SóProvas


ID
2790202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Segundo o Tratado de Lisboa, a União Europeia (UE) tem como valores o respeito pela dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos e como objetivo a promoção da paz, dos valores comuns e do bem-estar dos seus povos. No que concerne ao tema da integração europeia, julgue (C ou E) o item seguinte.

São países candidatos a adesão à UE: Albânia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    A União Europeia é composta por 28 Estados soberanos: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido (em processo de saída), Roménia e Suécia. Os membros da União têm crescido a partir dos seis Estados-membros fundadores - Bélgica, França, Alemanha (então Ocidental), Itália, Luxemburgo e Países Baixos - até os atuais 28 membros, agrupados por sucessivos alargamentos, quando esses países aderiram aos tratados e ao fazê-lo, agruparam a sua soberania em troca de representação nas instituições do bloco. (pt.wikipedia.org)

     

    There are six countries that are recognised as candidates for membership: Albania, Iceland, Macedonia, Montenegro, Serbia, and Turkey, though Iceland suspended negotiations in 2013. Bosnia and Herzegovina and Kosovo are officially recognised as potential candidates, with Bosnia and Herzegovina having submitted a membership application. (en.wikipedia.org)

  • "A UE nem sempre teve a dimensão atual. Em 1951, ano em que se iniciou a cooperação económica na Europa, apenas a Bélgica, a Alemanha, a França, o Luxemburgo e os Países Baixos participavam neste projeto.Com o passar do tempo, o número de países interessados em fazer parte da UE foi aumentando. Atualmente, a UE é constituída por 27 países. O Reino Unido saiu da União Europeia em 31 de janeiro de 2020."

    OS 27 PAÍSES DA UE (por data de adesão):

    1 de janeiro de 1958: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos

    1 de janeiro de 1973: Dinamarca, Irlanda, Reino Unido (saiu da UE em 31 de janeiro de 2020)

    1 de janeiro de 1981: Grécia

    1 de janeiro de 1986: Espanha, Portugal

    1 de janeiro de 1995: Áustria, Finlândia, Suécia

    1 de maio de 2004: República Tcheca, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia

    1 de janeiro de 2007: Bulgária, Romênia

    1 de julho de 2013: Croácia

    Fonte: https://europa.eu/european-union/about-eu/countries_pt#tab-0-1 - acesso: 17.07.2020

    ---

    - A Macedônia do Norte se candidatou ao bloco em Janeiro de 2004; negociações iniciadas em 2005; país terá que resolver problemas que ainda tem com a Grécia (quanto a seu nome oficial) e problemas com os albaneses (grande parte de sua população é de etnia albanesa). O governo macedônio pensava em poder juntar-se à união, entre 2010 e 2015, o que ainda não ocorreu.

    - Turquia: candidata desde 1999; membro associado desde 1963; negociações não foram iniciadas devido a problemas relativos a direitos humanos e o envolvimento militar em assuntos políticos turcos. Há discussões sobre se o país é europeu ou não. A pressão do Brasil para que a Europa aceite a Turquia (aliado muçulmano dos Norte-Americanos) no bloco, mudou a opinião de muitos europeus e estes começaram a ver a soberania europeia ameaçada com essa intromissão nos assuntos internos e discordam da entrada da Turquia. Ao contrário de todos os outros países da UE que são cristãos, a Turquia é um país muçulmano, e isto tem sido alegado pelos turcos como o motivo pela sua não aceitação na União. Analistas políticos previam que a Turquia entrasse na União Europeia em 2015, enquanto outros preveem que entre somente em 2020 ou nem sequer entre.

    - Países dos Bálcãs Ocidentais: são potenciais países candidatos Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Sérvia (inclusive Kosovo - resolução 1244 CSNU). A UE reafirmou repetidamente ao mais alto nível o seu compromisso para com a eventual adesão à UE dos países dos Balcãs Ocidentais, desde que estes cumpram os critérios de adesão.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alargamento_da_Uni%C3%A3o_Europeia