SóProvas


ID
2790250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A respeito do tema refugiados, apátridas e migrantes, julgue (C ou E) o item a seguir.

O texto do Pacto Global sobre Migração Segura, Ordenada e Regular foi aprovado em 2018 e sua natureza jurídica será a de um instrumento internacional não vinculante.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    O texto final do acordo, que deverá ser formalmente adotado em novembro de 2018, foi aprovado em julho de 2018. O documento negociado tem natureza jurídica não vinculante e apresenta princípios orientadores e guias voluntários de ação sobre a matéria, em cumprimento do mandato emanado da Declaração de Nova York para Refugiados e Migrantes de 2016.

     

    (Prof. Bruno Rezende).

     

  • CERTO. O Pacto Global pela Migração Segura, Ordenada e Regular não tem natureza de tratado e NÃO é juridicamente vinculante. (O que não significa, no entanto, que o documento é legalmente irrelevante)

  • O que é o Pacto de Migração da ONU?

    O nome é , ou também conhecido como Pacto Global de Migração da ONU. O documento é um conjunto de diretrizes visando a colaboração em questões migratórias e que não têm caráter vinculante, ou seja, não obriga os países que assinam o GCM a implementar outra política que não aquela que já é praticada pelo próprio país. O documento nasceu com o objetivo de regular os fluxos migratórios a partir de 23 objetivos sobre o tema, em um momento em que a quantidade de migrantes aumentou para mais de 250 milhões no mundo. O Pacto foi celebrado para aumentar a cooperação internacional sobre o tema, visto que os fluxos migratórios nos últimos anos têm aumentado. A resposta de países, tais como Estados Unidos e alguns países europeus têm sido de não acolher todos os imigrantes.

    Qual a importância do pacto?

    O Pacto pede mais acolhimento para imigrantes em detrimento das diversas negativas e escolha de nacionalidades feitas por determinados países, ao decidir sobre quem entra e quem fica de fora da fronteira. Trata-se de um acordo multilateral que visa fortalecer os , colocando o foco no indivíduo e em seus direitos.

    Quantos países hoje aderem ao pacto?

    Foram 193 países que entraram para a negociação e 164 assinaram o acordo final.

    O governo Temer assinou e o governo Bolsonaro retirou.

  • Retirado do próprio site da ONU:

    "O Pacto Global não é vinculativo e fundamenta-se em valores de soberania do Estado, compartilhamento de responsabilidade e não-discriminação de direitos humanos."