que as decisões coletivas resultam de decisões individuais. Entre os conceitos dessa teoria, o teorema do eleitor mediano indica que a escolha entre pares de alternativas nem sempre resulta na escolha preferida pelo grupo.
“Podemos chamar de bens públicos globais aquelas iniciativas que geram externalidades cujos efeitos se difundem indivisivelmente por todo o planeta. Os exemplos mais típicos são as atividades para deter o aquecimento global, para evitar a redução da camada de ozônio e para descobrir novos produtos, como uma vacina contra a malária” (Francisco Mochón, Princípios de Economia Pearson Prentice Hall, 2007, p. 128).
A respeito dos problemas gerados pelo aquecimento global, é CORRETO afirmar que:
Uma prefeitura decide distribuir sopa gratuitamente a qualquer cidadão. Nesse caso, a sopa distribuída é um bem
Segundo Mankiw (2013), dentre as afirmativas abaixo sobre bens públicos e recursos comuns, assinale a opção correta.
Acerca das funções e do papel do Estado e de conceitos relacionados aos bens públicos e semipúblicos, julgue o item que segue.
Em economias modernas, é consenso que o estímulo a setores considerados estratégicos, por meio do fornecimento de crédito subsidiado, é considerado um instrumento eficaz de desenvolvimento econômico e social, fato esse que gera eficiência econômica.
Acerca das funções e do papel do Estado e de conceitos relacionados aos bens públicos e semipúblicos, julgue o item que segue.
Do ponto de vista econômico, um bem público é aquele que reúne características de rivalidade e exclusão. Contrariamente a essa concepção, o atendimento médico é rival e excludente, sendo economicamente caracterizado, portanto, como bem privado. Em um ambiente de escassez de recursos, as filas nos hospitais demonstram um típico sistema de racionalização de demanda, surgido endogenamente pela ausência de um sistema de preços.
Analise as afirmativas abaixo referentes aos conceitos de Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Mínima de Atratividade (TMA):
1. Tanto no caso de fluxos de caixa convencionais, ou seja, quando existe apenas uma inversão de sinal, como no caso de fluxos de caixa não convencionais, com mais de uma inversão de sinal, poderá existir mais de uma TIR, ou seja, TIR múltiplas.
2. No caso de fluxos de caixa que apresentarem mais de uma TIR, não é correto utilizá-las como critério, uma vez que pode haver divergência na indicação da viabilidade do projeto quando da comparação das várias TIR com a TMA. Neste caso, se recomenda a utilização do método do VPL.
3. A decisão de aceitar ou rejeitar um projeto, com base na TIR, tem como critério a sua comparação com uma mínima taxa de retorno aceitável. Esta taxa mínima, na realidade, é a taxa de desconto para o método do VPL.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com relação à teoria do setor público e às práticas de regulação, julgue os itens que se seguem.
O bem público é entendido como um bem rival e não exclusivo que, por ser indivisível, mantém-se igualitariamente acessível a todas as pessoas de uma sociedade.
Julgue o item subsequente , relativo à estrutura orçamentária e à evolução do déficit e da dívida pública no Brasil.
A DBGG considera o total das dívidas de responsabilidade do governo junto ao setor privado.
Julgue o item subsequente , relativo à estrutura orçamentária e à evolução do déficit e da dívida pública no Brasil.
Uma operação de crédito internacional a favor do governo federal aumenta a DBGG.
Acerca de bens públicos, julgue o item a seguir.
Os shopping centers são tradicionalmente classificados como bens públicos.
Acerca de bens públicos, julgue o item a seguir.
O sistema monetário nacional pode ser considerado um exemplo de bem comum.
A respeito do conceito de bens públicos, é correto afirmar que
A respeito da economia do setor público, julgue o item que se segue.
Entende-se por política fiscal a atuação do governo voltada para o estímulo do crescimento econômico e a redução da taxa de desemprego populacional, por intermédio da elaboração do orçamento público.
Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue o item subsequente.
Pelo princípio da não exclusão, o custo marginal de prover um bem público para um consumidor adicional é zero para qualquer nível de produção.
Os bens públicos têm por característica serem
No que se refere à precificação de títulos públicos e privados, julgue o item subsecutivo.
Se forem dada a maturidade e a rentabilidade inicial de um título pré-fixado, então, quanto menor for a taxa de cupom, menor será a variação percentual no preço do título decorrente de oscilações na taxa de juros de mercado.
No que se refere ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), julgue o item subsequente.
O COAF poderá requerer aos órgãos da administração pública informações cadastrais bancárias e financeiras de pessoas envolvidas em atividades consideradas suspeitas.
Considere as afirmações a seguir.
I. Um dos exemplos típicos de mercados com informação assimétrica que levam a uma má alocação de recursos é o mercado de carros usados.
II. Uma das características dos bens públicos é serem bens de consumo não rival.
III. A poluição dos rios pelas indústrias que nele despejam seus efluentes é um exemplo de externalidade negativa, ou seja, um custo que não é detectado pelo mecanismo de preços do mercado.
IV. Risco moral pode ocorrer em mercados em que há transparência nas informações de todos os agentes econômicos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Leia o fragmento a seguir:
“Os bens meritórios apresentam algum grau de _____. Por isso podem ser providos pelo setor privado. Um exemplo é o da _____, que gera externalidades positivas para toda a sociedade. Este motivo faz com que o setor público também oferte este tipo de bem ou serviço, sendo financiado via _____”
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do fragmento acima.
As vias públicas ao serem construidas e antes de serem inauguradas, são consideradas bens públicos. Com o crescente trafégo intenso de veiculos, elas passaram a apresentar um grau de rivalidade crescente. Em razão disso, muitas cidades passaram a cobrar pedágio urbano como forma de solucionar tal problema.
Esse problema pode ser denominado de ______ e a solução imposta pelo pedágio urbano, torna a via púbica um bem .
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas.
Assinale a alternativa que apresenta a razão pela qual a provisão privada de bens públicos é ineficiente em termos de produzir a quantidade socialmente ótima.
Em relação aos conceitos de externalidade e bens públicos na economia, é correto afirmar que:
Julgue o item seguinte , referente a regulação econômica e defesa da concorrência.
Com relação aos serviços de utilidade pública, o Estado
regulador normalmente exerce os poderes concedente e
regulador.
“A atividade estatal na alocação de recursos justifica-se naqueles casos em que não há a necessária eficiência por parte do mecanismo de ação privada,... pois a demanda por certos bens assume características especiais que inviabilizam o fornecimento dos mesmos pelo sistema de mercado"
(Giacomoni, 2012).
Para explicar isso, a doutrina traz exemplos de bens privados e públicos típicos. Não é característica de um bem privado típico:
Os bens privados são:
Em relação à economia do setor público e aos objetivos da intervenção governamental na economia, julgue o item a seguir.
O transporte coletivo urbano constitui um exemplo de bem público clássico.
Após um período de mais de quinze anos da criação
da primeira agência reguladora no Brasil, o debate em
torno do exercício da função reguladora do Estado tem
se centrado atualmente no aperfeiçoamento da qualidade
das normas regulatórias editadas. Considerando a
afirmativa anterior, podemos dizer que:
I. O aperfeiçoamento das normas reguladoras objetiva
aumentar a eficiência e a efetividade do processo
regulatório, ao mesmo tempo que se busca o
fortalecimento e a consolidação dos princípios de boa
governança.
II. A criação do Programa de Fortalecimento da
Capacidade Institucional para Gestão em Regulação
(PRO-REG) (Decreto n. 6.062/2007) se constitui em um
esforço do governo brasileiro no sentido de fortalecer
a autonomia, a transparência e o desempenho das
agências reguladoras e desenvolver e aperfeiçoar
os mecanismos para o exercício do controle social e
da transparência no âmbito do processo regulatório
brasileiro.
