-
Cultura Organizacional
Da mesma forma que todos nós temos uma personalidade, um modo razoavelmente estável de agir perante a vida (se dissermos que alguém é tenso, é inovador ou simpático, estamos citando traços de personalidade), uma organização também tem sua “personalidade”. Essa “personalidade organizacional” é chamada de cultura.
A cultura organizacional refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro da organização. São os valores que a maioria dos integrantes daquele grupo social compartilha.
Em um banco comercial, por exemplo, as pessoas costumam valorizar o conservadorismo (devem ter cuidado ao emprestar seu dinheiro, não é mesmo?). Já em uma agência de propaganda esse mesmo aspecto da cultura (conservadorismo) seria muito malvisto, provavelmente.
Dessa forma, a cultura condiciona o modo como os funcionários percebem a empresa e como respondem a seus problemas e desafios, e tem uma influência direta no desempenho.
-
2.7. Clima Organizacional
O clima organizacional é a percepção que os funcionários têm do ambiente de trabalho. De certo modo, podemos dizer que é a reação à cultura organizacional. Poderíamos, portanto, conceituar o clima organizacional como o conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação.
Assim sendo, o clima organizacional é importante, pois influencia o desempenho dos indivíduos e das organizações. Existem diversos elementos da ambiente organizacional que influenciam no clima organizacional.
Entre eles temos: a forma como a comunicação funciona na empresa, pois pode ser mais formal ou mais informal; a integração entre as diferentes áreas funcionais; o estilo de gerência ou liderança das chefias; as políticas de recursos humanos (principalmente salários, benefícios e carreira); o modelo de gestão adotado pela organização; a natureza do trabalho que é executado; o relacionamento interpessoal; o grau de identificação com a organização e a clareza de objetivos.
Clima: é a percepção que os membros têm do ambiente de trabalho.
Portanto, o clima organizacional reflete a satisfação material e emocional das pessoas com o trabalho.
A pesquisa de clima organizacional é um método que busca mapear o ambiente interno da empresa. É a forma pela qual os gestores poderão conhecer melhor os efeitos de suas políticas no ambiente de trabalho. Tendo esse conhecimento, poderíamos trabalhar os principais fatores problemáticos e, assim, melhorar o clima organizacional.8
-
Essas são as melhores: você responde "várias questões" em um só.
-
Gabarito E
CULTURA ORGANIZACIONAL
Pode ser definida como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas na organização, com elementos escritos e não escritos, que GUIAM O COMPORTAMENTO organizacional.
CARACTERÍSTICAS DA CULTURA:
· Herança social - passa através dos indivíduos;
· Conjunto de normas, padrões, valores, ritos, crenças, hábitos;
· Fornece um SENSO DE IDENTIDADE (personalidade distinta), diferenciando uma empresa de outra;
· Mais enraizado, mais DIFÍCIL DE MUDAR;
· Influencia o comportamento, afetando o desempenho;
· Tipos: Mecanicistas (não adaptativo) ou orgânicas (adaptativo) / Fortes ou fracas;
· Permite maior controle (propaga valores e normas desejados) e estabilidade (muda no médio e longo prazo)
· Termo Descritivo e NÃO Avaliativo.
NÍVEIS DA CULTURA:
· Artefatos (FORMAIS E ABERTOS): visíveis, superficiais e perceptíveis.
o Artefatos comportamentais: Ritos, rituais e cerimônias;
o Artefatos verbais: histórias, heróis, tabus, mitos;
o Artefatos físicos: símbolos, estrutura, tecnologias.
· Valores compartilhados (INFORMAIS E FECHADOS): invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento (RAZÕES PELAS QUAIS ELAS FAZEM O QUE FAZEM). Ex.: filosofias, VALORES, atitudes, o código ético e moral do grupo.
Pressupostos básicos (INFORMAIS E FECHADOS): é a camada mais profunda da cultura. Ex: As crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros sentimentos.
CLIMA ORGANIZACIONAL:
Um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo.
· Constitui o meio interno ou a atmosfera psicológica de cada organização.
· Termo valorativo / Cognitivo.
· Superficial, mais FÁCIL DE MUDAR.
-
Entende-se como CULTURA organizacional um conjunto de ideias, conhecimentos, formas de agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou uma organização, com certa regularidade no tempo e no espaço.
Compreende-se como CLIMA organizacional um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação.
CULTURA é um fenômeno organizacional de caráter mais profundo e de maior permanência que, em geral, requer mais tempo para mudar.
CULTURA organizacional é uma escolha de resposta à solução de problemas coletivos, cuja aceitação e adoção dependem de sua eficácia, avaliada e legitimada pelo grupo.
CLIMA organizacional caracteriza-se como um fenômeno tipicamente psicossocial e mutável.
E- Cultura / clima / cultura / cultura / clima.
-
LETRA E CORRETA
Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.
Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
-
Gabarito E
Contribuindo:
" Enquanto a cultura trata da essência da organização e é relativamente estável, o clima organizacional é a síntese das percepções dos funcionários sobre a organização e o ambiente de trabalho, sendo algo mais temporário. Assim, as mudanças de cultura tendem a ser mais difíceis e demoradas que as mudanças de clima organizacional, que podem ser implementadas em um prazo mais curto. O clima organizacional é uma decorrência da cultura organizacional."
-