SóProvas


ID
2790184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Considerando que a inserção internacional do Brasil tem na atuação em foros multilaterais instrumento privilegiado para o tratamento dos principais temas da agenda global nas mais diferentes áreas, julgue (C ou E) o item subsequente, relativos a esse tema.


A necessidade de aprimorar a governança global por meio de uma nova arquitetura financeira ocupa lugar de destaque na agenda do G-20, em que os países de economias emergentes procuram exercer maior protagonismo e influência nas tratativas sobre o tema. Exemplifica tal influência a expectativa do grupo de que as negociações sobre a reforma do sistema de quotas do Fundo Monetário Internacional, ora em curso, resulte em maior peso das economias emergentes e dos países em desenvolvimento em geral naquele organismo, pleito também defendido pelo Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    A 15ª Revisão Geral de Quotas do FMI está em processo de negociação, discutindo-se tanto a revisão de quotas quanto a fórmula usada para calculá-las. O Brasil apoia essas discussões e envida esforços para que apresentem resultados concretos no sentido de adequar a instituição às novas realidades da economia mundial.

     

    O comunicado da mais recente Reunião de Ministros da Fazenda e de Presidentes dos Bancos Centrais do G20, realizada em julho de 2018, ressaltou os aspectos mencionados no item a respeito do maior peso dos países emergentes e em desenvolvimento: “We reaffirm our commitment to further strengthening the global financial safety net with a strong, quota-based, and adequately resourced IMF at its centre. We are committed to concluding the 15th General Review of Quotas and agreeing on a new quota formula as a basis for a realignment of quota shares to result in increased shares for dynamic economies in line with their relative positions in the world economy and hence likely in the share of emerging market and developing countries as a whole (…)”.

     

    (Prof. Bruno Rezende).

  • Última atualização acerca da 15ª Revisão Geral de Quotas do FMI:

    Brasil participa das reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial de 17 a 20 de outubro

    Economia e Banco Central discutirão em Washington questões econômicas e financeiras relacionadas ao país

    https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2019/10/brasil-participa-das-reunioes-anuais-do-fmi-e-do-banco-mundial-de-17-a-20-de-outubro

    08/10/2019: FMI deve adiar aumento de cota planejado devido a resistência dos EUA, diz fonte

    O Fundo Monetário Internacional deve adiar o plano de aumentar suas cotas de financiamento - que dão o direito a voto - que fariam a China substituir o Japão como a segunda voz mais influente do órgão, disse uma autoridade japonesa com conhecimento do assunto à Reuters.

    https://noticias.r7.com/economia/fmi-deve-adiar-aumento-de-cota-planejado-devido-a-resistencia-dos-eua-diz-fonte-08102019