III. A transparência, a participação social, a prestação
de contas e a existência de quadro de pessoal
diversificado (comissionados, terceirizados, etc.)
e não profissionalizado das agências reguladoras
federais brasileiras potencializam o risco de captura
dessas entidades pelo estabelecimento de vínculos e
compromissos com atores externos à agência.
Assinale a opção correta.
Considere as duas situações a seguir:
Situação 1: um consumidor vai a um supermercado e compra
um refrigerante por um determinado preço.
O produto é prontamente substituído por outro do
estoque.
Situação 2: um parque público é inaugurado, mas, em pouco
tempo, fica sujo devido à falta de limpeza e de
fiscalização por parte do ente público.
As situações 1 e 2 descrevem, respectivamente, casos de bens
Consoante as características que podem ser consideradas como falhas do mecanismo de mercado em atender às necessidades da sociedade, relacione as colunas, e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
A. Externalidades.
B. Riscos e incertezas na oferta de bens.
C. Política orçamentária
D. Indivisibilidade do produto.
E. Custo de produção decrescente e mercados imperfeitos.
( ) Tem como características principais a não-exclusividade e a não-rivalidade.
( ) Desigualdade entre o custo marginal e a receita marginal.
( ) Desenvolvimento tecnológico.
( ) Poderiam resultar na inexistência de determinadas atividades, embora elas fossem necessárias e desejáveis.
A respeito do comércio internacional, julgue (C ou E) o item que se segue.
A hipótese de tecnologia semelhante entre países, adotada pelo
modelo tradicional de dotação relativa de fatores de
Heckscher-Ohlin, não é compatível com um cenário em que a
tecnologia seja considerada um bem público.
A necessidade da atuação econômica do setor público prende-se à constatação de que o sistema de mercado não consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funções. Sobre as funções do Estado, identifique com Verdadeira(V) ou Falsa(F) e marque a alternativa CORRETA:
I- Existem alguns bens que o mercado não consegue fornecer (bens públicos), sendo necessária a função distributiva do Estado;
II- O sistema de mercado não leva a uma justa distribuição de renda, sendo necessária a intervenção do Estado (função alocativa);
III- A função estabilizadora do governo está relacionada com a intervenção do Estado na economia para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego;
IV- A função positivista do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado.
No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.
Os bens culturais imateriais não são quantificáveis
economicamente.
No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.
A ampliação do alcance das indústrias e das atividades
culturais pode ser promovida pela expansão e diversificação
de sua capacidade produtiva e de ocupação.
Com base na aplicação da análise microeconômica em políticas públicas, analise as afirmativas a seguir:
I. No caso de uma externalidade negativa no consumo, como a demanda social é menor que a demanda privada efetiva de mercado, uma solução possível seria a aplicação de um imposto do tipo pigouviano ao consumo ou à produção, a fim de reduzir a quantidade transacionada.
II. No caso de uma externalidade positiva no consumo, como a sociedade não incorre em um “peso morto”, a distorção na alocação de recursos se solucionaria se o governo concedesse um subsídio à produção, que aumentasse a quantidade transacionada.
III. Em muitos casos, um bem público é ofertado pelo governo, que passa a financiar a produção desse bem a partir da cobrança de impostos, para evitar o problema de revelação de preferências, como é o caso do “problema da carona” ou free rider.
É CORRETO o que se afirma em
Em economia, um bem público é aquele que:
Acerca do conceito de bens públicos, analise as afirmativas a seguir.
I. O bem público é aquele não rival e não exclusivo, tal como uma praça ou parque.
II. A característica de rivalidade dos bens semipúblicos favorece o surgimento dos free-riders (caronas).
III. Os recursos naturais são exemplos de bens meritórios, já que dependem de políticas públicas para a sua manutenção.
Está correto o que se afirma em:
O ar que cada cidadão respira é um exemplo de bem